TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade no Portfólio - Administração da Tecnologia da Informação

Por:   •  6/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 2

ADMINISTRAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Atividade no Portfólio

ADMINISTRAÇÃO

1 - Como os Sistemas de Informação estão transformando os negócios e qual a sua relação com a globalização?

R: Os SIs são parte integrante de uma corporação; de fato, para algumas empresas, se eles não existissem, muito provavelmente elas também não existiriam. Um exemplo são as empresas de análise de crédito. No contexto de competição atual, é impossível negar a importância da tecnologia para o desempenho das empresas em seus respectivos mercados de atuação. Novos desafios se apresentam com frequência e intensidade, potencializados por uma grande rede de mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que pressionam a empresa a assumir novas posturas e procurar novos meios de se diferenciar de seus concorrentes. É muito fácil encontrar empresas, incluindo grandes corporações, que falharam por não conseguirem acompanhar as mudanças e tendências de mercado e também por não entenderem às necessidades de seus clientes. Por isso, é correto afirmar que, hoje, os SIs são aceitos e vistos como fatores primordiais na dinâmica do processo de desenvolvimento de negócios. Não se faz mais negócios sem SIs, nas suas várias formas de aplicação; quanto maior o desenvolvimento, maior a busca pelo Sistema de Informação adequado.

2 - O que é exatamente um Sistema de Informação? Como ele funciona?

R: Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo. Por sua vez, informação é um conjunto de fatos organizados de tal forma que adquirem valor adicional e apresentados de uma forma significativa e útil aos seres humanos.

Um SI é um conjunto de programas inter-relacionados que, a partir de determinados dados, gera informações que possibilitam a clareza da definição antes mencionada. Partindo-se da existência dos dados e dos seus processamentos, é possível gerar informações úteis.

Três atividades em um SI produzem as informações que as organizações necessitam para atingir os seus objetivos; são elas:

• Entrada: Ação de capturar ou coletar dados brutos dentro da organização ou no ambiente externo.

• Processamento: Transformação dos dados em informação ou conhecimento.

• Saída: Transferência da informação processada para pessoas ou atividades em que será utilizada.

Existe um quarto elemento que também é considerado de forma significativa: o chamado feedback, que é a retroalimentação do sistema, ou seja, a saída pode tornar-se entrada para refinar ainda mais a informação ou para a checagem da veracidade dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com