TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade interdisciplinar ndividual

Por:   •  7/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.650 Palavras (7 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1        questões propostas        

REFERÊNCIAS        



  1. QUESTÕES PROPOSTAS

QUESTÃO 1 – Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formas. Baseado nesta constatação responda: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Nas organizações burocráticas a mão de obra é composta por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregam de tarefas dentro da organização. Ainda neste modelo existe o máximo de padronização e centralização das decisões, hierarquia e regras que devem ser cumpridas, além da formalização.

A organização burocrática foi durante a Era da Industrialização Clássica, o modelo ideal para as grandes organizações enquanto funcionavam em um ambiente estável e de pouca mudança. As burocracias eram encontradas em organizações industriais, políticas, religiosas, educacionais, militares, etc. O tempo passou e o mundo mudou. Pena que a burocracia não tenha a menor aptidão para a flexibilidade e a inovação, tão necessárias em um mundo atual caracterizado por intensa mudança e instabilidade. Daí, a forte e generalizada tendência à desburocratizar não é apenas reduzir papelório, mas, sobretudo, reduzir o excesso de burocratização, ou seja reduzir o grau de intensidade das dimensões burocráticas(CHIAVENATO, 2004. P.42)

Neste sentido a IBM se diferencia de uma organização burocrática quando passa a inovar e flexibilizar em sua forma de trabalho. Esta inovação é percebida quando a equipe começa a dividir projetos com profissionais especialistas conectados pela internet em todo o mundo os quais não possuem um contrato formal de trabalho Estas pessoas não trabalham no mesmo local diariamente e para um único patrão .Esta postura é importante, uma vez que diferentemente da Era Industrial, o ambiente atual é instável e com mudanças constantes. Por isso a IBM precisa de flexibilidade e rápida reação às mudanças de mercado o que ela não conseguiria em uma organização totalmente burocrática.

QUESTÃO 2 – Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, segue uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que refere-se a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

A google é uma empresa criada em 1996, tendo como negócio a publicidade com base em pesquisas. Oferecendo um serviço de busca pela rede ela vincula os resultados de pesquisa com os links publicitários que são, neste caso, anúncios publicitários. O modelo de gestão utilizado procurou profissionais talentosos do mundo para trabalhar e para atraí-los a empresa transformou o espaço de trabalho em um lugar onde as pessoas gostassem de estar na maior parte do tempo. A google crê que com um ambiente de trabalho descontraído e regras flexíveis aos funcionários estes terão capacidade de criar e desenvolver soluções e produtos inovadores no mercado. O trabalho é feito com a divisão em pequenas equipes o que garante aos profissionais da empresa uma maior autonomia. Além disso, existe um fluxo contínuo de informações uma vez que a Google investiu em uma rede de comunicação horizontal que facilita os colaboradores a trocarem idéias, recrutar voluntários e formar grupos de mudança.

Diferentemente do que foi apresentando, nos modelos clássicos as organizações existiam uma hierarquia rígida, onde os indivíduos aceitavam as mesmas tarefas, as mesmas funções e o mesmo salário por vários anos. Havia a divisão do trabalho e a hiper especialização do trabalhador, padronização e rotina do trabalho, onde o objetivo principal era produzir e comercializar grandes quantidades. Já na era do conhecimento existe uma igualdade de oportunidades e individualismo, criatividade de diversas ideias e opiniões, descentralização e autonomia, prevalecendo uma visão qualitativa.

QUESTÃO 3 - Para responder a questão 03 leia os fragmentos a seguir que foram retirados do texto.

  1. São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalha nos escritórios da gigante de tecnologia americana IBM em 170 países. [...]
  2. [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3 milhão apenas no último ano.
  3. [...] Mas só nos Estados Unidos estima-se que 40 milhões de pessoas – o equivalente a um terço da força de trabalho americana – dedicam-se a trabalhos independentes, segundo o Freelancers Union, sindicato desses profissionais no país. Na Alemanha, apenas metade das pessoas trabalha 8 ou 9 horas por dia e cinco dias por semana para o mesmo empregador.
  4. [..] “ Muitas empresas precisam de gente em pouco tempo para suprir a demanda de projetos de expansão”, afirma Carolina Azevedo, executiva da empresa de recrutamento Michael Page.
  5. A americana Robert Half e a inglesa Michaek Page trouxeram o serviço para o Brasil há cerca de três anos, e a procura só aumenta. “Esse segmento, que responde pela maior parte da receita global, já equivale a 20% de nosso faturamento no Brasil”, diz Fernando Mantovani, diretor do escritório brasileiro da Robert Half, que hoje tem 200 profissionais contratados por empresas neste sistema. [...]

 A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre essa diferença.

Os textos argumentativos não buscam somente informar, mas também convencer a quem está lendo fazendo com que o receptor compreenda e aderia ao ponto que está sendo tratado. Nos fragmentos acima de “a” a “c” utiliza-se informações concretas, retiradas da realidade. Baseada em números estatísticos Já nos itens “d” e “e” as afirmações são baseadas em informações de uma fonte até então confiável que é especialista no assunto, argumento de autoridade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (138.1 Kb)   docx (29 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com