TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Supervisionada de Administração

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

FACULDADE ANHAGUERA

Curso Engenharia de Produção

Atividade Prática Supervisionada de Administração

São Bernardo do Campo – SP

2015

FACULDADE ANHAGUERA

Atividade Prática Supervisionada de Administração

Curso: Engenharia de Produção

Trabalho Interdisciplinar, do 1° semestre noturno

do curso de Engenharia de Produção, do Centro Universitário Anhanguera, sob a orientação do professor (Claudio Raimundo).

São Bernardo do Campo – SP

 2015

SUMÁRIO

1 MetalFixer

2 Análise Individual dos integrantes da Equipe

3 Maneiras de motivar uma Empresa sem dinheiro

4 Perguntas Elaboradas em grupo

1 MetalFixer

Dentre as diversas iniciativas administrativas e estratégicas implementadas pela gestão,

identificou-se a necessidade de mudança do Plano de Cargos atual, uma vez que o

mesmo, vigente desde 2001, não é mais compatível com os desafios organizacionais da

MetalFixer. .A identificação desta incompatibilidade levou a  iniciar um processo de estratégia emergencial,

objetivando a elaboração de um novo Plano de Cargos, Carreiras e Salários.

No entanto, optar pelo corte de custos pouco planejado ou emergencial é ineficaz. "As ações mais óbvias, como demitir funcionários, não se sustentam no longo prazo. Quando a economia virar, a empresa vai pagar mais caro para contratar ou vai ficar para trás por não ter gente suficiente para crescer".

Geralmente para uma corporação conseguir realizar um planejamento bem sucedido é preciso haver, uma abordagem de transformação de custo sustentável. E para que isso ocorra, é preciso percorrer um caminho comum com alguns elementos-chave:

• Definição de objetivos com base em dados de mercado externos, e não em referências internas;                         • Adequação seus esforços de redução de custos à sua estratégia;

• Utilização de  métricas corretas;

• Foco na organização como um todo, considerando suas interfaces, e não apenas nas partes individuais que a compõem.

Antes de chegar a esse estágio, é bom reforçar que a empresa precisa reconhecer que a situação é crítica e que algo precisa ser feito para melhorar a eficiência. O passo seguinte é montar uma equipe de trabalho multifuncional, com um líder focado na questão, ou contratar terceiros.

De acordo com um especialista, é importante que o processo, além de envolver todos os departamentos, seja transparente. “As medidas adotadas devem ser sustentáveis e criar valores. Por isso, é importante não esperar a crise chegar, a credibilidade no mercado ser afetada. Nessa situação severa, as medidas terão que ser mais drásticas, não necessariamente sustentáveis”.

Para que o resultado seja efetivamente alcançado, é necessário identificar e aumentar as fontes de geração de receitas, além de reduzir todos os custos ao seu mínimo absoluto. O aperfeiçoamento de contas a receber e venda de ativos não operacionais, quando aplicável, são exemplos de ações que os gestores devem executar nessa fase da recuperação. Outra medida crucial envolve a gestão diária de pagamentos; estes devem ser pormenorizados em reuniões diárias, onde são direcionados apenas aos credores que contribuírem diretamente com receita, quais sejam, fornecedores de matéria-prima. Adicionalmente, há a necessidade de negociar intensamente com os demais credores, de modo a demonstrar total transparência com a situação, bem como assegurando o pagamento futuro do crédito remanescente.

Integradas, essas medidas trazem estabilidade e fluxo a curto prazo. Apenas após a superação desse obstáculo os gestores estarão aptos a focar em questões mais estratégicas, no intuito de assegurar o sucesso da empresa no longo prazo.

Esses são apenas alguns exemplos de como fazer uma redução de custos planejada e eficaz. As empresas hoje em dia, devem estar sempre atentas ao movimento do mercado e, sobretudo, que não podem perder oportunidades.

2 Análise Individual dos integrantes da Equipe

A Empresa MetalFixer a meu ver, esteve no auge da sua produção, apenas em quanto o seu fundador, estava nas “rédeas” da situação. Controlando com pulso firme todas as áreas da Firma. No entanto, com o seu falecimento, a empresa que outrora estava faturando milhões, começou declinar e a perder mercado, deixando de ser uma forte concorrente. E isso, por causa da falta de preparo e conhecimento dos atuais gestores.

Que por questões familiares, deixaram a empresa á deriva, sem saber controlar gastos e identificar problemas que futuramente levaria a indústria á falência. A gestão da MetalFixer na época, não soube implementar os princípios básicos da administração, que sendo enfraquecida, ano após ano.

Charles dos Santos RA: 1299108053

MetalFixer é uma empresa de origem familiar no ramo de parafusos. Em 2001 a 2010 houve grande investimento em maquinas e modernização. Mais como morte de um familiar os irmãos começaram a se desentender ai nisso a empresa começou ai cair de resultado. Em 2011 temos 100 funcionários na produção, com a má administração empresa de parafusos. Em 2012 a empresa estava caindo mais de resultados e de lucro e com isso ouve mais demissões na linha de produção. Em 2013 com muita perca no mercado, a empresa caiu o quadro de funcionários para 50%.

Leandro Souza silva/ RA: 1299108535

Com a morte do fundado a empresa perdeu a base dos laços afetivo e administrativo “o pilar central” a contratação do diretor de Recursos Humanos fora do grupo familiar, foi uma tentativa corretiva do grupo, porem sem resultados positivos e a empresa cada vez foram se afundado, a venda para o grupo de empresário da região não foi uma boa escolha, pois, a amizade e negocio não e uma boa alterativa se não souber separa as coisas. À melhor alternativa seria mudar as lideranças para quebrar com os laços familiares alguém com muito conhecimento para reestrutura o grupo e por ordem na casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com