TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades de Aprendizagem da 2ª Etapa

Por:   •  30/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 3

Pólo: Caratinga – MG

Alunos:                                                                   Nº de Matrícula:

Eduardo Mariano da Silva                                          12.1.9379

Luzia Batista da Silva                                                 12.1.5857

Atividades de Aprendizagem da 2ª Etapa

1 - O que você entende por indicadores de inovação tecnológica?  Enumere pelo menos três indicadores e indique o tipo de informação que cada um deles contém.

R: São instrumentos utilizados para medição da necessidade de implementação de produtos ou processos tecnologicamente novos ou aprimorados.

Pesquisa e Desenvolvimento: É definida como aquelas atividades dirigida para a busca de conhecimento científico e tecnológico novo ou a aplicação de conhecimentos existentes de uma nova forma. É o indicador mais usado para medir o esforço das empresas em pesquisa e desenvolvimento. Ele consiste na razão entre o gasto de P&D de uma empresa e as suas vendas ou valor adicionado. Esse indicador varia substancialmente, de acordo com o setor industrial.

Patentes: Título que assegura ao autor de uma invenção sua propriedade e uso exclusivos. É internacionalmente considerado como um dos indicadores relevantes para se avaliar a capacidade do país de transformar o conhecimento cientifico em produto ou resultado tecnológico. A patente mede, efetivamente, a invenção tecnológica.

Ciência e Tecnologia: (C&T) são os principais pilares para a inovação. Eles são definidos, de acordo com o Manual de Canberra, como pessoas graduadas no terceiro nível de educação ou pessoas empregadas em ocupações de C&T para as quais são exigidas altas qualificações e o potencial de inovação são altas.

2 - Quais foram os condicionantes do processo de inovação tecnológica que estudamos no texto?

R: Ambiente interno e externo, oferta, infraestrutura, demanda, recursos, implementação.

3 - Explique como a intensidade tecnológica condiciona o processo de inovação tecnológica.

R: Ela está condicionada a quatro setores; alta-intensidade, média alta-intensidade, média baixa-intensidade, baixa intensidade. Não existe uma relação direta entre intensidade tecnológica e processo de inovação, as empresas dos mais altos estratos de intensidade tecnológica não necessariamente terão mais capacidade de inovação do mesmo, da mesma forma as empresas de baixa intensidade tecnológica.

4 - Explique como padrões setoriais de inovação tecnológica condicionam o processo de inovação tecnológica.

R: Eles contribuem para o atendimento das diferenças intersetoriais de ritmo e direção da mudança tecnológica, mostra que os setores de atividades impõem determinados comportamentos às empresas no que se refere às suas vocações para a inovação, ou seja, as padronizações podem captar informações no âmbito das empresas, estudando características como a dedicação de recursos a inovação, os tipos de recursos alcançados e o impacto das invasões no mercado. Os padrões setoriais de inovação são fortemente influenciados pelas oportunidades tecnológicas, estando os setores de maior dinamismo para inovar discriminado nas categorias como indicadores tecnológicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (155.6 Kb)   docx (37.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com