TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de qualidade

Por:   •  24/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.309 Palavras (6 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ANTONIO JULIO DA SILVA                  3786770692

CRISTIANE COUTO DA SILVA             4252059638

DANIEL DIAS AGUIAR                          4252059641

MATEUS DE SOUZA SANTOS             3730722824

PAULO CARNEIRO                                4251862705

WILLIAM RODRIGO                               5213966505

ATPS: Gestão de Sistema de Qualidade

LIMEIRA

2015

[pic 2]

ATPS: Gestão de Sistema de Qualidade

Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade Anhanguera de Limeira, como atividade de Gestão de Sistema de Qualidade, sob responsabilidade do Prof.º: Luiz Martins.

Orientador: Luiz Martins

Limeira

2015

[pic 3]

ATPS: Gestão de Sistema de Qualidade

Limeira, ___ / ____________________ de 2015.

Nota: ____, ____

_____________________________________

Prof.º: Luiz Martins

Faculdade Anhanguera de Limeira

Etapa 1

Passo 1
Identifique uma empresa. Como sugestão, a empresa escolhida pode ser uma indústria na qual trabalhe um dos integrantes da equipe, sendo que preferencialmente não seja certificada ou, no mínimo, esteja em processo de certificação.

Usina Açucareira Ester S.A
Certificações: ISO 9001; Certificado Destaque de Preservação Ambiental

Passo 2
Descreva detalhadamente a empresa selecionada, considerando pontos como nome; localização; segmento em que atua; porte/tamanho; missão e valores (se já estiverem definidos); justificativa da escolha da empresa; nome e cargo do contato da equipe na empresa.

Empresa: Usina Açucareira Ester S/A
Endereço: Conjunto industrial Usina Ester S/N Zona Rural
Rodovia SP 332 - Km 143,5
Cosmópolis – SP CEP : 13150000

Setor: Sucroenergético
Produção: Etanol Neutro Hidratado 96%; Etanol Industrial Hidratado 96%; Destilado Alcoólico Simples 94%; Açúcar VHP; Açúcar Cristal Branco.

Empresa de Grande porte.

Missão: Nossa missão é produzir e comercializar Cana-de-açúcar, Bioenergia, Etanol de Qualidade e Açúcar, de forma sustentável, com rentabilidade e excelência, satisfazendo nossos Clientes, Acionistas e Funcionários.

Justificativa pela escolha da empresa: Por ser uma empresa de grande porte que já está a 116 anos em atividade. Mediante a isso, tem sua estrutura e metas já definidas e criadas. Local de trabalho de um dos integrantes do grupo.

Contato: Daniel Dias Aguiar, assistente Manutenção de Frota. Efetivo a 4 anos na empresa.

Passo 3
Descreva detalhadamente sobre a importância da certificação para a empresa selecionada. Preparar um relatório e entregar ao professor.

Por ser uma empresa que trabalha a mais de 100 anos no ramo Sucroenergético, é necessário que tenha responsabilidade com seus produtos assim criados. Por ser um ramo de trabalho muito atípico, há vários concorrentes nacionais e internacionais, o que viabiliza ainda mais a necessidade de uma maior qualificação. Além, de que para que seu processo principal de produção funcione, contamos com vertentes como clima e bolsa de valores, onde há grande variação de valores, com isso deve –se dar ainda mais atenção a seu produto.Com isso, qualificações sendo elas independente de seu termo referente são de suma importância.

Passo 4
Elabore um relatório com o material produzido nas etapas anteriores e entregue ao professor responsável em uma data previamente definida.

Como podemos ver nos passos anteriores, a empresa escolhida faz parte do setor sucroenergético, uma empresa de grande porte, que já está a mais de um século no mercado. É uma empresa já certificada na gestão da qualidade, e isso faz com que cresça a responsabilidade de atender sempre e da melhor maneira todas as exigências dos clientes, mas como esse mercado é muito grande, não podemos nos acomodar, a busca para uma melhor qualificação é contínua. Com a crise atual e a grande variação da bolsa, devemos sempre ficar atentos e preparados para mudanças.

Etapa 2

Passo 1
Reúna toda sua equipe para debater a seguinte questão:

“Por que ter a certificação ISO?”; “Quais os benefícios e vantagens?”. 

Brainstorming

-Agregar valores; Aumento no nível de responsabilidade – Com as qualificações ISO é possível mostrar ao cliente o nível de comprometimento e qualidade do serviço/material realizado e com isso exigir maior nível em valor.

-Ter limites e metas para se trabalhar, com maior controle.

-Sempre ter um horizonte para se trabalhar.

-Todo trabalho fica mais focado e dedicado.

-Para ter um padrão de garantia para quem adquire o produto.

Passo 2
Considere a ferramenta utilizada na etapa anterior, definir e escolher uma ou mais respostas que justifiquem a implantação do SGI.

Escolhida: Agregar valores; Aumento no nível de responsabilidade – Com as qualificações ISO é possível mostrar ao cliente o nível de comprometimento e qualidade do serviço/material realizado e com isso exigir maior nível em valor.
Conquista de maior confiabilidade do cliente.

Passo 3
Elabore um texto que resuma as principais ideias da equipe. O material produzido deverá ser entregue ao professor, inclusive rascunhos produzidos durante o brainstorming.

Dentre todas proposta exposta pela equipe, pode-se observar que o enfoque e opinião que satisfaz a maior é o retorno e confiabilidade que o cliente conquista até mesmo para um primeiro contato apenas tendo conhecido nas certificações da empresa. Em nosso atual convívio, há várias empresas do mesmo ramo que estão “disputando” território entre si, qualquer diferencial que seja em custo, certificação, qualificação, entre outros será talvez a garantia de estar a frente dos concorrentes. Por outro lado, temos também o ponto de usarmos as qualificações e conquistas como metas para mantermos sempre em alto nível e padrão o bem que produzimos, com isso, podemos chegar na frase “... Grandes cargos, grande responsabilidades... “ deduzindo que para se manter um bom posicionamento a nível lucrativo é necessário foco e determinação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (323.4 Kb)   docx (375.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com