TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Atividades de Aprendizagem da 1ª Etapa

Por:   •  27/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

Polo:         Barão de Cocais

Alunos (as)/ Nº de Matrícula:         Geisa Rafaela Sousa Amancio (16.2.6255)

                                        Paulo Sérgio de Oliveira (16.2.7534)

Ricardo André da Costa (16.2.6262)

Atividades de Aprendizagem da 1ª Etapa

Questão 1: O que você, a partir do nosso estudo, entende por Tecnologia e Ciência? Retome suas anotações, feitas durante a leitura desta Unidade sobre Tecnologia e Ciência e compare o seu entendimento acerca desses termos. Você percebe que aprendeu?

A partir do estudo da Unidade de Pinto (2012), é fácil distinguir Tecnologia e Ciência, uma vez que: a primeira consiste na prática, ou seja, é um método, instrumento, ferramenta ou processo que auxilia em determinado objetivo final, enquanto a segunda tenta explicar os fenômenos da natureza.

Os integrantes deste grupo já possuem alguma formação e já se depararam com esses debates e diálogos entre Ciência e Tecnologia. Todavia, o fator histórico chamou atenção, ao observarmos que ambas seguiam caminhos separados, até o momento em que começaram a interagir para a produção de inovações tecnológicas.

Desse modo, foi possível aprender e entender que, historicamente, a Tecnologia utiliza dos avanços científicos para ampliar horizontes, ao ponto que a Ciência também avança com o progresso tecnológico.

Questão 2:  Toda inovação é tecnológica?

Não. Em poucas palavras, pode-se dizer que toda tecnologia é uma inovação, mas o contrário não é verdadeiro.

Segundo Pinto (2012), inovação tecnológica é proveniente de um processo de construção coletiva de conhecimento social, cuja sociedade possui conhecimentos de melhorias e valorização tecnológica. Além disso, a OCDE (1997) apud destaca que podemos ter os seguintes tipos de inovação: inovação de produto; inovação de processos; inovação organizacional; inovação radical; inovação incremental. E, o processo de difusão tecnológica pode ser analisado de acordo com a sua trajetória tecnológica, velocidade de difusão e fatores institucionais.

Questão 3: Dê exemplos de inovação de produtos e processos. Discuta a relevância dessa classificação.

Inovação de Produtos

Exemplos: Carros elétricos, câmeras digitais e televisores de plasmas

Relevância da classificação: Esse tipo de inovação introduz produtos tecnologicamente novos que diferem de forma significativa daqueles antes produzidos, isto é, são os aperfeiçoamentos tecnológicos de produtos pré-existentes por meio de novas matérias-primas ou componentes de maior rendimento.

Inovação de processos

Exemplo: processos de produção e serviços do McDonalds

Relevância da classificação: são as formas de operação tecnologicamente novas ou aprimoradas, obtidas pela introdução de novas tecnologias de produção ou métodos novos/aprimorados de manuseio e entrega de produtos, as quais alteram o nível de qualidade dos produtos e/ou custos de produção e entrega.

Questão 4: As inovações provêm da busca de soluções para problemas existentes ou as pessoas inventam e desenvolvem coisas para as quais há necessidade de buscar utilidade?

No geral, as descobertas surgem como solução para problemas existentes dentro de cada contexto histórico, contudo, há invenções/inovações que até hoje não têm utilidade. Afinal, a tecnologia e a inovação tecnológica são um processo de construção coletiva.

Questão 5: A necessidade percebida ou criada é suficiente para termos uma inovação?

Em partes, sim. A questão é que precisamos ser provocados pelas necessidades para realizar inovações com novas soluções, mas é preciso aplica-las tecnicamente.

Questão 6: Como a utilização de cada um dos modelos explicativos para o fenômeno da inovação tecnológica (linear, linear reverso, chain linked e sistêmico) pode influenciar políticas públicas voltadas para o incentivo à inovação?

Antes de mais nada, cabe explicar em que consiste cada um dos modelos citados no enunciado:

Modelo linear – sugere naturalidade na transferência de conhecimentos da esfera cientifica para o âmbito empresarial;

Modelo linear reverso – as inovações surgem a partir de necessidades, o que inclui as necessidades no âmbito interno das empresas, por exemplo;

Modelo chain linked (ou ligações em cadeia) – acredita que no processo há múltiplas sequências e retroalimentação entre etapas;

Modelo sistêmico – incentiva processos inovativos como parte de um sistema.

 Se pensarmos que esses modelos prezam pela competitividade, qualidade dos produtos e serviços, bem como efetividade nos processos de produção e distribuição, o aprimoramento das políticas públicas pode ser feito por eles. Isso se justifica ainda mais pelo fato que as políticas públicas têm o objetivo de atender ao público com qualidade e efetividade, seguindo os padrões just in time. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (208.6 Kb)   docx (60.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com