TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme The Corporation

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  1.222 Visualizações

Página 1 de 3

Filme The Corporation

The Corporation é um documentário Canadense de 2003 que tem, duas horas e vinte e cinco minutos de duração. Dirigido e produzido por Mark Achbar e Jennifer Abbott, baseado em roteiro adaptado por Joel Bakan de seu livro.

O documentário exibe as ações das entidades empresariais desde o inicio da industrialização até os tipos mais atuais de corporações de forma crítica enfatizando e revelando o lado negativo de todo esse processo e tem por objetivo mostrar de que maneira as empresas costumam atingir seu alvo “a população,” e como elas se tornam influentes e se fazem necessárias no cotidiano mundial.

Esta obra avalia através de exemplos reais o comportamento das entidades empresariais ao longo da história denunciando várias irregularidades provocadas pela ânsia demasiada do lucro que move as corporações e os induzem ao consumismo. Eles falam desde o surgimento desta atividade, que teve início na Revolução Industrial e vem agindo ate os dias atuais.

A obra conta com o depoimento e análise de várias personalidades do mundo dos negócios, esse documentário aborda empresas famosas de material esportivo e outra fabricante de produtos derivados do petróleo que não pensam no bem estar dos funcionários e na responsabilidade ambiental respectivamente.

O documentário nos mostra que estas grandes corporações, utilizam de mão de obra á baixo custo, para a obtenção de lucros altíssimos. E transmite a toda população por meios tecnológicos, a ilusão da necessidade pelo consumo como um caminho rápido para a felicidade.

Ao longo do documentário foram apresentados inúmeros casos de exploração de trabalho, mostrando bem essas indústrias que pagam misérias pelo trabalho e lucram alto com a venda dos produtos.

Entendo que em um mundo onde o mercado é muito disputado e que tudo se processa de maneira muito rápida, as corporações necessitam de várias maneiras para vencer a concorrência e maximizar seus lucros, porém, a maioria das entidades empresariais busca a todo custo esse objetivos sem se preocupar com princípios como a legalidade é a ética. As corporações se preocupam apenas com o que pode afetar suas aspirações (desempenho, lucro) deixando de lado fatores como responsabilidade social e ambiental e princípios éticos e legais.

Tudo que pode atrapalhar o desempenho, diminuir os lucros ou representar algum gasto “desnecessário” para a corporação é ignorado e atropelado pela busca incessante do lucro máximo.

O individualismo extremo também é enfatizado no documentário. Podemos comparar o perfil de negócios rentáveis das corporações ao diagnóstico clínico de um psicopata, ou seja, um insensível desrespeito para os sentimentos de outras pessoas e pela segurança, a incapacidade de manter relacionamentos humanos, a incapacidade de experimentar culpa, a falta de conformidade para as regras e normas sociais e ambientais, princípios éticos e legais. Tudo que pode atrapalhar o desempenho, diminuir os lucros ou representar algum gasto “desnecessário” para a corporação é ignorado e atropelado pela busca incessante do lucro máximo.

No documentário fica bem nítido que somos marionetes nas mãos das corporações que dominam a política e afetam visivelmente nosso comportamento, creio que foi uma forma de abrir nossos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (41.1 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com