TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas

Por:   •  17/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.653 Palavras (7 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

VITORIA REGIA RIOS TAVARES - B9243J-7

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

BRASÍLIA

2017


INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS[pic 1]

GESTÃO DE OPERAÇÕES PRODUTIVAS

Relatório de Estágio apresentado ao Instituto de Ciências Sociais e Comunicação da Universidade Paulista, como parte dos requisitos necessários para a obtenção do título de Bacharel em Administração de Empresas.

Orientador: Lenira de Souza Santos Stringhetti

BRASÍLIA

2017

SUMARIO[pic 2]

INTRODUÇÃO4

  1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO5
  1. Apresentação da empresa5
  2. Força de trabalho6
  3. Produtos e clientes6
  4. Principais concorrentes6
  5. Principais insumos6
  1. REVISÃO CONCEITUAL7

2.1 Fundamentos das propriedades estratégicas na Gestão de Operações Produtivas7

  1. ESTUDO DE CASO8
  1. Apresentação da empresa8
  2. Análise e sugestões de melhorias8

CONSIDERAÇÕES FINAIS9

REFERENCIAS10


INTRODUÇÃO

Nada em uma organização pode ser tratado de forma individual, tendo-se em vista uma das melhores formas de analisarmos as instituições: como se fossem seres vivos, organismos. Se nos organismos não pode existir o funcionamento de um órgão sem o apoio dos demais, conclui-se que o mesmo deve ocorrer nas organizações, sendo assim, como se faz para entender essa função dentro do todo organizacional? Como ela se relaciona? Quais são as consequências de suas ações, decisões ou mesmo falta de decisão?

A melhor sugestão é a de buscarmos o entendimento de cada função, mas observando as reações de cada uma de suas ações no todo, exatamente como ocorre em um organismo vivo. Para essa abordagem precisamos desenvolver a capacidade de avaliar o todo, de forma holística (= todo), porém partindo de cada uma das partes desse todo.

Vamos analisar a função da produção dentro desta distinta organização, observando as metas que devem ser alcançadas pelos administradores para atender às necessidades de seus clientes, e buscando o entendimento da interferência da estratégia aplicada à produção nas atividades dos administradores da organização.

Consequentemente este trabalho trata em abordar os pontos que formam o “todo” funcional no Bar do Sidi, demonstrando separadamente e ressaltando sua devida importância para o funcionamento da empresa como um todo.

  1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO.
  1. Apresentação da empresa

O Sidi Bar é uma empresa de origem familiar, administrada pelos irmãos Sidnei e Vitória fundada em 2010. A empresa atua no comércio no seguimento de bar e restaurante. Tudo começou com a venda de churrasquinho no espeto em um ponto bom, mas que não era próprio, a qualidade do churrasquinho e da cerveja bem gelada, foram os principais fatores para o sucesso. Com o passar do tempo passou a ter um espaço mais amplo para atender melhor seus clientes e contrataram mais pessoas para não comprometer a qualidade do atendimento. Hoje Sidi Bar conta com um espaço maior e continua sendo conhecido pela qualidade das refeições e das bebidas bem geladas.

O Sidi Bar atualmente está  localizado na Cidade  Estrutural  - Brasília – Distrito Federal e conta com funcionamento de  domingo a domingo, de acordo com o BNDS o Sidi Bar  é considerado uma empresa de pequeno porte.

[pic 3]

Fonte própria, 2017. Ilustração 1 : Salão do Bar do Sidi

        

  1. Força de Trabalho

FUNÇÕES

QUANTIDADE

ESCOLARIDADE

CAIXA

2

MÉDIO E SUPERIOR COMPLETO

COZINHEIRO

1

CHURRASQUEIRO

1

ATENDENTE/GARÇOM

4

Tabela 1 – Estruturação da Força de Trabalho ; Fonte: Própria, 2017.

  1. Produtos e Clientes

Os principais produtos são o churrasquinho no espeto e a cerveja, nos finais de semana  a empresa trabalha com dobradinha e feijoada e alguns petiscos que não podem faltar, como diferencial culinário a empresa conta com um cozinheiro nordestino renomado. Outro Serviço interessante oferecido é música ao vivo. Como publico alvo o Sidi Bar atende moradores da Cidade Estrutural e regiões próximas, comerciantes próximos e amigos.

  1. Principais concorrentes

A empresa tem como concorrência outros bares na região que oferecem serviços similares porem, ao Sidi Bar tem driblado a concorrência oferecendo atendimento diferenciado e serviços exclusivos como os citados no tópico anterior.

  1. Principais insumos

Na produção dos alimentos os principais insumos são as carnes variadas, os temperos, os óleos, molhos, arroz, feijão, farinha, entre outros condimentos essenciais para a produção dos alimentos. A empresa preza pelo controle de qualidade para que se tenha a maior excelência no produto final.

Mensalmente é feita uma avaliação dos fornecedores, onde, através de um levantamento, com os critérios de preço, prazo e qualidade, nos quais a não conformidade do fornecedor com esses requisitos a empresa faz novo levantamento com outros fornecedores, escolhendo àquele que melhor atende os pontos exigidos pela empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (263 Kb)   docx (139.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com