TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade – Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

Seminário: Atividade – Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Seminário  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 3

hAtividade – Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração

Elabore um texto explicando a relação entre senso comum e ciência, tal como proposta por Rubem Alves.

A noção de senso comum e ciência e a relação que há entre elas para o desenvolvimento das ideias com reflexões extraídas de problemas vivenciados no cotidiano que demarcam a origem e os pensamentos responsáveis pela organização do conhecimento e que nos ajudam a refletir sobre questões tidas como senso comum e aquelas que gozam do refinamento e do rigor científico, ambas consideradas imprescindíveis pelo autor para a produção do conhecimento e transmissão do saber.

No entanto, Rubem Alves tece críticas à autosuficiência e à construção social do mito que envolve a ciência e os cientistas, pois segundo afirma o termo ‘senso comum’ fora cunhado por pessoas que se julgavam superiores as demais. O fato é que a sedimentação ou validação de uma ‘verdade’ imposta por uma elite intelectual acaba hierarquizando saberes e instituindo poderes que subjugam pessoas e inferiorizando culturas e sociedades conforme padrões pré-estabelecidos e legitimados por essa mesma elite.

Rubem Alves reconhece a complexidade da ciência sem menosprezo pelo senso comum.

Ele enfatiza que sem o senso comum a ciência não poderá existir, pois a vida é um sinônimo de mudança e a ciência representa uma metamorfose do senso comum, vide os séculos em que o ser humano sobreviveu na face da terra sem qualquer aparato científico; e, paradoxalmente, o próprio desenvolvimento técnico-científico poderá levar a destruição do mundo.

Os exemplos apresentados pelo autor, extraídos da realidade cotidiana, ilustram bem os obstáculos sinuosos enfrentados por filósofos e cientistas em sua relação com o dito ‘senso comum’ perpassando pela necessidade da ação refletida, do aguçar a percepção e do pensar e, sobretudo, o desenvolvimento de soluções eficazes para os problemas do cotidiano que somente podem ser encontradas agregando mundos tão próximos quanto distintos, pois envolvem tanto o senso comum quanto à ciência.

Tal condição pode ser verificada a partir da infinidade de habilidades e conhecimentos específicos capazes de serem demonstradas pelo ser humano a partir do próprio senso comum, desde que busquemos o diálogo e se vençamos o preconceito, pois até mesmo o desenvolvimento e progresso da ciência registraram diferentes estágios ao longo da História. Na concepção de Rubem Alves o perfil do bom cientista vincula-se a uma postura que rompe padrões e protocolos, pois exige a compreensão de mundos diferentes que devem estar integrados, pois se complementam. Assim, saberes e técnicas, por mais elementares que sejam, devem ser conhecidas e respeitadas pelos cientistas.

Nessa perspectiva, Rubem Alves salienta que a ciência nada mais é do que a hipertrofia do nosso senso comum, e avalia que este é um pressuposto que os cientistas fingem desconhecer.

Essa postura interfere negativamente na construção do conhecimento científico quando não fomenta o debate e assiste, de forma passiva, a mera reprodução de conhecimento em detrimento da crítica, da investigação e da inovação no pensar.

Essa realidade nos dá uma falsa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com