TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps desenvolvimento econômico

Por:   •  16/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.840 Palavras (8 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Houaiss (2009) diz que índice pode ser uma relação entre valores de qualquer medida ou gradação, um padrão indicador, uma guia de capacidade, tamanho ou função e/ou um paradigma; e dados é o resultado de investigação, cálculo ou pesquisa. Esses instrumentos são usados para facilitar a análise de oscilações percentuais que se acumulam a meio determinados espaços do tempo.

Dando inicio a globalização, as grandes economias mundiais entraram em um processo de desaceleração de crescimento devido ao excesso de produção em desacerto com o crescimento do seu mercado consumidor, trazendo em ocasião uma estagnação das economias dos países desenvolvidos na qual levaram seus governos a procurar novos mercados em países subdesenvolvidos.

Pouco a pouco, os novos investimentos das multinacionais foram sendo transferidos para países subdesenvolvidos, mercados com grande potencial de desenvolvimento.

O Presente artigo terá por finalidade trazer levantamento de dados econômicos regionais e internacionais, para que tenhamos entendimento de como vem sendo observado o IDH mundial e regional.

PIB – Produto Interno Bruto

Utilizado pela economia como indicador responsável por representar as atividades de determinada região ou local, o PIB formaliza somas de valores econômicos.

Existem duas formas para se analisar o desempenho do PIB de uma derradeira região: PIB Nominal e PIB Real.

PIB Nominal – Representa o preço de determinado produto fabricado no ano corrente.

PIB Real – Sendo o mais indicado para levantamento de preços em análise segue com cálculos sobre o percentual inflacionário em ano-base.

A partir de dado Aspecto se utilizam três formas para o cálculo do PIB:

1º - Aspecto da Despesa – Calcula-se o PIB de acordo com a despesa realizada pelos vários agentes econômicos em bens e serviços para o uso final, o qual corresponde ao custo interno que se soma ao custo obtido das famílias e do estado em bens de consumo e custos das empresas em bens de investimentos.

2º - Aspecto da Oferta – Calcula-se o PIB de acordo com o valor originado nas empresas que atuam na economia.

3º - Aspecto do Rendimento – Calcula-se o PIB de acordo com os valores adquiridos dos rendimentos produzidos pela empresa. É obtido pela soma da receita do fator trabalho com as receitas dos fatores produtivos.

Fórmula para Cálculo do PIB

PIB = C+I+G+X-M. Onde, C (consumo privado), I (investimentos totais feitos na região), G (gastos dos governos), X (exportações) e M (importações).

PIB x Consumo das Famílias x FBCF

PIB per Capita

O PIB por habitante ou per capita é obtido através dos valores agregados divido pela população de um país representado pela fórmula:

Descrição: Descrição: PIB_{pc} = \frac{PIB}{N}

Participação percentual do Produto Interno Bruto

das Unidades da Federação

Índice de Gini

Criada por Corrado Gini um estatísico italiano no ano de 1912 o indicador é utilizado para fazer menção aos valores de desigualdade sociais, verificar o grau de concentração de posse de terras em dada região, distribuição da população, dentre outras concentrações de distribuição estatística.

Baseado na Curva de Lorenz, o índice ou Coeficiente de Gini tem como elementos para avaliação os números 0 e 1, onde 0 equivale a igualdade de renda entre a população e 1 equivale a desigualdade, ou seja, a renda se concentra em uma só pessoa e o restante da população quase nada tem, por exemplo.

O cálculo é obtido do levantamento de valores do coeficiente de Gini, onde se calcula como uma razão das áreas no diagrama da curva de Lorenz. Se a área entre a linha de perfeita igualdade e a curva de Lorenz é a, e a área abaixo da curva de Lorenz é b, então o coeficiente de Gini é a/(a+b). Esta razão se expressa como percentagem ou como equivalente numérico dessa percentagem, que é sempre um número entre 0 e 1.

O Índice de Gini pode ser calculado com a Fórmula de Brown, que é mais prática:

Descrição: calcMethod_B

onde:

G = coeficiente de Gini

X = proporção acumulada da variável "população"

Y = proporção acumulada da variável "renda”.

Curva de Lorenz

Foi desenvolvida pelo economista estadunidense Max O Lorenz em 1905.

Segundo o PLT da Disciplina de Desenvolvimento Econômico a Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda.

A Curva de Lorenz Generalizada é útil quando o pesquisador está interessado em avaliar “se um aumento da desigualdade ao longo do tempo se deu em circunstâncias nas quais todos ganharam, mas os ricos ganharam mais que os demais, ou se os mais ricos ganharam às custas dos mais pobres”(Medeiros, 2006: 30).

Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, seguem-se os seguintes passos:

a) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita.

b) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%.

c) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

No caso da Curva de Lorenz o que normalmente se utiliza é uma curva em situação intermediária, ou seja, quanto maior a distância entre a reta de igualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda.

Índice de Desenvolvimento Humano - IDH

Segundo PNUD - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, O conceito de Desenvolvimento Humano também parte do pressuposto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (61 Kb)   docx (18 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com