TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Estatistica

Por:   •  14/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

1.   INTRODUÇÃO

Planejar é muito importante na gestão de qualquer negócio. Avaliar os resultados e o desempenho de qualquer empresa é indispensável e fundamental. Mas também a falta de conhecimento, de técnicas matemáticas e confiança fazem com que os negócios não caminhem de acordo com os objetivos e gerem desorganização no controle, afetando a lucratividade.

A análise e o planejamento do fluxo de caixa são essências e necessárias para a administração de uma pequena empresa. A desconsideração das mesmas pode colocar em risco a sobrevivência e o sucesso da empresa.

A análise do  fluxo  tem como  objetivo  acompanhar o  planejamento  da  empresa, considerando seus aumentos de capital, crescimento de vendas, remuneração, distribuição, e etc.


1.1. O que é Administração Financeira e Orçamentária. Tipos de negócios.

A Administração Financeira é uma ciência que ajuda e fornece ferramentas para o controle e variações do Patrimônio de uma empresa. Uma dessas ferramentas, a mais importante é o Fluxo de Caixa, que por ele o administrador financeiro tem todo controle das entradas e saídas de dinheiro, consegue também fazer uma projeção futura, controlar contas a pagar e receber, mostrando a maneira mais viável para que os riscos sejam mínimos.

Um bom fluxo de caixa permite ao investidor reconhecer seus momentos potencialmente positivos e negativos para investimentos em outros projetos que também poderão trazer bons retornos para a empresa.

Com toda a competitividade existente no mercado globalizado, quanto mais o administrador puder conhecer seu empreendimento ou investimento melhor ele estará diante da concorrência.

É importante considerar o planejamento financeiro com grande importância das atividades dentro da organização, visualizar com antecedência grandes possibilidades de mudanças  com  novos  investimentos,  grau  de  endividamento  e  o  montante  de  capital necessário para manter saudavelmente a saúde da organização. O planejamento direciona caminhos que levam a conquista dos objetivos a curto ou longo prazo. Por isso a gestão financeira eficaz necessita de ferramentas confiáveis para tomada de decisões.

É preciso ter um capital de giro para estabelecer e prosseguir com um planejamento financeiro, o principal objetivo do gestor financeiro sob este capital é minimizar os custos sem que prejudique a operação da empresa. As contas que compõem este capital são:

Caixa (disponibilidades), que nada mais é o dinheiro para arcar seus compromissos, e o mais importante é ele sempre ser maior do que as obrigações.

Duplicatas a Receber, é o direito a cobrar de seus clientes, são valores a receber decorrentes de vendas a prazo de mercadorias e serviços.

O principal objetivo de uma empresa é maximizar o lucro sobre o capital investido em: fábrica,  equipamentos,  financiamentos,  reserva  de  caixa  e  estoques  que  é  a  ferramenta essencial para se chegar ao lucro e a satisfação dos clientes.

Títulos Negociáveis incluem os títulos adquiridos com objetivos de aplicações de tesouraria de curto prazo. Passivos circulantes são fontes de financiamento á curto prazo da


empresa e suas obrigações, sendo essas: duplicatas a pagar fornecedores, impostos a recolher, salários, e muitos outros.

Para injetar solidez em uma organização, deve – se compreender todos os processos e atividades desenvolvidas. Temos que realizar relatórios para ter uma visão da real situação da empresa, assim fazendo uma análise minuciosa, e consequentemente tomar a decisão mais favorável para a organização.

Sabe-se que existem dois tipos de regimes a serem considerados: o regime de caixa, onde só são registrados os fatos que movimentam o fluxo de caixa, sejam eles, entrada ou saída. E também, o regime de competência, onde os fatos são registrados quando incorridos, ou  seja;  na data  em  que a  operação  foi  realizada,  independentemente  de pagamento  ou recebimento.

Em suma, para uma organização poder ter estrutura, e se manter sólida no mercado, é preciso conhecer os processos, ter conhecimento amplo de mercado, e se prevenir de possíveis acontecimentos que possam de alguma maneira, restringir ou afetar de alguma forma no desenvolvimento administrativo, operacional e financeiro.

1.2. Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%;

outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (17.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com