TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Administração de Materias e Logística

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 7

Etapa 1

Passo 1

Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais

É um sistema fundamental para qualquer organização onde seu enfoque é determinar o quê, quanto e como comprar ao menor custo para recolocar ao estoque. A evolução da administração de materiais baseou-se pela principal necessidade de gerar mais há custos mais baixos.

Atualmente sua principal função é o controle de produção e estoque, é também a distribuição final. A administração de materiais e logística possui três fases, a busca pela eficiência, pela eficácia e pela efetividade.

O principal objetivo é retirar da produção todos os produtos que não estão tendo movimentação, substituindo assim por materiais com reta rotatividade. Hoje em dia o profissional de logística precisa se aperfeiçoar mais a cada dia em cursos profissionalizantes para assim se tornar mais valorizado dentro do mercado de trabalho.

A administração de materiais pode ajudar a partir do momento que envolve as seguintes tarefas:

• Equipamentos;

• Gerenciamento dos recursos materiais;

• Gerenciamento de estoque;

• Gerenciamento de recursos patrimoniais;

• Compras, etc.

O administrador de materiais é o profissional que exerce o processo administrativo dentro da área de recursos materiais e logística, buscando resultados para a organização de lucratividade e produtividade.

Existem varias técnicas modernas para aa administração de materiais e logística, uma delas é o just in time, um sistema de movimentos a produção ao longo do processo, de acordo com a procura. Tem como o principal objetivo o just in time a melhoria do processo produtivo. As principais vantagens do jit são a flexibilidade, velocidade, confiabilidade e custos.

Passo 2

2. Fazer uma reflexão sobre a importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Texto disponível em:

De acordo com o texto administração do material corresponde a organização, direção e controle de todas as atividades necessárias à definição da qualidade. Onde tem como objetivo preços baixos, pouca despesa com o pessoal.

O texto aborda como logística empresarial a administração de material que inclui a execução de todas as atividades de suprimentos, transportes e manutenção. Uma tarefa na qual o administrador de materiais não deve se descuidar da administração de estoque, pois assim leva na resolução de materiais armazenados.

Etapa 2

Passo 1

2. Refletir sobre a melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada de uma empresa, de maneira a controlar uma complexa rede de fatores, visando a produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente.

Devido a grande competitividade do mercado, as organizações estão na busca de métodos logísticos para melhor administrar, diminuindo custos e aperfeiçoar seus processos. Mas nem todas as organizações chegam aos resultados esperados, pois é preciso muito persistência, dedicação e avaliação adequada dos seus estoques.

Um ponto principal que toda organização deve ter bastante cuidado está relacionado com a qualidade dos produtos/serviços oferecidos, onde o essencial está na hora de passar para o cliente a informação correta do produto, mostrar a qualidade do mesmo e informar sobre seus preços, onde deve criar também um diferencial para dentro do mercado competitivo.

Outro fator de grande importância para se ter um bom resultado na área de logística é as empresas oferecerem treinamentos para esses profissionais na área, onde assim o sérvio logístico se tornará mais eficiente e proporcionará ótimos resultados. É preciso sempre procurar manter um equilíbrio entre as quantidades de materiais a serem adquiridos, levando em conta os custos de mantê-lo.

A logística é um componente muito importante para uma organização, pois ele contribui para o sucesso ou insucesso de empresas. Pode-se entender a logística como a incorporação de quatro atividades básicas, que são a movimentação, aquisição, armazenagem e distribuição de produtos ou serviços. A logística caracteriza-se por um sistema que envolve três dimensões dentro da empresa, são elas: suprimentos, produção e distribuição.

Em um mercado onde a concorrência aumenta a cada dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes em rapidez na entrega, qualidade nos produtos e buscando preços mais acessíveis, isso obriga as organizações a eficiente e eficaz gestão na hora das compras, de produções logísticas e comerciais. A administração de materiais pode-se dizer que corresponde ao planejamento, organização, direção, aquisição, controle, etc.

A logística deve ser compreendida como um instrumento de marketing, e gerencial capaz de associar valor por meios dos serviços prestados, sem esquecer que é uma oportunidade na redução de custos.

Passo 2

Gestão de estoque e compras e sua importância para a empresa

Atualmente, as organizações buscar sustentar estoques numa quantidade mínima para tentarem adquirir uma vantagem competitiva no mercado. O objetivo na maioria das organizações é obter o atendimento aos clientes na hora e com a quantidade certa. E para isso as mesmas precisam buscar ter uma rapidez e ligeireza na distribuição dos produtos.

É muito importante ter um procedimento rotineiro para o controle de estoque, a fim de satisfazer uma politica de estoques abarcando as quantidades disponíveis. Um fator importante é classificação ABC, que tem como principal principio a diferenciação dos produtos em categorias, observando assim se os produtos necessitam de maior ou menor controle considerando o impacto dos preços, demanda onde assim facilitará a reposição ou competitividade.

A gestão de estoques controla os desperdícios, evita o sobejo investimento, o qual muitas vezes prejudica o capital de giro. É muito importante se manter um bom gerenciamento do controle de estoques, pois quando não bem administrado pode acarretar sérios problemas, colocando a empresa em riscos financeiros e assim tendo prejuízos.

É através da administração do setor de estoque e compras que a empresa tem base de quanto deve comprar e qual o estoque mínimo que será necessário para a organização manter, evitando que faltem mercadorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com