TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps administração de materiais

Por:   •  2/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.290 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 Introdução……………………………………………………....………..…………………2

2 Etapa 2 – Gestão de Estoques e Compras ......…………………...……..…………………..3

3 Conclusão ……………………………….…………………………...……………………...7

4 Bibliografia ……………………………...……………………………………………….….8

Introdução

A administração de materiais de uma empresa demonstra toda cadeia de suprimentos e sua real e necessária utilização para que os administradores consigam organizar o processo produtivo da empresa e para isso, é necessário que haja um controle minucioso.

Neste desafio proposto, demonstraremos como desenvolver um projeto no fluxo de materiais, com uma analise de um diagnóstico na cadeia de logística e administração em uma empresa cujo seu principal foco é fazer corretamente a gestão do estoque de seus materiais, utilizando todas as ferramentas disponíveis na administração de materiais e recursos patrimoniais.

Realizar esta tarefa requer muitos estudos para adequar a realidade das empresas nos processos de produção, armazenamento e distribuição dos produtos produzidos, sem esquecer a importância em fazer uma logística enxuta e eficaz.

Etapa 2 - Gestão de estoque e compras.

Nas empresas que realizam processo produtivo é necessário ter pleno conhecimento da gestão do estoque que tem a função de guardar algo para utilização ou venda futura e também mensurar a velocidade das entradas e saídas das mercadorias são recebidas e utilizadas na produção. O conceito de armazenagem de produtos baseia-se em como devemos armazenar corretamente um produto, utilizando o máximo de espaço.

Em logística são comuns os termos, “armazenagem”, que, refere-se a guarda de produtos finalizados, e “estocagem”, onde se refere à guarda de matéria- prima e nesse sentido podemos entender qual a importância dos estoques.

Os estoques podem ser: de materiais que são os itens utilizados nos processos de transformação de produto acabado e esses materiais podem ser diretos (matéria prima) ou indiretos (produtos utilizados no processo produtivo), produtos em processo, itens que já fazem parte do processo produtivo, mas não são produtos acabados, estoques dos produtos acabados, itens que já estão prontos para entrega e consumo final. Há ainda os estoques em transito que são os itens destinados de uma empresa a outra e estoques em consignação.

A armazenagem na logística possibilita uma melhor integração nos diversos setores tais como produção e distribuição. A armazenagem correta, além de reduzir custos, aumenta a satisfação do cliente, pois podemos fornecer informações que antes não eram fornecidas, como andamento de pedido, pedidos em atrasos, deixando o cliente informado sobre o status de seu pedido. Além de utilizar essas informações para corrigir falhas.

Para toda esta logística na questão do estoque acaba ocasionando custos para as empresas manterem esses estoques e atualmente, as empresas procuram manter um nível apropriado de estoque nas empresas para não gerar maior custo de capital investido e maior custo de área de armazenagem.

Entretanto, os estoques não geram custos somente de armazenagem; há os custos de carregamento de estoques, custos de preparação dos estoques, custos de obtenção de estoques e também os custos independentes, que são aqueles que não dependem dos estoques da empresa como, por exemplo, o aluguel de maquinário e espaço para o armazenamento.

Quanto mais altos os estoques maior será seu custo para manter toda essa logística.

Devemos considerar também a questão do “giro de estoque”, que demonstra o quanto de dinheiro investido em produtos, será recuperado em vendas. Calcula-se Custo de mercadorias vendidas X 100 / custo do estoque médio no período = giro de estoque. Outro fator importantíssimo, é que a gestão de estoque não tem efeito, sem o planejamento de compras, pois pode haver um investimento sem eficácia.

Outro ponto importante à destacar é realizar o inventário dos estoques que consiste em demonstrar as quantidades físicas existentes no almoxarifado e que estejam de acordo com os registros contábeis dos estoques, conforme à renovações dos estoques.

Os inventários são realizados periodicamente, nos encerramentos dos exercícios fiscais e o inventário rotativo, que é realizado dentro dos períodos fiscais.

Dentro de um armazém os produtos estocados são por códigos de almoxarifado ou área do estoque, número da rua, numero de prateleira, posição do estoque que pode ser vertical ou horizontal. E estes são armazenados conforme seu grau de valor financeiro e são classificados em A, B e C. Os itens de classe A tem seu valor de consumo acumulado alto, ou seja, representam de 50% a 80%. Os de classe B representam de 20% a 30% e os de classe C representam de 5% a 10%.

As empresas procuram manter um estoque enxuto realizando a compra dos insumos necessários para a utilização no processo produtivo. Se não houver planejamento, pode ocasionar sobras no estoque, causando prejuízo. A cadeia logística é dividida em suprimentos, que gerencia a matéria-prima e os componentes. Compreende o pedido ao fornecedor, o transporte, a armazenagem e a distribuição.

Nesse conceito, as empresas hoje determinam que o melhor modelo de fluxo de bens e serviços dentro da logística é a utilização do Just-in-time. E com isso determina-se a o conceito de Lote Econômico de Compra (LEC) e o Lote Econômico de Fabricação (LEF).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com