TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps De Teoria Da Adminstração

Trabalho acadêmico: Atps De Teoria Da Adminstração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  5.492 Palavras (22 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 22

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 5

1.1 FEUDALISMO E CAPITALISMO 5

1.2 MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS 6

2. TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 6

2.1 TEORIAS CLÁSSICAS DA ADMINISTRAÇÃO 6

2.2 TEORIAS DA BUROCRACIA 7

2.3 TEORIAS ESTRUTURALISTAS 7

2.4 TEORIAS DAS RELAÇÕES HUMANAS 8

2.5 TEORIAS COMPORTAMENTAL 8

2.6 HUMANISTA 8

2.7 NEOCLASSICA 9

2.8 ESTRUTUALISTA 9

2.8 TEORIAS GERAL DE SISTEMAS 9

2.10 TEORIA MATEMÁTICA DA ADMINISTRAÇÃO 9

2.11 TEORIAS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 10

2.11 TEORIAS CONTINGENCIAL 11

3. A VALORIZAÇÃO DA ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO 11

4. LIDERANÇA E PENSAMENTO SISTÊMICO 17

5. QUADRO DAS PRINCIPAIS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO 17

5.1 QUAIS PRINCIAPAIS PROPROSTAS DA TEORIA DA ADMINITRAÇÃO E COMO SÃO ULTLIZADAS NOS DIAS ATUAIS 18

CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

REFERÊNCIAS 21

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo acrescentar conhecimentos das teorias da administração e sua influencia no desenvolvimento das organizações, permitindo observar os principais pontos de planejamento, visando às melhorias de uma sociedade através de pessoas.

Todas as organizações são constituídas de pessoas e recursos sejam eles físicos, materiais, financeiros ou tecnológicos. Administração, sobretudo, é a condução racional das atividades diferenciadas pela divisão do trabalho que ocorre dentro de uma organização. Trata-se de um planejamento e da estruturação da direção e do controle das atividades desenvolvidas. Assim, abordamos temas com ênfase nas tarefas administrativas, e no processo evolutivo de algumas teorias.

Vivemos em uma civilização na qual o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade. Buscamos, portanto, apresentar por meio desse trabalho alguns desses processos que influenciaram diversas fases das teorias da administração.

1. FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

A sociedade humana e feita de organizações que fornecem os meios para o atendimento de necessidades das pessoas. Praticamente tudo depende de organizações, um sistema de recursos que procura realizar algum tipo de objetivo (ou conjunto de objetivos), possui processo de transformação e divisão de trabalho, fornecem meios de subsistência para muitas pessoas. É a administração que faz a organização ser capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos.

Em 1880, havia cerca de 2.700.00 trabalhadores industriais nos EUA esse numero veio aumentado com o passar dos anos havia varias fabricas com muitos empregados, essa escala de operação exigiu o desenvolvimento de métodos totalmente novos de administração. Uma das pessoas mais importante nesse desenvolvimento foi Frederik Winslow Taylor transformando a administração em eficiência e trabalho em um corpo de conhecimento com vida própria.

1.1 FEUDALISMO AO CAPILALISMO

A nobreza feudal, durante os séculos seguintes, manteve a cobrança de tributos sobre os mercadores que passaram a transitar por suas terras e, assim, preservou seus Exércitos, sua moeda e suas leis. Também aumentou o consumo de artigos de luxo provenientes do Oriente e para isso, eliminou gradualmente as relações servis de produção, desobrigando-se de ceder terras a um número cada vez maior de servos, ao mesmo tempo em que criava um excedente de trabalhadores e transformava obrigações costumeiras em monetárias. O sistema feudal entrou em crise e surgiram os elementos pré-capitalistas. O desenvolvimento do comércio, das cidades e, sobretudo de uma nova classe social foram os elementos que determinaram a ruína dos senhores feudais, pressionados por novos interesses econômicos e políticos. Com o aumento do comercio as pessoas foram deixando os feudos e foram indo para a cidade, pois a expansão do comercio significava trabalho para maior número de pessoas.

1.2 MECANICISTAS X ORGANIZAÇÕES FLEXÍVEIS

A abordagem do tema torna-se relevante devido à importância do mesmo para o entendimento das organizações e para construção do pensamento administrativo atual, exigente de profissionais flexíveis e adaptáveis. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma variável. Teorias são propostas de acordo com os contextos históricos em que estão inseridas, enfatizando os problemas mais importantes enfrentados na época em quem foram fundamentadas. Analisando os teóricos clássicos, conclui-se que as teorias não são antagônicas, mas se completa. Cada instabilidade encontrada tem sido aprimorada por novas teorias, desenvolvidas até os dias atuais, adaptadas ao cenário vigente de sua formulação.

O capitalismo moderno exige que as atividades intelectuais e de comunicação integrem crescentemente as atividades produtivas, incluindo os trabalhadores da linha de produção, exigindo que esses sejam polivalentes, ou seja, exige uma aliança entre a produtividade e a capacidade humana dos operários. Atendendo a essa demanda, a gestão participativa surge como um avanço da concepção mecanicista em direção às propostas das organizações flexíveis: unindo a racionalização da produção capitalista (de acordo com as Teorias Clássicas) com as sugestões dadas pelos trabalhadores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com