TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Prática Supervisionada Diabetes

Por:   •  21/11/2016  •  Monografia  •  2.913 Palavras (12 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE SAÚDE

Campus Marquês

Atividade de Prática Supervisionada - Diabetes

[pic 2]

1°S – DP – 2015


UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

INSTITUTO DE SAÚDE

Campus Marquês

Atividade de Prática Supervisionada

Diabetes

                                 Luiz O. S. Sombini        NT2T13 RA:C621HG-5

1°S – DP – 2015


Resumo

        O desenvolvimento tem como objetivo identificar e informar como a diabetes é causada, realizando uma pesquisa no jornal da USP-Ribeirão Preto e jornais eletrônicos, foi possível descobrir e compreender detalhes sobre a diabetes.

        Essa pesquisa informa inúmeros tratamentos, dietas, prevenções, medicações e informações pertinentes para pacientes, familiares ou amigos que possuem diabetes.

        O escopo do trabalho foi atingido pelo fato da cooperação e o conhecimento pelas aulas teóricas e pesquisas realizadas, assim foi possível obter o embasamento de todo contexto referente ao assunto do trabalho.

Abstract

        The development aims to identify and report as diabetes is caused by conducting a search in the USP- Ribeirão Preto newspaper and electronic newspapers, it was possible to discover and understand information about diabetes.

        This research informs numerous treatments, diets, prevention, medications and relevant information for patients, family members or friends who have diabetes.

        The scope of work was struck by the fact that cooperation and knowledge through lectures and research conducted, so it was possible to obtain the foundation of all context related to the subject of work.


Sumário

1. Introdução        

2. Objetivos        

3. Desenvolvimento Teórico        

3.1 Sintomas da Diabetes        

3.2 Curiosidades        

3.3 Tratamentos da Diabetes        

3.4 Insulina        

3.5 Diabetes na Prática        

4. Conclusão        

5. Referencias        


(Determinação é o esforço pensado em um obstáculo encontrado de um nutricionista recém-formado).

1. Introdução

Cada parte do corpo é responsável por alguma função muito importante, e quando elas não funcionam direito podem causar serias doenças como o pâncreas que produz um hormônio chamado de insulina que transporta a glicose para as células, e viram energia para o organismo, essa glicose é criada pelos alimentos que ingerimos que são transformados em açucares e quando chegam no pâncreas a insulina faz a sua parte.

A diabetes é o aumento de glicose (açúcar) no sangue, causada pela insuficiência ou falta de insulina, pois sem a mesma exercer sua função os açucares se acumulam na corrente sanguínea e não fornecem energia suficiente para as células, com isso o corpo começa a mostrar os sintomas da doença.

 


2. Objetivos

Este trabalho tem o objetivo de mensurar o estudo de pacientes diabéticos ou que tenham uma predisposição a ter a doença, uma pesquisa feita em jornais eletrônicos e jornal da USP-Ribeirão Preto foi possível estudar e compreender cada caso de diabetes.

Foi possível compreender e conhecer os riscos e sinais de alerta de diabetes, como reagir, controlar e descobrir os tratamentos para cada caso sendo do primeiro mês de vida até o ultimo. A diabetes é controlável, mas tem seus riscos e por meio deste trabalho pode-se explicar melhor cada passo.


3. Desenvolvimento Teórico

O significado de Diabetes vem do grego “Sifão”, mais conhecida como “diabetes mellitus” é uma doença do metabolismo causada pelo excesso de glicose no sangue, causada pelo pâncreas quando reduz ou deixa de produzir insulina ou quando a mesma não funciona da maneira correta.

A diabetes pode ser classificada pela sua patogênese, ou seja, diabetes tipo 1(um) é quando o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, pois a imunidade abaixa e os anticorpos atacam as células que à produzem, diagnosticada na infância ou adolescência, o tratamento é uma aplicação injetável diária de insulina. Diabetes tipo 2(dois) acontece quando o pâncreas ou organismo reduz a produção de insulina chamada de resistência à insulina, diagnosticada acima dos 40 anos de idade ou pessoas obesas, sedentárias ou no histórico familiar, é tratada com remédios específicos, exercícios físicos e dieta. Diabetes gestacional surge na gravidez, para atender as necessidades do bebê, à uma falta de produção de insulina que ocorre uma grande concentração de açucares no sangue, surge na metade da gravidez e não tem tratamento com remédios, pois pode afetar o bebê, então é indicado que faça exames de diabetes regularmente e controlar a alimentação. Diabetes insipidius é um distúrbio de controle de agua, onde os rins não conseguem reter a agua que é filtrada, com isso apresenta um aumento no volume de urina que ultrapassa 3 litros por dia e pode chegar até 10 litros de urina, o tratamento consiste em tomar medicamentos controlados.

Além dos casos comuns de diabetes existe a pré-diabetes indica que pode desenvolver a doença do tipo 2, ou seja, o paciente nasce com uma predisposição genética, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.

A diabete pode causar complicações crônicas como aterosclerose (acumulo de placas de gordura, colesterol e substancias nas paredes das artérias, atrapalhando o fluxo sanguíneo), infarto, infecções como carbúnculos (é uma infecção que pode afetar a pele, região nasal, faringe, pulmões e intestinos) e furunculose generalizada (são furúnculos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (262.6 Kb)   docx (821 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com