TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIA DE PESQUISA - RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA

Por:   •  13/10/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 5

METODOLOGIA DE PESQUISA - RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA                                              

A Vela que Levanta a Água

Sthefani Suelyn de Souza dos Santos

 

    Resumo - A partir do experimento da vela que levanta a água, podemos observar dois fenômenos físicos, a pressão dos gases que aumenta e a redução pressão atmosférica. Para isso irão ser utilizados alguns matérias como: copo, prato, vela e água. Ao acender uma vela em cima de um recipiente com água e cobrir com outro recipiente de vidro, a vela queima e a água sobe.

    Palavra-chave:  gases, vela, fogo, água.

  1. INTRODUÇAO

   Neste experimento, uma vela acesa flutua na água contida em uma cuba de vidro. A garrafa então cobre a vela, mergulhando no fundo de um recipiente. A vela se apaga enquanto o nível da água na garrafa sobe.

     Experimento de navegação para demonstrar um dos efeitos da pressão atmosférica. Quando você coloca a garrafa sobre a vela, você está mantendo o ar quente ali dentro. E quando o ar é aquecido, as moléculas ficam agitadas e se "debatem" provocando choques e aumento de volume [1].

      Conforme a chama vai queimando o O2, há uma diminuição da pressão dos gases que estão dentro da garrafa, causando uma pressão negativa, o que leva a água a subir. Além disso, como a chama se apaga, há uma diminuição da temperatura dentro da garrafa, ou seja, as moléculas se contraem e o volume é diminuído, gerando mais pressão negativa [1].

    Para ocorrer uma reação é necessário que os reagentes se mantenham em contato, após isso ocorrer é necessário que haja necessariamente afinidade entre ambas as partes. Obstante a isso se faz necessário energia para que suas moléculas venham a colidir. Assim vários fatores se agregam a ocorrência da reação, tais como: temperatura, superfície de contato, pressão, concentração etc [2].

       

  1. MATERIAIS E METODOS

     Para atingir os objetivos propostos e testar as hipóteses experimentais formuladas, realizou-se um estudo, onde foram utilizados os seguintes materiais (fig. 1):

  • Vela
  • Prato

  • Copo de vidro 
  • Fósforo
  • Água
  • Corante

           

[pic 1]

         Fig. 1. Materiais utilizados para realização do experimento.

     Antes de tudo devesse pegar os matérias e verificar se os recipientes são apropriados para o experimento. Foi utilizado um prato fundo, que será onde a agua e a vela ficaram, uma vela de base maior, não pode ser muito cumprida, e foi utilizado um copo de vidro grande que cubra a vela por completo e sobre espaço dos lados para melhor observação do experimento.


    Fixasse-se a vela no prato, após, adicione a água dentro do mesmo, pingue 2 gotas de corante na água (opcional), acenda a vela com o fósforo ou isqueiro, em seguida sobreponha o copo de boca para baixo sobre a vela.

   
   Que a vela se apaga logo que é coberta pelo frasco, não há qualquer dúvida. Assim que o oxigênio é consumido, pelo menos em parte, a combustão dos hidrocarbonetos da vela cessa. Quanto à subida do nível da água, a explicação mais comum refere-se ao consumo do oxigênio no interior do frasco, devido à combustão. Argumenta-se que, como há cerca de 21% de oxigênio no ar, este ao ser consumido faz com que o nível da água suba até que o volume gasoso no interior do frasco seja também reduzido em 21%. Só que devesse lembrar que o consumo de oxigênio gera outros produtos gasosos (CO
2 e H2O), que passam a ocupar o volume do oxigênio [3].

  1. RESULTADOS E DISCUÇOES

     A explicação mais comum para esse acontecimento era que queimar o oxigênio dentro da garrafa faria com que a pressão caísse, fazendo com que a água subisse (fig. 2).[pic 2]

     Fig. 2.  Provando que a teoria deu certo, a medida com que a vela se      apaga, a água que estava somente no prato sobe para o copo.

     No entanto, os cientistas forneceram uma nova explicação porque a queima de oxigênio gera produtos (dióxido de carbono e vapor d'água) que também ocupam o espaço dentro da garrafa. Além disso, nem todo oxigênio é queimado pela chama. Porem a outra explicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (62.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com