TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Qualidade

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.521 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TABOÃO DA SERRA

Fernanda Freitas da Silva RA: 8870335235

Jéssica Cristina de Moraes RA: 8804339712

Jonathan Aron RA: 9861461352

Robson Lourenço da Silva RA: 9088475820

QUALIDADE EM SISTEMAS LOGÍSTICOS.

São Paulo

2015

ANHANGUERA EDUCACIONAL

TABOÃO DA SERRA

Fernanda Freitas da Silva RA: 8870335235

Jéssica Cristina de Moraes RA: 8804339712

Jonathan Aron RA: 9861461352

Robson Lourenço da Silva RA: 9088475820

LOGÍSTICA

3º Semestre

Atividade prática supervisionada (ATPS) apresentada a Anhanguera Educacional como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Qualidade em Sistemas Logísticos sob a orientação do Professor Ênio Malett.  

São Paulo

2015

                                                       

SUMÁRIO

Introdução........................................ Pagina 4;

Desenvolvimento...... Pagina 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14,15;

Conclusão......................................... Pagina 16;

Bibliografia....................................... Pagina 17

Introdução

O transporte é o elemento mais importante em custo logístico, na maioria das empresas tem o papel fundamental na prestação de serviços ao cliente.

O transporte dentro da organização no qual está derivada da Constituição de 1989, a qual estipula que s poderes públicos locais regem para que cada um cumpra com sua obrigação de fornecimento do transporte publico da melhor forma possível, dentro do ritmo de crescimento local, seja demográfico ou industrial.

A atenção ao deslocamento das pessoas nos grandes é um item que implica cada vez mais cobrança das três esferas do governo, ou seja, municipal, estadual e federal.

Desenvolvimento

Transporte Urbano de Passageiros

A organização, a gestão e o funcionamento dos sistemas de transportes urbanos são bastante diferenciados de país a país, mais em linhas gerais.

O transporte urbano de passageiros está totalmente inserido neste quesito, pois as pessoas cada vez mais precisam se deslocar de maneira rápida, segura e confortável dentro das cidades, ou entre cidades de uma determinada região (quando estamos falando de áreas metropolitanas). O deslocamento urbano esta relacionado ao padrão de qualidade de vida dos indivíduos na cidade.

Além de tudo, os valores envolvidos neste cenário são relativamente altos, principalmente por que podem representar o deslocamento de milhões de passageiros todos os dias, se levar em conta que são feitas duas viagens entre a casa do passageiro e o trabalho (ida e volta), e muitas vezes mais viagens entre o trabalho e o estudo, normalmente perceberá que o deslocamento, ou seja, as viagens diárias em uma cidade, muitas vezes supera a população existente. O impacto na economia e na própria vida das pessoas, o “ir e vir” toma tempo e dinheiro, não apenas custo da passagem, mais o tempo perdido dentro do sistema de transporte, que poderia ser usado para atividade mais produtiva.

Qualidade e produtividade no transporte urbano.

Um profissional que atua na área de transporte urbano de passageiros dispõe de algumas ferramentas para entender a situação e planejar melhorias, tais como pesquisa de origem e destino, nas quais poderá verificar as linhas de transporte mais sobrecarregadas e propor soluções, tais como alocar mais ônibus em horário de pico, mudar o trajeto de algumas linhas, planejar mudanças e implantar corredores de ônibus ou novas linhas.

As cidades brasileiras apresentam um numero grande de deficiências no transporte urbano de passageiros, pode ser citado alguns fatores, como a falta de investimento na infraestrutura, o baixo poder aquisitivo dos usuários, ás más condições da frota e os problemas de gestão, que contribuem para a qualidade reduzida dos serviços. Para reverter esse quadro, é preciso estar atento aos indicadores de qualidade e produtividade do transporte urbano, a dinâmica de funcionamento desse sistema é relativamente complexa, tendo em vistas inúmeras variáveis que interferem no processo de produção.  

No entanto, hoje é possível dizer que, com a disseminação de novos conceitos e modelos de gestão, o espaço está aberto para a qualificação e a modernização das empresas, nesse sentido, a logística pode contribuir significativamente para esta área.

Conceitos Fundamentais:

  • Atributos: Uma qualidade própria e inerente a alguém ou a um processo;
  • Indicadores: O que indica, direciona;
  • Mobilidade Urbana: Conceito utilizado para designar a facilidade da pessoa em se locomover, usando transporte público, de um ponto a outro dentro da cidade;
  • Passageiro: Individuo que é transportado;
  • Produtividade: Relação entre o que é produzido e os meios aplicados na produção;
  • Qualidade: O que caracteriza um processo ou operação, seus atributos.

Existem muitos indicadores de qualidade e produtividade comumente utilizados no transporte, tanto nos casos de deslocamentos urbanos, dentro das cidades. Tais indicadores são agrupados de acordo com alguns atributos, portanto, indicadores de qualidade e produtividade do transporte urbano de passageiros têm-se:

  • Pontualidade: não deve haver atrasos no sistema de transporte, o intervalo médio deve ser suficiente para que o ônibus não passe lotados, seus horários devem ser cumpridos;
  • Velocidade: a velocidade é um fator importante, uma boa velocidade, dentro dos padrões de segurança é fundamental para que as pessoas percam tempo no transporte, chegando mais rápido em seu destino;
  • Segurança: de que adianta um sistema de transporte que ponha risco a vida dos passageiros, muitas vezes são dezenas de pessoas ou centenas envolvidas em acidentes, os condutores devem ser preparados e testados e treinados para operar de modo seguro, por isso, destacamos ainda nesse contexto, os indicadores de Desempenho da Manutenção, Desempenho Operacional e inclusive o Desempenho Econômico;
  • Confiabilidade: a população que utiliza o meio de transporte tem de ter uma boa imagem do mesmo, confiar que está recebendo um serviço compatível com a sua necessidade e a tarifa correspondente;
  • Conforto: um sistema de transporte urbano deve garantir padrões mínimos de conforto aos usuários, relacionados, por exemplo, á quantidade de passageiros por veículos.

Aos indicadores apontados são somados outros, tais como a Intensidade de Utilização do Serviço, Eficiência Energética e Racionalidade do Tempo Investido.

Transporte Rodoviário de Passageiros.

A Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), vinculada ao Ministério de Transportes pelo qual é responsável não só pelo planejamento, fiscalização de serviços, mais também pela vossa delegação. O Anuário Estatístico sobre o desempenho do transporte interestadual e internacional de passageiros é elaborado anualmente pela ANTT, e a versão de 2007, contendo como base de dados o ano de 2006, aponta a operação de 222 empresas, com uma frota total de 15.616 ônibus, divididos em 363 linhas de transportes semiurbanos, 2.694 linhas de transportes acima de 75 km.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (206 Kb)   docx (71.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com