TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quando O Estudo De Caso É Uma Metodologia De Pesquisa Viável?

Por:   •  5/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 3

Quando o estudo de caso é uma metodologia de pesquisa viável?

O estudo de caso é um método empírico destinado a investigar fenômenos contemporâneos em seu contexto. Um estudo de caso é puramente observacional e muitas questões de pesquisa em engenharia de software são adequadas para pesquisas de estudo de caso. O ideal do uso dos estudos de casos são especialmente quando a fronteira entre o fenômeno e seu contexto não é clara. Os estudos de caso oferecem uma abordagem que não precisa de um limite estrito entre o objeto estudado e seu ambiente.

Sendo o estudo de caso uma metodologia de pesquisa flexível, qual o papel do planejamento nos estudos de caso?

Independente do estudo de caso ser uma pesquisa flexível, se faz necessário o uso de planejamentos. Perguntas como quais métodos de coleta de dados, quais departamentos da organização serão visitados, quais documentos e/ou pessoas serão levadas em consideração, qual a frequência das entrevistas e outras questões devem ser planejadas.

Quais critérios regem a seleção de casos para um estudo?

O protocolo do estudo de caso é um contêiner para as decisões de design no estudo de caso, esses containers definem seus procedimentos na realização do estudo. Primeiro é preciso definir qual a seleção do estudo de caso: ‘Típico’; ‘Critico’; ‘Revelador’; ’Único’.

Vale ressaltar que um estudo de caso deve ser replicado para ter um resultado mais verídico.

Liste três tipos de entrevistas e explique que tipo é adequado para diferentes situações.

As entrevistas podem ser definidas como não estruturadas, semiestruturadas e totalmente estruturadas.

Não estruturada: As perguntas da entrevista são formuladas como preocupações e interesses gerais do pesquisador. Sendo assim, a conversa da entrevista será desenvolvida com base no interesse do sujeito e do pesquisador

Semiestruturada: O desenvolvimento da entrevista pode decidir em qual ordem as diferentes perguntas serão tratadas, e o pesquisador pode usar a lista de perguntas para garantir que todas as perguntas sejam tratadas, ou seja, mais ou menos como uma lista de verificação.

Totalmente estruturada: Semelhante a um questionário, todas as perguntas são planejadas com antecedência e todas as perguntas são feitas na mesma ordem que no plano.

Descreva um processo típico para análise qualitativa.

O objetivo básico da análise qualitativa é derivar conclusões dos dados, mantendo uma cadeia clara de evidências. Além disso, a análise da pesquisa qualitativa caracteriza-se por realizar análises paralelamente à coleta de dados e à necessidade de técnicas de análise sistemática. Existem duas partes diferentes da análise de dados qualitativos, técnicas de geração de hipóteses e técnicas de confirmação de hipóteses:

A geração de hipóteses visa encontrar hipóteses a partir dos dados. Ao usar esse tipo de técnica, o pesquisador deve tentar ser imparcial e aberto a quaisquer hipóteses encontradas nos dados.

As técnicas de confirmação de hipóteses indicam técnicas que podem ser usadas para confirmar que uma hipótese é realmente verdadeira, através da análise de mais dados.

Isso significa que a análise de dados qualitativos é realizada em uma série de etapas. Primeiro, os dados são codificados, o que significa que partes do texto podem receber um código que representa um determinado tema, área, construção etc. Um código geralmente é atribuído a muitas partes do texto e uma parte do texto pode ser atribuída a mais de um código. Os códigos podem formar uma hierarquia de códigos e subcódigos. O material codificado pode ser combinado com comentários e reflexões do pesquisador. As hipóteses identificadas podem ser usadas quando mais coleta de dados é realizada em campo, ou seja, resultado em uma abordagem iterativa em que a coleta e análise de dados são realizadas em paralelo. Durante o processo iterativo, um pequeno conjunto de generalizações pode ser formulado, resultando eventualmente em um corpo formal de conhecimento, que é o resultado final da tentativa de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com