TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de analises de investimentos

Por:   •  20/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.169 Palavras (9 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Unidade de ensino: Anhanguera Caxias do sul - Rio Grande do Sul

Disciplina: Analise de Investimentos

Professor (EAD): Jeferson Dias

Tutor (EAD): Simone de Carli

Curso: Administração

Participantes:

Nome: Sidnei Parisotto                        RA: 6557288051

Nome: Daniel Cesar Cemin                 RA: 7960700331

Nome: Dimitrius Furtado Moretto       RA: 9650542106

Nome: Marciela Dal Agnol                  RA: 7712633943

ATPS: Análise de Investimento

Caxias do Sul, 16 de Abril 2015.

Sumário:

1. Introdução...........................................................................................................................................3

2. Capítulo 1        4

2.1 Tipos de Investimento        4

2.2 Investimento Pretendido        4

3. Capítulo 2        5

3.1 Elaborações de Fluxo de Caixa Relevante        5

3.2 Valores do Investimento        6

4. Capítulo 3        8

4.1 Definições        8

4.2 Valor do VPL para Investimento        8

4.3 Valor da TIR para Investimento        9

4.4 Valor da TMA para Investimento        9

4.5 Análise de Investimento        9

5. Capítulo 4 e 5        9

5.1 Efeitos da Inflação na Análise de Investimento        9

5.2 Definições de Imposto de Renda e Depreciação         10

5.3 Análises de Sensibilidade        11

6. Conclusão        13

7. Bibliografia        14

1. Introdução:

Até 1994 a economia brasileira sofreu com inflação alta, entrando num processo de hiperinflação na década de 80. Esse processo só foi interrompido em 1994, com a criação do Plano Real e a mudança da moeda para o real (R$), atual moeda do país. Atualmente a inflação é controlada pelo Banco Central através da política monetária que segue o regime de metas de inflação (http://pt.wikipedia.org/wiki/Infla%C3%A7%C3%A3o). Com isso viabilizando aberturas de novos negócios.

Para se abrir um novo negócio é necessário fazer uma análise de investimento, tentando abranger todas as inseguranças futuras do mercado. O negócio a ser aberto será um Food Truck uma novidade no mercado Gourmet que esta virando sensação. Venderemos pastéis e refrigerantes.

O parâmetro que irá nos guiar na abertura do novo negócio será o VPL.

2. Capítulo 1:

2.1 Tipos de Investimentos:

Conforme Olivo (2013) os investimentos podem ser divididos em três categorias:

  1. Investimentos públicos: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social. Os investimentos públicos, em geral não tem objetivo de gerar retornos monetários e sim retornos sociais. Como exemplo de investimentos públicos temos hospitais, escolas, pavimentação de ruas, rede de saneamento básico entre outros;

  1. Investimentos privados: são recursos de uma pessoa jurídica ou física de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. Estes investimentos são os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Como exemplo temos fábricas particulares, empresas de prestação de serviços, lojas de varejo, shoppings, entre outros.

  1. Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelo governo, e em parte por pessoas físicas ou jurídicas de direito privado. Este tipo de investimento estrutura-se na forma de empresa de capital misto, e tem por objetivo tanto gerar retorno monetário, como bem estar a sociedade. Como exemplo temos o Banco do Brasil, Petrobras, entre outras.

2.2 Investimento Pretendido:

O investimento será em um negócio privado, com fins de retorno monetário. Após analisar o mercado local e o valor necessário para o negócio, identificamos a oportunidade em um ramo que vem crescendo mundialmente, que são os food trucks, no ramo alimentício.

O produto a ser comercializado será pasteis de carne e frango refrigerantes. Os pastéis serão servidos em porções individuais, pois é um alimento de rápido preparo e muita apreciação.

Algumas empresas locais já estão investindo nesta nova tendência como temos o exemplo abaixo:

Rede Nella Pietra que serve fatias de pizzas individuais.

[pic 2]

O principal investimento será em estrutura, pois é onde será feito o produto para comercialização. O valor inicial do investimento será de R$ 125.000,00 reais.

Como alerta Liao, em reportagem para a revista exame, o seu veículo não servirá só como meio de locomoção, mas também será o local da montagem dos pratos ou lanches. Por isso, o ideal é avaliar se tudo está de acordo com a maneira como você trabalha e com o produto que você deseja oferecer. Para Liao, do Temaki Navan, para evitar perder tempo em oficinas, o recomendável seria investir em um veículo novo.

Hoje existem diversos eventos para promover este novo modelo de negócios, em espaços privados, com variedades de alimentos.

3. Capítulo 2:

3.1 Elaborações do fluxo de caixa relevante:

Fluxos de caixa relevantes: São aqueles que serão projetados e utilizados para analisar os investimentos das organizações, onde se ocorre uma estimativa de perdas e ganhos do futuro. Através da utilização do fluxo de caixa pela analise de investimentos e possível verificar se um projeto tem viabilidade econômico-financeira de realização, definindo assim se é viável ou não investir no projeto. E ele é formado basicamente por três partes:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (311.7 Kb)   docx (117.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com