TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Construção e Aprendizagem - Etapa 4 Geografia

Por:   •  13/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.288 Palavras (10 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

TEREZINHA APARECIDA PEREIRA DA SILVA

Trabalho de Construção da Aprendizagem – Etapa 4

DOMINGOS MARTINS

2015

UNIVERSIDADE UBERABA

INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

TEREZINHA APARECIDA PEREIRA DA SILVA

Trabalho de Construção da Aprendizagem – Etapa 4

Trabalho apresentado a Universidade de Uberaba, como parte da exigência à conclusão da disciplina Trabalho de Construção da Aprendizagem, do 4° semestre do curso de geografia.

Orientador: Professor: Raimundo Alves dos Reis Neto

DOMINGOS MARTINS

2015

SUMARIO

1. Introdução..................................................................................................03
2 Síntese e reflexão a partir dos componentes
estudados na etapa......................................................................................04
2.1 Espaço e sociedade sob a influência das  dinâmicas políticas e econônomicas................................................................................................04
2.2  Geotcnologias e estatísticas básica aplicadas 
à geografia...................................................................................................... 07
2.3 O ambiente e a distribuição geográfica dos seres 
vivos volume 2.................................................................................................09 
2.4 Espaço pedagógico da sala de aula..........................................................10 3.Referências bibliográficas..............................................................................11

INTRODUÇÃO

 

O presente trabalho vem para comentar as aprendizagens adquiridas durante a etapa vigente, e que muito contribuem para que o estudante possa entender melhor o funcionamento dos estudos na área geográfica e também compreender a historia da Geografia e o que a envolve, desde o “surgimento” do Planeta ate os dias atuais, bem como descobrindo novas formas de envolver-se no estudo/ensino da geografia em sala de aula.

ESPAÇO E SOCIEDADE SOB A INFLUÊNCIA DAS DINÂMICAS POLÍTICAS E ECONÔMICAS

Nosso país viveu sob domínio da ditadura militar durante quase vinte anos, e neste triste período muitas pessoas não tinham seus direitos respeitados, eram impedidos de inúmeras coisas, havia se inserido no país a falta de democracia, censura perseguições e repressões que estiveram no auge na década de 70, chegando ao fim com a eleição de Tancredo Neves para a presidência da república, instaurando assim a famosa democracia que perdura até os dias atuais.

Nesse período duro para a população o governo ditava as regras e quem não as obedecia acabava preso ou virava exilado político em algum país, como o caso do escritor, Paulo Freire, um grande ícone da educação e da pedagogia daquele tempo, que não pode mostrar o seu trabalho e o que ele pensava, permaneceu exilado por longos anos. Tudo começou quando  derrubaram João Goulart da presidência da republica  em  1º de  abril de 1964, levado a população a sofrer abusos por parte dos militares, perdurando por vinte e um anos, até ser instaurada a nova república.

O desenvolvimento econômico brasileiro após o termino da Segunda Guerra Mundial, esteve ligado a um desenrolar de acontecimentos, dentre eles:

  • A primeira Guerra Mundial;
  • A quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929;
  • As mudanças políticas no Brasil em 1930, que colocaram fim à política do “café com leite”, que privilegiava os grandes produtores agrícolas de Minas Gerais e São Paulo;
  • O surgimento e o crescimento de uma classe media urbana desejosa de participação nas decisões do país.

A partir do século XIX o capitalismo adentrou ao Brasil por meio das ferrovias, e com a chegada dos imigrantes para o trabalho nas lavouras e na industria têxtil. Essas mudanças tiveram inicio, porem so tiveram maior intensidade mais tarde entre os séculos XX e XXI.

Apesar dessas mudanças o país ainda esteve por um longo período em posição inferior às nações mais desenvolvidas ao longo dos anos.

Desde o período colonial o pais teve sua economia voltada a agricultura, em alguns períodos a mineração, porem por um longo período, passou a viver de empréstimos do FMI (Fundo Monetário Internacional) com o propósito de cobrir gastos com a balança comercial, aumentando a divida externa gerando dificuldades internas, como: inflação, desemprego, miséria e exclusão social, que ainda se encontram presentes hoje no Brasil.

Com o auge da Primeira Guerra Mundial, a indústria brasileira entrou em crescimento contínuo, pois antes era suprida pela Europa, que no período entre guerra, estava direcionada a produção bélica.

Em 1929, a bolsa de Nova Iorque teve significativa queda, provocando assim descontrole em toda economia mundial. O período pós-guerra, foi de total desconforto para a Europa e aos Estados Unidos da América, pois estavam mergulhados em uma crise econômica, mostrando ao Brasil que eles deveriam mudar a economia diversificando a produção.

Ate a metade do século XX uma pequena parte da população brasileira concentrava-se nas cidades e centros comerciais urbanos, porém a partir d a década de 70 os rumos mudaram e a população que anteriormente vivia no campo, passou a migrar para os centros urbanos em busca de melhores condições de vida, o que em alguns casos não deu certo e acabaram se tornando moradores de rua e desabrigados, vivendo à mercê de ajuda de pessoas de bom coração.

Por conseqüência desse êxodo rural, o modelo agroexportador brasileiro perde apoio político e nasce a proposta de um modelo industrial e comercial, desejo esse da burguesia urbana que crescia a todo vapor.

Em 1945 um fato histórico marca o desenvolvimento econômico no Brasil, alavancando o processo de industrialização, com a função de suprir os países que não estavam envolvidos no conflito, com isso o Brasil cresce em seu processo de industrialização, criando as companhias com O Vale do Rio Doce, a Companhia Siderúrgica Nacional, companhia hidrelétrica de Salvador, e a Fabrica Nacional de Motores, representando importante impulso para a indústria brasileira, que no período da guerra acumulou lucros significativos em sua balança comercial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com