TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS QUALIDADE E SISTEMAS LOGÍSTICOS

Trabalho Escolar: ATPS QUALIDADE E SISTEMAS LOGÍSTICOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  899 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Nossa pesquisa mostra um pouco sobre o processo de transportes de passageiros mostrando sua influencia na sociedade, que busca Conforto, Segurança, Confiabilidade e Rapidez. Na utilização desse serviço pelos usuários os empresários do setor e as autoridades esperam alcançar os níveis desejados para atender as expectativas da população. Por hora, tirando o Metrô, os outros transportes públicos apresentam um índice de satisfação abaixo da média. O trabalho conjunto das pessoas envolvidas espera reverter essa situação. O transporte de passageiros é controlado e regulamentado pela Prefeitura Municipal de São Paulo através da São Paulo Transportes (SPTRANS) que é o órgão que fiscaliza o transporte na cidade de São Paulo.

PROCESSO DE TRANSPORTES DE PASSAGEIROS

Nos artigo em questão se fala no sentido que o setor de transporte desde o começo vem se desenvolvendo e criando muitas expectativas decrescimento, mostra no arquivo como fizeram e se destacaram os outros países nessa área, suas experiências, obstáculos e sucessos em obter crescimento nesse modal. Como podemos mostrar a maioria das pessoas nas grandes cidades dependem do transporte coletivo para chegarem ao trabalho, realizar algumas atividades com, irem a consultas médicas, fazer compras e etc. A qualidade desse serviço é a questão, onde os usuários esperam o cumprimento dos horários de passagem nos pontos, os veículos estando em boas condições de limpeza e manutenção para ter sempre segurança. As atitudes dos motoristas e cobradores também são observadas e avaliadas, pois deles de esperam educação e respeito. A pavimentação das vias também é importante onde devem estar sempre em boas condições para não haver avarias no veículo. Hoje em dia muitas empresas estão se utilizando dos meios da técnica computadorizada. Hoje se encontra programas que fazem as escalas dos colaboradores (motoristas e cobradores), o rodizio para se fazer a revisão e manutenção preventiva dos veículos e também há o controle das vendas feitas pelos sistemas de bilhete eletrônico (Bilhete Único) , as programações das linhas, enfim toda parte operacional e técnica para que atinja o objetivo final que é a satisfação do cliente. Um planejamento detalhado é importante para que se restrinja ao mínimo a quantidade de falhas que ainda exista no sistema onde nesse setor se torna ainda mais importante, pois se trata de um sistema bastante complexo. Deve-se também sempre treinar, capacitar e atualizar os colaboradores. Também o investimento em marketing é importante procurando diminuir os índices de acidente onde pode haver uma premiação anual, com isso incentivando e buscando uma atenção maior nas ruas. Não é nem será uma tarefa fácil alcançar a excelência no transporte coletivo principalmente, em uma cidade de grandes dimensões e problemas como São Paulo, mas, com o apoio e ideias e todos os setores da sociedade podemos chegar ao melhor sistema possível.

Dando continuidade ao estudo do transporte de passageiros efetuamos uma visita à empresa Viação Campo Belo Ltda., situada na Estrada de Itapecerica, 1290 (Garagem 1) e Avenida Carlos Lacerda, 255l (Garagem 2) onde entrevistamos o gerente de operações Sr. Hideki Kawabata, que nos mostrou as características de implementação e planejamento de transporte rodoviário de passageiros. Dentro das etapas de planejamento segundo nosso entrevistado, a principal é participar de todas as licitações de serviços com propostas adequadas às regulamentações e solicitações de cada categoria de transporte de passageiros e quando anunciados como ganhadores da licitação passam a elaborar o planejamento de suas ações futuras através de indicadores, levantamentos e pesquisas. Sendo este planejamento sempre de longo prazo, pois, existe um trabalho continuo e estes contratos podem chegar em 25 anos de contrato. Como definição o planejamento de transporte se da o nível Estratégico, ou seja, de longo prazo. As etapas principais do planejamento de transporte são as seguintes:

•Definição de objetivos e prazos dentro do estabelecido no contrato;

•Levantamento e analises dos Sistemas Atuais;

•Levantamento e Coleta de Dados;

•Escolha das sistemáticas que serão adotadas na avaliação de demandas futuras;

•Verificar todas as alternativas de transporte;

•Verificar custos e impactos de mediante alternativa de transporte;

•Elaborar um plano de transporte baseado no programa de financiamento escolhido;

•Verificar e atualizar procedimentos e normatizações. Além das etapas propostas devemos traçar levantamentos e indicadores que nos baseiem em decisões futuras e atuais, a fim, de estabelecer parâmetros viáveis de transporte. Os principais aspectos para o levantamento das demandas de transporte e planejamento efetivo serão baseados em pesquisas:

•População da região de atuação;

•Renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com