TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps analise de investimentos

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.285 Palavras (14 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 14

INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste em entendermos e aplicarmos uma análise detalhada, para a viabilidade econômica do nosso Projeto, a chamada Análise de Investimento. Aqui, aprenderemos a utilizar ferramentas técnicas como a TIR, VPL e Playback. Vamos conhecer os tipos de investimentos, suas aplicações, com elas teremos melhor visualização das oportunidades de negócio. Buscaremos entender na prática os elementos necessários para os cálculos de viabilidade econômica, como por exemplo, o fluxo de caixa.

Por fim, a finalidade deste trabalho é que tenhamos em mãos, todos os elementos necessários para a tomada de decisão a respeito da viabilidade do nosso projeto.

As etapas a seguir mostrarão em detalhes e em pesquisas o desempenho desse trabalho.

Etapa 1

Tipos de Investimentos

Existem hoje vários tipos de investimentos, porém, há uma divisão básica em três categorias destes, que são:

1. Investimentos Públicos: São de caráter e interesse social. Seus recursos são disponibilizados pelo governo, ou por entidades públicas, a fim de gerar o retorno e bem estar social, e não monetário. Exemplos: Saneamento básico, hospitais, escolas, entre outros.

2. Investimentos Privados: Este tem por finalidade o retorno monetário aos seus investidores, que são pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. O recurso vem dos mesmos. É o investimento que mais gera tributos e empregos num país capitalista. Exemplos: Empresas de prestação de serviço, fábricas, lojas de varejo, etc.

3. Investimento Misto: Este investimento estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem por objetivo tanto o retorno monetário como o bem estar social. Os recursos são disponibilizados em partes pelas instituições privadas, pessoas físicas ou jurídicas, e pelo governo ou entidades. Exemplos: Petrobrás e Banco do Brasil.

Os investimentos tem importância fundamental na economia do país, assim como para as organizações. Eles influenciam a sobrevivência das organizações nos aspectos que são relevantes: como a expansão principalmente das organizações privadas, que tem por objetivo crescer e expandir o mercado consumidor, a fim de gerar o retorno esperado pelos investidores; reposição de capital, pois a organização necessita de um fluxo de investimento, no mínimo, suficiente para repor o desgaste e a obsolescência de suas máquinas e equipamentos. Isso fará com que se tenha uma “saúde financeira”, garantindo assim o retorno do investimento.

O mercado oferece uma variedade de investimentos, mas cabe ao administrador analisar quais são os melhores para sua organização. Essa análise deve ser de forma racional, objetivando as melhores opções. Para isso ele faz três considerações: a econômica, a financeira e a de ambiente empresarial. Isso leva em conta a rentabilidade e o risco do investimento.

A análise de Investimento no contexto estratégico das Organizações

Toda organização possuem um plano estratégico, formal ou informal, detalhada ou simplificada, de como atingir os seus objetivos. A título de exemplo, temos empresas que fazem orçamentos empresariais, que são ferramentas de planejamento e controle nas quais se projetam receitas, custos e despesas, estimando resultados futuros.

Mercado Financeiro e a Análise de Investimento

Basicamente é o mercado financeiro, onde são feitas intermediações de forma segmentada entre emprestadores e tomadores de empréstimos, a titulo de juros, pois é exatamente os juros que equilibram o mercado. Este mercado possui subdivisões, são algumas delas: Mercado monetário, Mercado de crédito, Mercado de Câmbio, Mercado de capitai, entre outros. Este mercado apresenta também possibilidade de investimentos a pessoas jurídicas ou físicas, as chamadas aplicações financeiras. São elas:

Principais no Brasil

CDB Ações de Empresas

Caderneta de Poupança Fundos de Investimentos

Debêntures Títulos Públicos

Esses investimentos podem ser classificados como de renda fixa ou de renda variável, com aplicações pré ou pós-fixadas (de acordo com as taxas de juros), ou até mesmo mistas.

Tipo de negócio do grupo: Curso de Idiomas

Nosso grupo escolheu este negócio por estar apresentando um bom momento no mercado econômico e por estar em 8º lugar no ranking de negócios mais rentáveis do país (dados da revista Pequenas Empresa Grandes Negócios). Faremos um bom investimento, no que se refere a ensino de boa qualidade, inovando no mercado, para que tenhamos um bom retorno. Será um empreendimento de médio porte, com prestação de serviço com a forma jurídica a de um empreendedor individual, o seu enquadramento tributário será o Simples Nacional, o imposto nacional unificado que abrange os seguintes tributos: IRPJ, CSLL, PIS/PASEP, Cofins, IPI, ICMS, ISS e a Contribuição para a Seguridade Social destinada à Previdência Social a cargo da pessoa jurídica.

O capital social: será exclusivo de seu único responsável, o titular do empreendimento, que possui o capital para investimento de R$80.000,00.

O produto: o nosso Curso de Idiomas terá sempre o mesmo produto, ou seja, o ministério de aulas de idiomas (comunicação escrita e verbal) e serão estes: Inglês e Espanhol. O nosso curso possibilitará aos alunos a boa comunicação verbal, a correção das estruturas gramaticais, fazendo uso do mais vasto vocabulário possível dentro de outro contexto sociocultural, passando pela repetição contínua de palavras e vocábulos que estejam sendo pronunciados inadequadamente, até que seja atingida a expressão fonética correta por parte do aluno. Então neste momento têm-se o produto final.

Organização e divisão do produto

• Standard: ministrado normalmente com uma carga horárias entre 15 e 20 horas semanais;

• Intensivo: deve-se ministrar uma carga horária semanal que varia entre 25 e 30 horas;

• Part-time: aulas durante o período matutino, vespertino e noturno;

• Full-time: aulas em tempo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.9 Kb)   pdf (155.7 Kb)   docx (584.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com