TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  3/6/2016  •  Artigo  •  4.688 Palavras (19 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

FACULDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Credenciamento: Portaria Nº 3.494 de 24/11/2003

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Credenciamento: Portaria Nº 3.495 de 24/11/2003

Reconhecimento: Portaria Nº 261 de 25/03/2008

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

CAXIAS DO SUL

2014

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

RESUMO


SUMÁRIO

SUMÁRIO ........................................................................................3

1 INTRODUÇÃO ..............................................................................4

2 OBJETIVOS ..................................................................................5

3 METODOLOGIA ...........................................................................5

4 PLANEJAMENTO FINANCEIRO ..................................................6

5 EDUCAÇÃO FINANCEIRA ...........................................................7

    5.1 IMPORTÂNCIA ......................................................................7

   5.2 EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL .................................8

   5.3 EDUCAÇÃO FINANCEIRA DESDE O INÍCIO ........................8

   5.4 A INFLUÊNCIA DOS PAIS .....................................................11

   5.4.1 MESADA ..............................................................................13

   5.5 A ESCOLA ..............................................................................14

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................16

   REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..............................................18

   APÊNDICE.....................................................................................19


  1. INTRODUÇÃO

Vive-se em uma sociedade cada vez mais consumista, onde os apelos da mídia mostram o que cada um deve ser, como se vestir, o que usar. Em consequência desse consumo excessivo, há grande parcela da população endividada, com faturas de cartões de crédito consideravelmente altas, contas e mais contas atrasas, ou seja, com a despesa maior que a receita.

No Brasil, a educação financeira é algo que não é levado muito a sério. Não é de costume dos brasileiros, realizar um planejamento financeiro, falar sobre dinheiro, principalmente com crianças. O país por muito tempo foi alvo de inconstância econômica, com reflexos aparentes no futuro. Mas no decorrer dos anos, as pessoas começaram a dar mais importância ao planejamento financeiro, analisar as finanças pessoais e organizar as despesas da família.

Contudo, torna-se importante um questionamento sobre a educação financeira infantil, uma vez que auxiliam os mesmos a compreender o valor do dinheiro, proporcionando a elas capacidade de administrar de uma melhor forma seus recursos. Pode-se dizer que a base para essa educação seja a família, que transfere ensinamentos e influencia na educação dos filhos. Porém os pais devem saber a hora certa de passar esses ensinamentos, deve partir deles a iniciativa do assunto finanças. Porém, a criança passa parte de seu tempo na escola, e esta tem um papel de grande importância, já que transmite conhecimento aos alunos, e torna-se essa também um protagonista na educação financeira do indivíduo.

Sendo assim, percebe-se a importância desse tipo de ensinamento na vida pessoal, e como se pode desde muito pequeno lapidar uma consciência financeira saudável com o dinheiro, para tornar adultos controlados, responsáveis, que sabem o que realmente fazer com o dinheiro, e principalmente melhorar a situação do país.

Foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo, com crianças de uma mesma faixa etária, procurando entender o tema em estudo através da visão dos diversos participantes. O trabalho dessa forma apresentou um caráter dedutivo, no qual se utilizou de conhecimentos gerais do tema para se chegar a certas conclusões. O questionamento da pesquisa encontra-se em diversas sessões do presente trabalho, em contrapartida com as teorias, fundamentações e análise da resposta.

2. OBJETIVOS

O objetivo do presente trabalho é enfatizar o motivo pelo qual parte da população está endividada, mostrando a importância de um planejamento financeiro para a gestão do dinheiro.

Analisar através de uma pesquisa quantitativa o que as crianças de hoje entendem e como reagem em relação à questão finanças. Procurando após a análise dos resultados mostrar a importância de se educar financeiramente uma criança no âmbito familiar, escolar e a influência que o círculo social também pode exercer.

3. METODOLOGIA DE PESQUISA

              O presente trabalho utiliza a abordagem quantitativa como método de pesquisa.  A pesquisa quantitativa tem como objetivo identificar a presença e medir a frequência e intensidade de comportamentos, atitudes e motivações de um determinado público-alvo. Gera medidas precisas, confiáveis e que podem ser replicadas para o universo estudado, pois se baseia em uma amostra estatisticamente determinada.  

                A técnica de coleta de dados desse estudo foi feita mediante um questionário contendo 9 (perguntas) de múltipla escolha sobre a educação financeira, onde 46 (quarenta e seis) crianças de 10 (dez) a 12 (doze) anos deveriam responder sobre o que pensavam e como agiam em relação ao dinheiro.

                 Com relação ao método de análise utilizado, neste trabalho utilizou-se a tabulação dos resultados obtidos através da contagem do número de opiniões para cada resposta, em sequência foi realizada a porcentagem para cada número obtido, sendo elaborado um gráfico para melhor visualização dos resultados. Após à análise, são formuladas proposições à respeito dos resultados em conjunto a citações de alguns autores, que em contrapartida afirma-se o resultado da pesquisa.


4. PLANEJAMENTO FINANCEIRO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (390.6 Kb)   docx (174.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com