TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada

Por:   •  16/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.783 Palavras (8 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 8

ANHANGUERA EDUCACIONAL S.A.

Faculdade Anhanguera de Dourados

Curso de Administração

ANTONIO BARBOSA DA SILVA NETO

ATPS de Gestão da Qualidade: Etapa I e II

Professora Orientadora: Ledy Ayres Jara 

Dourados

2013


ALEXSANDRO GONÇALVES HAJIME DUTRA                                   RA: 8140

ANTONIO BARBOSA DA SILVA NETO                                             RA: 1054047144

JOSÉ HENRIQUE SACON                                                               RA: 1099475439

NEURO FERREIRA PAEL                                                               RA: 1053011436

SUELI BENITES MARTINS                                                              RA: 1065915078

ATPS de Gestão da Qualidade: Etapa I e II

Professora Orientadora: Ledy Ayres Jara

[pic 1]

Dourados

2013

Introdução

A entrevista com Sr. Fernando Martinelli relata um breve parecer cognitivo do desenvolvimento e execução do processo de Gestão da Qualidade em seu período crucial, o mesmo descreve a propagação da gestão em si de forma extremamente simplificada, diferente dos dias de hoje, nos quais são compostos por diversos componentes e fatores intrínsecos, no qual vem melhorando significativamente, de forma generalizada, ou seja, em vários aspectos, em várias categorias, e em diversos públicos.

O surgimento da Gestão da qualidade se da ao período colonial, onde os primeiros objetos foram confeccionados pelo homem de forma artesanal. Esse período pode ser compreendido desde o período neolítico (6.000 a.C.). Nesse período o homem aprendeu a lapidar, polir a pedra, e fabricar a  cerâmicas para se utilizar como artefato, e ou utensílio a fim de armazenar e cozer seus alimentos, e ao longo do tempo o homem descobriu outras técnica, como a tecelagem das fibras animais e vegetais de maneira a confeccionar roupas e outros mais. Através de pesquisas foi possível identificar que no Brasil existiu uma indústria lítica na qual confeccionava cerâmicas de forma na qual valorizava etnias segundo tradições nordestinas, que viveram no sudeste de Piauí por volta de 6.000 a.C.

Hoje em nosso âmbito organizacional é possível destacar que o processo de Gestão da Qualidade de certa forma esta consolidado em nosso meio, pois quando falamos em garantir o sucesso da empresa, estamos nos referindo em dirigir uma empresa de forma sistêmica, operando e controlando-a de maneira transparente, esse processo pode ser realizado de forma simples, sendo apenas um processo de gestão, ou pode ser um processo de gestão mais complexo, composto de diretrizes e sistemáticas na qual envolvem desde a contratação à linha de produção, levando em consideração ainda o fato de das partes interessadas, ou seja, os stakeholders. Vale ressaltar ainda a importância da inclusão do processo da gestão da qualidade em todos os setores da empresa. É de suma importância lembrar de que o processo de Gestão da Qualidade se diz respeito claramente a um processo um tanto complexo, rígido, composto de normas e procedimentos, de forma similar a um manual. 

Cliente

O cliente de certa forma é quem define os requisitos básicos em relação ao padrão de qualidade, pois o mesmo é responsável pelo consumo de produto e é ele que diz se o produto satisfaz suas necessidades ou não, em prol disto as empresas buscam intensamente desenvolver processos de melhoria continua, ou seja, buscam garantir a qualidade de se produto de modo a satisfazer as necessidades de seus clientes pra ganhar mercado e almejar uma margem de lucro esperado. Vale ressaltar que o produto não só tem a finalidade de satisfazer as necessidades dos clientes, mas bem como a tem a obrigatoriedade de atender as expectativas esperadas.

Liderança

A respeito da liderança podemos afirmar que todos os lideres almejam alcançar bons resultados, isso é óbvio, mas para isso se realizar não basta apenas querer, tem que traçar metas, estabelecer objetivos, trabalhar com metodologias e processos de gestão. Um fator no qual é de suma importância é a motivação organizacional, pois se a empresa tem em seu âmbito organizacional pessoas motivadas, logicamente essas pessoas se tornaram pessoas comprometidas com o cumprimento de metas bem como com o padrão de qualidade.

Envolvimento das Pessoas

O envolvimento das pessoas é um fator primordial para que se realize os processos de transformação do produto, desde sua entrada como matéria-prima até a sua classificação como produto acabado, ou produto final. Cabe a organização tornar efetivo o engajamento dessas pessoas de modo que a empresa tire proveito de suas habilidades, sendo assim podemos afirmar então que o foco do envolvimento das pessoas esta diretamente relacionado com o processo continuo de transformação da matéria-prima em produto final, bem como à agregação de valor ao mesmo. Vale lembrar que os processos se tornam mais eficientes quando fazem parte de um processo produtivo, ou seja, de uma sistemática composta por metodologias e objetivos específicos.

Melhoria Continua

Quando falamos em melhoria continua, estamos promovendo algo que seja melhorado gradativamente, ou seja, que sempre passara por processos de incrementarão e ou customização, de forma que proporcione o atendimento não só as necessidades dos clientes, mas suas expectativas em relação ao produto ofertado.

Esse objetivo de melhoria deve ser permanente, pois as necessidades dos clientes evoluem, bem como a produção de empresas concorrentes, sendo assim é de extrema importância que devemos adaptar nossos produtos as necessidades de nossos clientes, para que também seja continuo o processo de fidelização com o mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (180.9 Kb)   docx (754.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com