TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades práticas supervisionadas

Por:   •  26/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.685 Palavras (7 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 7

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

INTRODUÇÃO

Atualmente, o bem mais precioso de uma organização é o seu capital humano e para zelar por este bem, a área de Gestão de Pessoas deixou de ser um simples departamento de Recursos Humanos. A atual área de Recursos Humanos é caracterizada pela capacitação de talentos, seleção de pessoas, desenvolvimento treinamento. Conhecer o negócio da empresa, principalmente missão, visão e valores da organização é fundamental para a área de Recursos Humanos, na hora do processo de recrutamento e seleção de pessoas, pois irá influenciar muito na hora da contratação de novos colaboradores.

Antigamente, quando se falava em RH, logo se associava a um departamento que cuidava da folha de pagamento dos funcionários. Com a era da globalização, as organizações estão investindo fortemente em pessoas, pois a tecnologia não substitui o lado humano das organizações.

Mesmo com a globalização, as empresas possuem inúmeras dificuldades na contratação de novos colaboradores. O processo seletivo em uma empresa é de extrema importância, feito através do processo de recrutamento e seleção.

Diante disso veremos o que é recrutamento e seleção, as principais etapas do recrutamento e seleção, as dinâmicas e como as empresas de hoje atuam.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE PESSOAS

O recrutamento é um “convite” feito aos candidatos para o processo de seleção, atraindo os que possuem os requisitos mínimos do cargo a ser preenchido.

A seleção é uma atividade de escolha e decisão, filtrando os candidatos que melhor se adeque às necessidades da organização.

Pequenas empresas não costumam desenvolver técnicas de recrutamento e seleção, a maioria não possui nenhum tipo de planejamento voltado para a área de RH. A falta de um recrutamento e seleção pode gerar prejuízos para empresa, como mau atendimento dos clientes, desmotivação dos funcionários, turnover e absenteísmo e uma má colocação de pessoas para o cargo certo.

Algumas organizações recorrem a diversos meios de recrutamento para preencherem vagas em aberto, como recrutamento interno, externo e misto.

No recrutamento interno as vagas são preenchidas por colaboradores que já estão empregados pela empresa, podendo ser através de promoções ou transferência de colaboradores para outro departamento.

A divulgação destas vagas é feita através de meios de comunicação interna.           Estes meios incluem geralmente os requisitos para o cargo e a solicitação aos interessados para que se dirijam ao departamento de recrutamento da empresa, a fim de se candidatarem à posição oferecida

O recrutamento externo traz novos colaboradores para a organização. As fontes externas de recrutamento podem ser através de anúncios de emprego em jornais ou revistas; empresas de recrutamento; recomendações de funcionários; contatos com outras organizações, etc.

O recrutamento externo é mais demorado e com um custo mais elevado, pois requer também a contratação de pessoal especializado para fazer esse recrutamento. Contudo os candidatos externos têm o potencial de oferecer novas perspectivas e experiências à empresa.

O recrutamento misto é uma boa alternativa para suprir algumas das desvantagens de usar apenas recrutamento interno ou externo. O recrutamento misto é feito de forma que as vagas existentes sejam divididas pelos candidatos internos e externos. O recrutamento interno tem prioridades sobre as vagas, sendo que o recrutamento externo apenas terá lugar se ainda existirem vagas.

Os candidatos internos e externos têm as mesmas oportunidades sendo que a avaliação dos candidatos é feita fora da organização para que não exista nenhuma influência.  Esse processo deve ser feito para melhor atender as necessidades da empresa, pois tem influência direta nos resultados da organização.

As etapas desse processo envolvem o planejamento das necessidades de pessoal, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores capacitados, colocando-os em locais produtivos e recompensando-os pelo desempenho.

Os objetivos organizacionais são atingidos através das pessoas, por isso o processo de seleção visa escolher a pessoa mais adequada aos requisitos da vaga. Sendo assim, torna-se essencial atrair e reter as pessoas que tenham condições para satisfazer as demandas organizacionais. Um processo seletivo planejado e bem feito evita desperdício de tempo, dinheiro e recursos.


A ORGANIZAÇÃO PESQUISADA

A empresa escolhida é a STEFANINI CONSULTORIA E ASSESSORIA EM INFORMÁTICA S/A, localizada na rua Eugênio de Medeiros, 242 – 3º andar – Pinheiros - SP
Fundada em 1987 como uma empresa de treinamento, a Stefanini tornou-se uma grande empresa multinacional de tecnologia.

STEFANINI é uma multinacional de grande porte, em torno de 18 mil funcionários, que atua no ramo de tecnologia e informática.

Em 1990 teve Início do desenvolvimento e manutenção de sistemas e em 1996 teve a sua primeira expansão internacional com o início da atuação na Argentina.

Em 2001, expandiu suas atividades com primeira incursão nos Estados Unidos, Peru e Colômbia;

Missão: Transformar em realidade os sonhos dos nossos clientes, colaboradores e acionistas, por meio de soluções de tecnologia e inovação.

Visão: Ser o melhor provedor de tecnologia, reconhecido e admirado globalmente como parceiro estratégico, por agir com paixão e energia para conquistar e encantar os clientes.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NOS DIAS DE HOJE

Atualmente as organizações procuram por pessoas eficazes e dinâmicas, que são capazes de aumentar a perspectiva de vida das empresas.  O processo de busca dessas novos é de extrema importância para a empresa que quer chegar ao sucesso. Os objetivos organizacionais são atingidos através de pessoas que nelas trabalham, por isso a importância do cuidado com a condução do processo de seleção. O objetivo da seleção é contratar os melhores dentre os candidatos, um processo pelo qual se faz a escolha dos candidatos que possuam o perfil necessário para ocupar o cargo.

Habitualmente são escolhidas várias técnicas, sendo que cada uma complementa a outra, obtendo-se assim informação mais rica acerca do candidato. Sendo elas: a entrevista de seleção, provas de conhecimento ou de capacidade, testes psicométricos, testes de personalidade e técnicas de simulação.

A entrevista é a técnica mais utilizada na seleção, é aplicada para qualquer função, é a mais conhecida.

A entrevista tem por base as perguntas e respostas orais do entrevistador e do entrevistado. A sua duração geralmente é de uma hora exceto nos casos em que a função é de menor complexidade. 
A entrevista de seleção determina os requisitos de comunicação e competências sociais dos entrevistados, obtendo informações adicionais úteis para a tomada de decisão. Também avalia a fluência verbal e os conhecimentos dos entrevistados. Por outro lado apresenta subjetividade, imprecisão e carência de base científica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (136.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com