TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade colaborativa Etica e relações humanas

Por:   •  8/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  749 Palavras (3 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 3

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Unidade Vila Mariana

 NOME

Jacques Oliveira Nunes

 RA

4253835280

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração de Empresas

Unidade de Ensino: Vila Mariana

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do tutor Rosangela Fatima Santiago.

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Passo 3:

Para concluir esta Atividade Colaborativa, você deverá consolidar as conclusões que os debates no Fórum auxiliaram você a desenvolver. Este é o momento em que você elabora seu artigo. Organize todas as conclusões a que você chegou após debate no Fórum. Em seguida, elabore suas argumentações/explicações, de forma a justificar as seguintes questões, em ordem sugerida a seguir:

  1. Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.

O trabalho escravo existe à muito tempo, e no Brasil, infelizmente se tornou uma herança cultural, além disso, é tratado com impunidade causada pela desigualdade. No intuito de suprir necessidades básicas, as pessoas abandonam sua cidade de origem aceitando propostas sedutoras, mas não é isso que de fato acontece, elas caem na escravocrata contemporânea, que surgiu na globalização neoliberal.

A Constituição Federal Brasileira de 1888 e os princípios da Consolidação das Leis do Trabalho que são protetivas, acabam  sendo deixadas de lado, pelas necessidades em que o trabalhador se encontra, quem negocia essa “escravidão contemporânea” é chamado de aliciador.

Na verdade o que essas pessoas buscam, é o mínimo de dignidade que deveria ser proporcionada pelo Governo, apesar da falta de estrutura oferecida, o Estado luta para que as condições que essas pessoas se encontram, sofram mudanças. Isso é feito através da Organização Internacional do Trabalho e pela Sociedade Civil, mas mesmo assim a situação persiste.

  1. Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores. 

Nas zonas rurais brasileiras, por exemplo, as pessoas vivem da pecuária e da lavoura, mas nem sempre o clima ou diversos outros fatores ajudam na produção dos mesmos. Diante dos imprevistos, o trabalhador fica impossibilitado de sobreviver, então se submetem a qualquer tipo de trabalho.

O “patrão”, por sua vez, se aproveita do momento delicado em que as pessoas se encontram, e não cumprindo nada da lei, coloca essas pessoas em condição de escravidão total.

Geralmente, esses homens chegam em áreas afetadas pela depressão econômica, e de porta em porta, anunciam o recrutamento de colaborados. Em geral tentam conquistas a confiança das pessoas, elas entregam todo documento necessário para recrutamento, porém os mesmos nunca são devolvidos, criando mais um vínculo de dependência  entre a vítima e o aliciador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (133 Kb)   docx (325 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com