TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa - Etica

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.

Esse assunto nos lembra os tempos antigos, em que pessoas eram barganhas entre países, eram utilizadas como moeda, não como seres humanos, eram tratados como bichos e esquecidos e deixados de lado até a morte. Existiam os grandes “senhores” e suas terras, e assim sua enorme legião de escravos que serviam para satisfação e demonstração de poder.

Hoje em dia, embora se passado anos, décadas, não vivemos uma situação muito diferente, a diferença é que hoje as coisas são mais “escondidas”, hoje existem leis que nos obrigam a agir e tomar certas decisões que não valem de nada. Ainda existem seres humanos em situações desumanas e tratados como bichos, pois hoje em dia ainda existe a gana pelo poder e dinheiro, e para isso não medem esforços e nem pensam no próximo, o que vale são os resultados, infelizmente!

Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores

Entendo que os maiores causadores somos nós , pois a escravidão existe porque a cada dia que passa a sociedade se torna mais consumista, mais egoísta, cada vez mais pensamos menos no próximo. A escravidão ainda existe porque para atender a demanda em um preço que seja favorável a todos, implica em uma mão de obra mais barata e menos qualificada, a intenção é obter quantidades e competir no mercado. A mídia nos mostra produtos de desejo e consumo de todos, porém, não está a disposição de qualquer um, por isso os meios “paralelos” acabam em alta, e com isso prejudicando muitas vidas, pois são submetidas a situações desumanas para atender uma tendência mundial. O governo possui sua parte nisso, pois não está colaborando no geral com a sociedade, impostos e tributos que só dificultam a economia no Brasil, e assim acabam gerando situações como esta como consequência.

Escravidão e Ética

Entendo que as pessoas que colocam seres humanos a esse tipo de tratamento, são pessoas monstruosas e que só pensam em dinheiro, se esquecendo das prioridades humanas, as pessoas visam conforto e se esquecem de ser solidarias, de ajudar o próximo, agem como se fossem melhores que os outros, o mundo está cada vez mais distante de igualdade e corações bons, as pessoas querem crescer na vida passando por cima de tudo e de todos.

É uma questão de cultura também, os jovens hoje em dia crescem sem educação de berço, nem seus próprios pais educam e lhes mostram o que está certo e o que está errado, nas escolas parece que o ensino não vale de nada, cada vez mais não se importam com o conhecimento, e cada vez mais querem sucesso de uma forma fácil e sem suor. É um problema que está virando uma bola de neve, o que está nos diferenciando dos tempos antigos de escravidão, é que antes somente  os negros eram escravizados, hoje em dia não existe delimitações, basta estar no lugar errado com pessoas erradas, e não perceber  o quanto antes a consequências dos atos cometidos.

Considerações Finais

Talvez se o governo tivesse leis mais coerentes com a realidade da sociedade não haveria a escravidão, pois o governo não facilita com tantos impostos e tributações que  implicam em preços abusivos e fazendo cada vez mais a concorrência no mercado. Se os preços tivessem uma margem regular e não existisse  tanta diferença em comprar no Brasil ou fora dele, faria com que a escravidão diminuísse, assim a mão de obra não seria tão barata e as pessoas trabalhariam com salários justos.  Assim de certa forma estaríamos valorizando nossa economia, pois cada vez mais as pessoas preferem importar produtos ao invés de comprar nacionalmente, pois a diferença é muito grande devido aos impostos. Mas isso implicaria em uma mudança muito grande, e nosso governo não visa melhorias para a sociedade, só visam arrecadar mais dinheiro para poder de certa forma cobrir o buraco que ele mesmos criam, pois direcionam as contribuições de todos para si mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com