TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de economia

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.013 Palavras (9 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ECONOMIA

Diego Mario de Jesus – RA 429536

Jayara Santana da Silva – RA 421002

Luciana Almeida Cavalcanti - RA 414598

Mario Gualixamani Nascimento Peña – RA 429060

Relatório solicitado pela professora Mª Renata Dalpiaz, usado como método avaliativo, para o 2º Semestre de Administração da Faculdade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do tutor presencial: AlexonVeriscimo.

PORTO SEGURO/BA

                                                            SETEMBRO, 2013[pic 2][pic 3]

INFLUÊNCIA DA ECONOMIA EM RELAÇÃO A SALÕES DE BELEZA

Em decorrência do notório crescimento econômico da população brasileira, as facilidades em comprar e vender, as facilidades sem conseguir crédito no mercado, dentre tantas outras mudanças econômicas dos últimos 10 anos, os brasileiros passaram a comprar mais, pois estão ganhando mais, respectivamente. Segundo dados da Associação Nacional do Comércio de Artigos de Higiene Pessoal e Beleza (Anabel) de 2005 para 2010 o número de salões de beleza no país passou de 309 mil para 550 mil, um aumento de 78%. O número de profissionais acompanhou o crescimento, saltando de 1,2 milhão para 2,2 milhões no período. [1] Devido a esse desenvolvimento econômico, a população viu-se na condição de melhor apresentar-se ante a sociedade, que esta cada vez mais exigente em relação à aparência física. Visto isso, um antigo serviço passou a crescer rapidamente, o de salões de beleza, que outrora oferecia um serviço que se restringia basicamente a cortes de cabelos e que passou a oferecer serviços como pinturas, relaxamentos, hidratações variadas, aplicações de fios, penteados, maquiagens, depilação variada e ate mesmo venda dos produtos utilizados nos procedimentos.

O sistema econômico nacional influencia de maneira direta no setor da beleza, pois quando a economia vai bem e existe capital nas mãos da população, então os salões de beleza, assim como tantos outros setores, trabalham a todo vapor. O atual perfil da população brasileira induz ao desenvolvimento continuo de novos produtos que melhorem a aparência e que prorrogue a tão estimada juventude. O fato do índice de empregabilidade ter aumentado nos últimos anos e com consideráveis números de estabilidade, também contribuem para o elevado numero de salões de beleza existentes atualmente, pois a necessidade da boa apresentação dentro das organizações também aumentou.

Na região de Porto Seguro e Arraial D’ajuda, onde foram analisadas as possibilidades dentro do mercado referente a salões de beleza, notou-se alguns aspectos do perfil do consumidor que procura por serviços como os oferecidos nesse ramo.O gráfico abaixo aponta a demanda em ralação a cada tipo de cabelo. Foi possível observar que os cabelos ondulados representam 18% da procura por atendimentos em salões de beleza, os cabelos lisos representam uma média de 8%, os cabelos crespos 36% e os cabelos quimicamente tratados representam a maior procura sendo 38%.

[pic 4]

Já no gráfico demonstra resultados a cerca de salões especializados em cada tipo de cabelo, ou que oferecem serviços em seus salões que atendem a determinado público. Abaixo é possível observar que os salões de beleza que são especializados no atendimento a clientes com cabelos ondulados  refere-se a uma parcela que representa 15% , os que oferecem serviços para clientes com cabelos lisos também representa uma porcentagem de 15%. As (os) clientes com cabelos crespos, que é maioria na região onde a analise de mercado foi realizada, têm a sua disposição, com atendimento direcionado e especializado, apenas 10% dos salões de beleza. O maioria dos salões na cidade de Porto Seguro e seu distrito Arraial D’ajuda são especializados em clientes com cabelos quimicamente tratados.

[pic 5]

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR (A)

A pesquisa na região de Porto Seguro, revelou que boa parte do consumo em salões de beleza, é feito por mulheres que possuem o tipo de cabelo crespo e que por falta de opção de como deixá-los bonitos e arrumados, acabam recorrendo à alisamentos, progressivas e outros métodos que oferecem o cabelo liso como resultado final. Ao analisar o perfil dessas clientes, com o auxilio de donos de salões de beleza na cidade, foi possível verificar que a maioria dessas mulheres que possuem o cabelo crespo, expressa vontade de mantê-los com aspecto original, porém, sem a rebeldia característica desse tipo de cabelo.

Observou-se, a partir de pesquisas realizadas na sede do SENAC de Porto Seguro- BA, que o numero de mulheres com cabelo crespo, gira em torno de 34% da população da cidade, já que, por ser um municio baiano, o lugar agrega vários grupos étnicos, principalmente formados por negros e brancos, índios e negros, brancos e índios, europeus e brasileiros em geral, o que acarretam na mistura de raças e por isso o numero de pessoas com cabelos crespos, ondulados, cacheados é tal alto.

FATORES QUE INFLUENCIAM O CRESCIMENTO DO SETOR DE SALOES DE BELEZA NO BRASIL

A economia nacional influencia de maneira direta nesse ramo, pois quando o governo, por exemplo, aumenta o salário, a procura passa a ser maior, já que é um setor que alimenta o bem estar, gerando conforto emocional. Outra situação de influencia, que pôde ser analisada é em relação ao alto nível de ofertas de emprego. As organizações passaram a exigir cada vez mais, tanto formação profissional quanto boa aparência física, o que aumenta a procura, principalmente das mulheres, em salões de beleza, buscando oferecer o que o mercado de trabalho exige.

[pic 6]

http://g1.globo.com/economia/pme/noticia/2011/09/renda-maior-aumenta-gastos-com-beleza-e-faz-de-salao-o-negocio-da-vez.html

Os dados abaixo visam facilitar a compreensão da análise realizada com o intuito de obter informações sobre o mercado consumidor. Como saber quem são os consumidores, quanto ganham quanto gastam de sua renda no consumo de serviços e produtos em salões de beleza ou ainda quando compram e como compram. Esta analise visa compreender o universo do consumidor de maneira especifica, para que o novo negócio seja instalado de maneira correta, reduzindo os riscos de falhas e buscando atender diretamente na necessidade do consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (258.4 Kb)   docx (124.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com