TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de auto desenvolvimento ética e relações humanas no trabalho

Por:   •  23/5/2016  •  Artigo  •  844 Palavras (4 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 4

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração.

Unidade de Ensino: Faculdade Anhanguera de São Bernardo do Campo

 NOME

Amanda Bin Nascimento

 RA

6659413736

Atividade Colaborativa

[pic 2]

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ética e Relações Humanas no Trabalho

Curso: Administração.

Unidade de Ensino: Faculdade anhanguera de São Bernardo do Campo

Atividade Colaborativa

Trabalho desenvolvido para a disciplina Ética e Relações Humanas no Trabalho, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação da tutora Juliana Cereda Dale Vedove.

ARTIGO

Ética e Relações Humanas no Trabalho: Escravidão em Pleno Século XXI

Introdução: Trabalho e escravidão: breve contextualização.

O trabalho escravo foi algo que perpetuou por séculos em nosso planeta, civilizações inteiras foram escravizadas na busca de lucro e poder. Roma, Maias, Incas e o Egito construiram suas civilizações e cresceram a margem da exploração de seres humanos,e isso se passou com varios países, entre eles Brasil, Estados Unidos, China, França, etc faziam de seus proprios semelhantes mercadorias, vendiam espancavam e torturavam fisicamente e psicologicamente, homens mulheres, crianças e idosos, que pelo simples fato de terem cores e raças diferentes eram tratados como animais.

O tempo passou e a escravidão foi abolida, ou pelo menos era para ser assim, mas não é o que ocorre,ainda hoje pessoas são exploradas e obrigadas a trabalhar por salarios baixissimos ou até mesmo por nenhum salario, ainda hoje em pleno seculo XXI existe trafico de pessoas e condições deploraveis de trabalho e insjustamente a escravidão prosperapela conveniencia de sistemas politicos e por falta de leis que punam os exploradores.

Trabalho escravo no século XXI: agentes causadores.

Enquanto a mídia globalizada nos influencia a consumir cada vez mais e mais com seus programas de TV e redes sociais onde circulam todo o tipo de oferta de sexo, poder, estética e tudo mais, empresas aliciam pessoas que não possuem o mínimo de educação e orientação e as obrigam a trabalhar por horas sem descanso passando por maus tratos de todos os tipos, exploração sexual, espancamento, privação do sono são apenas algumas das torturas usadas por exploradores, sem contar as torturas psicológicas e opressivas.

Os exploradores agem de forma grotesca, buscam pessoas que vivem na mais profunda pobreza, pois essas são alvos fáceis, não possuem conhecimentos de seus direitos e por isso acabam aceitando qualquer oferta que lhes possa tirar de suas vidas sofridas. No Brasil a escravidão ocorre principalmente nas áreas rurais de difícil acesso, onde a fiscalização quase conca ocorre, já no meio urbano os que mais sofrem são os imigrantes, na sua maioria, os asiáticos e bolivianos que entrem ilegalmente no país na esperança de obter trabalho e assim se submetem a trabalhar em condições desumanos.

Portanto podemos concluir que os principais agentes causadores da escravidão contemporânea no século XXI ocorre pela falta de conhecimento dos explorados, pela influência da mídia sobre o consumismo e pela falta de fiscalização do governo.

Escravidão e ética.

O termo ética vem do grego Ethos (caráter modo de ser de uma pessoa) ética se define pelo conjunto de normas e valores e princípios morais que norteiam a conduta humana na sociedade, partindo desse princípio a ética empresarial se baseia na relação da organização com seus colaboradores, clientes, concorrentes e a sociedade no geral e é pautada por princípios jurídicos e da boa convivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (143.5 Kb)   docx (323.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com