TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Qualidade De Vida

Monografias: ATPS Qualidade De Vida. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  879 Palavras (4 Páginas)  •  979 Visualizações

Página 1 de 4

O que é Qualidade de Vida?

O conceito de qualidade de vida é utilizado no contexto de linguagem comum como no campo cientifico ( psicologia, educação fisica, saúde, sociologias entre outras).

Definir o conceito de Qualidade de Vida não é fácil, é um termo extremamente abrangente, ele difere de cultura para cultura, de epoca para epoca, de individuo para individuo e vai se modificando com a passar do tempo: o que hoje é considerado bom amanhã pode ser considerado ruim, o que foi considerado ruim ontem pode ser considerado bom hoje.

Qualidade de vida está ligada a percepção que cada um tem de si de dos outros. Envolve saúde, educação, transporte, moradia, trabalho e participação nas decisões no meio que o individuo está inserido.

Alguns anos atrás o fato da pessoa não ter doença já era considerada boa qualidade de vida.

É um termo complexo e subjetivo, por que varia de pessoa para pessoa, o que otimo para uma, pode ser ruim para outra.

Qualidade de vida está relacionada com bem estar ( fisico, emocional, sucesso profissional …), aquisição de bens materias.

Para a OMS (Organização Mundial de Saude) a qualidade de vida engloba as dimensões: fisico, psicologico, nivel de independência, relações sociais, meio ambiente e aspectos religiosos. Esses processos em equilibrio traria as pessoas uma boa qualidade de vida.

Hoje qualidade de vida está também relacionada a sofisticação, para ser viver bem tem que ter um poder aquisitivo alto ( Por ex.as propagandas de venda de condomínios)

Politicos em eleições usam o conceito de qualidade de vida, para fazer campanha. Se forem eleitos vão melhorar a qualidade de vida da população.

Qualidade de vida: “É o nível ótimo de funcionamento físico, mental, social e de desempenho,incluindo as relações sociais, percepções da saúde, bom nível de condição física e satisfação com avida e bem-estar” (Bowling, 1995).

O Surgimento do Conceito de Qualidade de Vida

Esse termo foi mencionado pela primeira vez em 1920, por Pigou em um livro sobre economia e bem estar, onde discutia sobre o apoio do governo as classes menos desfavorecidas e seu custo para o Estado.

O termo ficou esquecido. Contudo para outro autor o termo “ qualidade de vida” foi utilizado pela vez por Lyndon Johson em 1964, então presidente dos Estado Unidos declarou “ Os objetivos não podem ser medidos através do balanço dos bancos. Eles só podem ser medidos através da qualidade de vida que proporcionam as pessoas” ( em relação a economia)

Depois da segunda guerra mundial o termo passou a ser utilizado - como noção de sucesso, melhoria da qualidade de vida – ligados a bens materiais como carros, salários, casa própria , bens adquiridos . A partir daí o termo tem sido ampliado, significando além de desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social como educação, saúde e lazer.

Com o passar do tempo o conceito de Qualidade de Vida tem tornando cada vez mais complexo, abrangendo diferentes perspectivas: biológica, cultura, econômica e psicológica

Concepções de Qualidade de Vida Voltadas à Saúde

Qualidade de vida pode ser abordada por vários aspectos, um deles é o relacionado a area da saúde.Inclusão de prática

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com