TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps competência

Por:   •  19/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.494 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

Este trabalho tem como objetivo ampliar nos conhecimentos administrativos. Iremos apresentar uma teoria administrativa que contribuirá com os problemas enfrentados pela empresa L.O.C.A.L que está em uma situação de transação. Também iremos apresentar o tema ética, sua definição, a diferença entre ética e moral e ética organizacional. Apresentarem um explicação de como o Código de Ética do Administrador está voltado  para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos, apresentaremos também um brainstorming que auxiliará a empresa e seus funcionários a resolver seus problemas e conflitos

Passo 3

Qual seria a melhor teoria administrativa a ser usada que melhor contribua com a transição que a empresa L.O.C.A.L encontra-se?

Visando a situação da atual em que a empresa se encontra chegamos a conclusão que a melhor teoria administrativa a ser usada que irá contribuir é a Teoria das Relações Humanas  (1932). Esta teoria surgiu nos Estados Unidos, foi desenvolvida por Elton Mayo sociólogo australiano, um dos fundadores e principal expoente da Escola das Relações Humanas, em função de defender a necessidade psicológica do homem de sentir-se como membro de um grupo social. Desenvolveu-se em conseqüência as conclusões obtidas na Experiência em Hawthorne, feita por Elton Mayo e seus colaboradores. Com o objetivo de democratizar e humanizar a administração.

Entre 1927 e 1932 Mayo coordenou uma série de experiências em companhia norte americana que apresentava preocupação com o bem-estar de seus funcionários. Em suas pesquisas identificou fatores como falta de liberdade para execução de atividades, fadiga causada pela constante mudança de horários entre diversas outras insatisfações profissionais.

À partir desta coleta conclui que  fatores psicológicos alteravam significativamente o comportamento dos funcionários.  Descobriu também a formação de grupos informais, os quais os profissionais estavam unidos entre si com objetivos distintos aos da empresa, como estes funcionários também mantinham a necessidade de ser leal a empresa houve conflitos pessoais, gerando tensão, inquietação e descontentamento.

As situações encontradas por Elton Mayo em suas experiências têm características iguais as da empresa L.O.C.A.L , por este motivo escolhemos esta teoria. A empresa está passando por vários problemas de motivação, inovação e adaptação de seus funcionários. À partir desta teoria aprendemos a importância do bom relacionamento entre a organização e o profissional,
é necessário que a empresa não ofereça não apenas compensação financeira mas também cooperação e integração ao grupo social. É importante que os gestores entendam as necessidades dos funcionários e que a equipe trabalhe inteiramente junta no fornecimento de novas idéias e resolução de problemas e conflitos. A dinâmica e interação do grupo organizacional é o  principal enfoque da teoria e a maior necessidade atual da empresa.

Etapa 2

Passo 1

1. Ética

A palavra ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). É o conjunto de valores morais e princípios que conduzem a maneiro que um individuo agirá perante a sociedade. Sua função é causar equilíbrio e bom funcionamento social. Ela faz análises e críticas aos fundamentos e princípios que norteiam ou justificam determinados valores morais. Desta forma é a ciência da conduta e a teoria do comportamento moral da sociedade. A ética é construída por uma sociedade baseada nos valores históricos e culturais. Segundo a filosofia, ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais dos homens de uma sociedade e seus grupos sociais. 

A ética é como educação de nosso caráter, também abrange toda reflexão que fazemos sobre a nossa maneira de agir e sobre o sentido ou missão de nossas vidas, buscando a verdade, a prática de virtudes, a felicidade e uma vida justa. Entretanto não se  deve confundir ética e moral, a ética não cria a moral nem estabelece seus princípios, normas ou regras. 

2. Ética Organizacional

A ética organizacional é uma forma de ética aplicada. Tem como objetivo é nortear os gestores e colaboradores de determinada organização sobre como devem gerir e realizar o seu trabalho com responsabilidade. Como o conceito “ética” não é utilizado da mesma maneira em todos os contextos internacionais, várias empresas optam por reformular o seu conceito de ética nos negócios denominando-o como integridade, boas práticas de negócio ou conduta eticamente responsável. Ética organizacional diz respeito a regras, padrões e princípios morais sobre o que é certo ou errado em situações específicas.


3. Diferença entre ética e moral

A moral incorpora as regras que temos de seguir para vivermos em sociedade, regras que são determinadas pela própria sociedade. Quem segue as regras é uma pessoa moral; quem as desobedece, uma pessoa imoral.

A ética, por sua vez, é a parte da filosofia que estuda a moral, isto é, que reflete sobre as regras morais. A reflexão ética pode inclusive contestar as regras morais vigentes, entendendo-as, por exemplo, ultrapassadas.

A ética não é algo superposto à conduta humana, pois todas as nossas atividades envolvem uma carga moral. Idéias sobre o bem e o mal, o certo e o errado, o permitido e o proibido definem a nossa realidade.

O sentido de ética e moral nos expressa que ética é como moral, como norma baseia-se em princípios e regras morais fixas que precisam ser seguidas para vivermos em uma sociedade mais justa. Podemos diferenciam ética e moral de vários modos, mas na verdade uma completa a outra.

4. Ética voltada para a qualidade e valorização dos clientes internos e externos

Ao cliente interno está relacionada com o conforto e o bem estar proporcionados ao individuo que se compromete a cumprir com as atividades de sua profissão, seguindo o código de ética da mesma. Ao cliente externo refere-se em oferecer-lhe produtos ou serviços que supra suas necessidades e lhe dá prazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (110.1 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com