TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  1/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

Associação Carioca de Ensino Superior

Atividade Prática Supervisionada

DISCIPLINA: EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

Empresa: Mercado Céu e Mar

Alunos: Martha Vieira Barros e Maxwell de Souza
Matricula: 2016201023 // 2016201378
Professor: Eduardo B. de Sousa
Turma: 462


[pic 5]

Introdução


Nesse projeto tivemos a oportunidade de estudar a fundo o mercado Céu e Mar, situado na maior favela país que se encontra no Rio de Janeiro, a Rocinha. A comunidade conta com cerca de 70 mil habitantes e é um potencial local para diversos mercados, mais especificamente para as classes C e D. Identificamos como objetivo do projeto desenvolver uma análise crítica sobre como empresas de pequeno/médio porte se comportam dentro de um ambiente com tantas oportunidades e possíveis ameaças para o negócio e como consolidar uma marca dentro desse mercado.

[pic 6]

Figura 1 - A maior Favela do Brasil – A Rocinha, é situada na zona sul do município do Rio de Janeiro.

Foram pesquisadas oportunidades, ameaças e todo ambiente externo e interno do negócio, permitindo uma análise completa e abrangente em cima da empresa, junto a conclusões que indicam se há prosperidade e crescimento nesse setor.


1.Histórico

O Mercado Céu e Mar foi criado em março de 2004 como forma de expansão das empresas do seu proprietário, Carlos R. de Azevedo. O mesmo já está no ramo de varejo por pelo menos 25 anos sendo o seu primeiro negocio um pequeno bar e com o passar dos anos surgiu a oportunidade de abrir o primeiro mercado, todos na comunidade da Rocinha, após nove anos da abertura do mesmo ocorreu a oportunidade de expandir o negocio e assim o Mercado Céu e Mar foi aberto, inicialmente o prédio foi alugado e permaneceu assim por 3 anos e em 2007 o senhor Carlos comprou o prédio e implodiu o mesmo reconstruindo o mesmo do zero e fazendo da forma que sempre desejou. Em 19/02/2009 após as obras o mercado foi reinaugurado como uma nova estrutura e porte para melhor atender os seus clientes. O novo prédio é composto por três andares sendo o térreo a loja, no 1º andar é o deposito e a padaria, no 2º andar a parte administrativa e o refeitório e no 3º andar um terraço para os eventos corporativos.



[pic 7]

[pic 8]

1.1 Nome, forma jurídica, localização e tributação

       O Mercado Céu e Mar é constituído em uma Sociedade Empresária Limitada (LTDA), composta por dois sócios, Carlos R. de Azevedo e Telma R. Lima de Azevedo, onde um detém 90% do controle da empresa e é o seu representante legal e o outro detém 10% do controle da empresa.

     Sua razão socialMercado Céu e Mar LTDAe sua sede fica na Estrada da Gávea, 447, Rocinha, Rio de Janeiro – RJ. A mesma não possui filial na comunidade da Rocinha.

    Sua tributação é dada pelo Super Simples - “O Simples Nacional estabelece normas gerais relativas ao tratamento tributário diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, mediante regime único de arrecadação, inclusive obrigações acessórias. O Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, do IRPJ, IPI, CSLL, COFINS, PIS, INSS, ICMS e ISS. Entretanto, em alguns desses tributos há exceções, pois o recolhimento será realizado de forma distinta, conforme a atividade.”

1.2 Missão

“A missão é tida como o detalhamento da razão de ser da empresa, ou seja, é o porquê da empresa. Na missão, tem-se acentuado o que a empresa produz, sua previsão de conquistas futuras e como espera ser reconhecida pelos clientes e demais stakeholders.”


Garantir a excelência na comercialização e entrega de produtos alimenticios e criando valor para o cliente com um bom preço para o nosso consumirdor.


1.3 Visão

O professor de empreendedorismo Louis Jacques Filion define visão como: "a imagem projetada no futuro do espaço de mercado futuro a ser ocupado pelos produtos e o tipo de organização necessária para se alcançar isso".

Ser o melhor e mais competitivo mercado da comunidade da Rocinha sempre gerando valor para o seu cliente e colaboradores.


1.4 Objetivos Estratégicos e Táticos

Segundo Chiavenato:

Objetivos estratégicos
“São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente.”
 

Penetração de Mercado

Qualidade

RH

Marketing

Rentabilidade

E-commerce

Treinamento para a melhoria do atendimento com o cliente

Investimento na área de RH

Investimento na área de marketing

Retenção de custo (lampadas de LED, reutilização de papel)

Melhoria no sistema de entregas

Seguir á risca os paramentros da ANVISA

Melhoria no processo de recrutamento e seleção

Melhora nas promoções e divulgações

Controle de estoque





1.5 Objetivos Táticos

Segundo Chiavenato:

Objetivos táticos
“São os objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização.”

Maketing

Financeiro

Administrativo

Operacional

Banners das promoções da loja

Retenção de custos desnecessários

Criar indicadores de qualidade de serviço

Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados

Promoção dentro da loja para atrair mais clientes

Negociar melhores preços com os fornecedores

Criar uma forma de receber feedbacks dos clientes



1.6 Estrutura Organizacional

Segundo Chiavenato, p.85
“ A estrutura organizacional constitui uma cadeia de comando, ou seja, uma linha de autoridade que interliga as posições da organização e define quem se subordina a quem. ”


Através do organograma do Mercado Céu e Mar é possível observar que a sua estrutura organizacional se da de forma linear, onde possui linhas diretas e únicas responsabilidades entre superiores e subordinados. Como se trata de uma empresa de pequeno porte se faz necessário essa forma mais tradicional de estruturação já que estruturas mais modernas podem atrapalhar na definição de cada tarefa que deve ser realizada na organização.

Organograma do Mercado Céu e Mar:
[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (240.2 Kb)   docx (883.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com