TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Análise de Investimentos

Por:   •  10/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.947 Palavras (28 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 28

1. INTRODUÇÃO

A conceituação de investimento teve seu início no ramo da economia. No sentido econômico é quando fazemos a utilização dos recursos disponíveis para de alguma forma captar recursos no futuro. Significa utilizar recursos disponíveis no tempo presente para criar mais recursos no futuro.

É muito comum na atualidade as pessoas relacionarem o termo investimentos com diversos assuntos, desde ingressar num curso, comprar um imóvel ou qualquer bem, aplicar dinheiro na caderneta de poupança e outros. De fato, há algo em comum nesses exemplos: utilização dos recursos disponíveis no tempo presente para criar mais recursos no futuro.

Todo tipo de investimento é fundamental tanto para a economia do país circular, na medida em que PIB aumenta em longo prazo, quanto para a empresa, pois ela pode expandir seus negócios ou repor seus capitais. As organizações podem realizar investimentos na compra de títulos financeiros ou valores imobiliários ou em financiamentos de capital (inversão de ativos vinculados a um processo produtivo).

Para entendermos melhor, o trabalho foi dividido em etapas, conforme abaixo:

Etapa 01: Reconhecer os tipos de investimentos e visualizar oportunidades de negócios;

Etapa 02: Compreendendo os elementos necessários para efetuar o cálculo de viabilidade econômica;

Etapa 03: Compreendendo os elementos necessários para a decisão a respeito da viabilidade;

Etapa 04: Os efeitos da inflação na análise de investimentos.

Todas as etapas da atividade foram importantes ao grupo para em conjunto aprimorarmos nossos conhecimentos e desenvolvermos nossas habilidades, estabelecendo relações entre o conteúdo teórico ministrado e a prática do profissional. O objetivo foi analisar os tipos de investimentos, enxergando qual o mais viável, qual trará melhor retorno, levando sempre em consideração as características econômicas, financeiras e do ambiente empresarial.

2. CAPÍTULO 01: RECONHECENDO OS TIPOS DE INVESTIMENTOS E VISUALIZANDO OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

2.1. Tipos de Investimentos e Oportunidades de Negócios

a) Investimentos públicos: São recursos liberados pelo governo ou entidades públicas com a finalidade de gerar bem estar social. Em modo geral, os investimentos públicos objetivam gerar retornos sociais e não retorno monetário.

Exemplos: Construção de moradias populares, saneamento básico ou mesmo realizações de obras de infraestrutura como estradas, hospitais, escolas e etc.

b) Investimentos privados: Recursos ofertados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, objetivando retorno financeiro.

Exemplos: fábricas particulares, empresas de prestação de serviços particulares e etc.

c) Investimentos mistos: Recursos oferecidos por pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. No geral, com fins de melhorias à sociedade e retorno financeiro.

Exemplos: Petrobras, Banco do Brasil.

A economia de um país e as organizações necessitam de investimentos para a sua sobrevivência, pois colaboram no aumento do PIB e na expansão e reposição de capital.

Cabe ao administrador usar racionalidade para analisar os projetos, objetivando escolher sempre os melhores caminhos a seguir, pois o rol de opções para investimento é vasto e oferece sempre riscos. Deve-se considerar os aspectos:

1) Econômico: Considera-se a rentabilidade e o risco do investimento. Deverá o administrador optar pelo menor risco para a organização de maior retorno.

2) Financeiro: Deve-se ter em mente a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.

3) Ambiente empresarial: Considerações políticas, sociais e culturais que influenciam o investimento.

2.2. Descrição do Investimento Pretendido / KRMR Calçados

Apresentaremos neste capítulo as características do projeto de investimento da loja de calçados, a KRMR Calçados, localizada no Bairro Barreto, Município de Niterói / RJ.

Nosso objetivo foi dar simplicidade ao trabalho, trazendo clareza ao conteúdo desenvolvido. Sendo assim, o foco da empresa é a comercialização de calçados femininos, masculinos e infantis, além de bolsas e acessórios.

A KRMR Calçados será uma empresa inovadora no local, visto que o bairro não possui uma loja deste segmento. Traremos um ambiente aconchegante, onde o cliente se sentirá em casa para realizar suas compras. Teremos, também, um catálogo virtual para compras via internet com entrega gratuita para a região.

2.3. Competência dos responsáveis

A KRMR Calçados será administrada pela proprietária Renata Santos, bacharel em Administração, a qual será responsável por todas as operações da loja. Para auxilia-la no atendimento ao cliente, organização de estoque e das vitrinas contará com a colaboração de 01 funcionária qualificada, Monique Ohana Teixeira, continuamente para o exercício de suas funções.

2.4. Investimento

Optamos por um investimento total previsto da KRMR Calçados de R$ 63.506,58, sendo que 17,5% referem-se a investimentos fixos, 74% capital de giro necessário para que a empresa, o qual se refere ao estoque inicial e caixa mínimo necessário para que a empresa financie suas operações iniciais e 8,5% referente aos investimentos pré-operacionais, dentre estes: despesas de legalização reforma divulgação, dentre outras.

2.5. Concorrentes e Fornecedores

Baseado em pesquisa mercadológica, a qual foi aplicada às famílias residentes no município de Niterói, verificou-se que os futuros concorrentes da loja são os comércios de calçados do nosso município.

2.6. Publicidade e Promoção

A empresa terá como diferencial as promoções, que serão realizadas ao início e final das estações de verão e inverno.  Também contaremos com promoções em datas especiais, como dia das mães, dia dos pais e dia dos namorados, oferecendo obviamente ótimos descontos para pagamento à vista. O meio de divulgação utilizado será divulgação na rádio do município, distribuição de panfletos (método de divulgação preferido pelos entrevistados) e internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (403.5 Kb)   docx (78 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com