TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de avaliação a distância (AD)

Por:   •  21/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de avaliação a distância (AD)

Disciplina: Introdução ao Estudo do Trânsito

Curso: Segurança no Trânsito

Professor: Deisi Cristini Schveitzer

Nome do aluno: Luís Alberto Alves Santos

Data: 30/03/2014

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  1. O CTB determina a existência de vias urbanas e rurais. Dentre as vias urbanas existem as de trânsito rápido, as arteriais, as coletoras e as locais. Diante dos conceitos dessas vias e com a ajuda da internet para a visualização de mapas e consultas aos sites, classifique as seguintes vias: Avenida Paulista em São Paulo – SP; Linha Amarela no Rio de Janeiro – RJ. Justifique em no mínimo 10 linhas. (2,0 pontos)

A  Avenida Paulista é uma Via Arterial. Pois é caracterizada por interseções em nível, geralmente controlada por semáforo, com acessibilidade aos lotes lindeiros e às vias secundárias e locais, possibilitando o trânsito entre as regiões da cidade. Tem a velocidade máxima permitida de sessenta quilômetros por hora.

A Linha Amarela é uma Via de trânsito rápido. “Pois é caracterizada por acessos especiais com trânsito livre, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de PEDESTRES em nível”. Uma grande característica das vias de trânsito rápido é que elas não possuem semáforos, cruzamento ou retornos. Tendo a velocidade máxima permitida de oitenta quilômetros por hora.

2. O Código de Trânsito Brasileiro é uma lei bastante interessante, pois ele traz normas gerais de circulação e conduta, que são as regras gerais para a circulação nas vias brasileiras, para depois, em um segundo momento, determinar que a desobediência àquelas regras é uma infração de trânsito. O material estudado também tratou desse assunto em dois momentos diversos, deixando bastante claro quando se referiu às noções de trânsito e depois às infrações de trânsito. Assim, observe a imagem abaixo e depois responda aos questionamentos apresentados:

[pic 4]

Fonte: Disponível em http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL886349-9798,00-CARRO%20DE%20LILY%20ALLEN%20FICA%20SEM%20GASOLINA%20E%20CANTORA%20RECEBE%20AJUDA%20DE%20PAPARAZZO.html. Acesso em 09mai2011 às 0910H.

  1. Transcreva os dois artigos do CTB que definem essa situação no trânsito brasileiro. O primeiro deles está dentro das regras gerais e o segundo trata da infração. (3,0 pontos)

      Art. 27

Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino.

            Art. 180

Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:
Infração - média;
Penalidade - multa;
Medida administrativa - remoção do veículo.

b) Uma vez observadas às imagens, comente em um texto entre 10 e 15 linhas, os perigos ou mesmo os problemas que podem trazer ao trânsito o comportamento desatencioso que a condutora demonstrou ao deixar faltar combustível em seu veículo. Você poderá se utilizar das definições legais para escrever seu texto. (2,0 pontos)

Os riscos são iminente pois podem acontecer a qualquer momento uma colisão por falta de combustível , em uma ultrapassagem o carro pode não conseguir chegar a fazer a manobra em um aclive não consegui  chegar até o término do mesmo. O carro que para na via por falta de combustível atrapalha a fluidez do trânsito, prejudica os demais condutores da via. Além da conta da manutenção, o dono do carro que anda sempre com o tanque na reserva pode ter outras dores de cabeça, pois o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu artigo 26, diz que: “Antes de colocar o veículo em circulação nas vias públicas, o condutor deverá verificar a existência e as boas condições de funcionamento dos equipamentos de uso obrigatório, bem como assegurar-se da existência de combustível suficiente para chegar ao local de destino”. O artigo 180 do CTB define como infração de natureza média deixar o veículo imobilizado na via por falta de combustível, independentemente de estar atrapalhando o trânsito. Isso resulta em multa de R$ 85,13, quatro pontos no prontuário e até a remoção do veículo, dependendo do local. Por isso, se quiser mesmo economizar, abasteça antes de chegar à reserva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (370.5 Kb)   docx (597 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com