TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps qualidade

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.375 Palavras (10 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA

[pic 1]

Administração

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

Gestão de Qualidade

Professor: Thalles

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

GESTÃO DE QUALIDADE        

ERA DA INSPEÇÃO        

ERA DA AMOSTRAGEM        

ERA DA EXELÊNCIA NA QUALIDADE        

ERA DA QUALIDADE TOTAL        

ERA DAS NORMAS ISSO        

PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE QUALIDADE        

CONCLUSÃO        

ETAPA 2        

MÉTODO DE ANALISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMA (MASP)        

PASSO 4        

BIBLIOGRAFIA        


INTRODUÇÃO         

Na primeira etapa desta atividade, teremos a oportunidade de conhecer a historia da qualidade, sua evolução e os autores que tiveram a visão do quanto a qualidade é importante, tanto para a organização quanto para a satisfação dos clientes que consomem seus produtos e serviços.


ETAPA 1.

GESTÃO DE QUALIDADE

Podemos definir a qualidade como um produto ou serviço que está ligado à satisfação total do consumidor, e essa satisfação é a base de sustentação da sobrevivência de qualquer empresa, ela deve ser buscada de duas maneiras: defensiva e ofensiva. A satisfação na forma defensiva se preocupa em eliminar os fatores que desagradam o consumidor, através da retroalimentação das informações do mercado. E, a satisfação na forma ofensiva, busca antecipar as necessidades do consumidor e incorporar estes fatores no produto ou serviço.

Os primeiros traços da importância da qualidade surgem ainda no processo de troca das mercadorias (Barganha), que ao realizarem o escambo já se preocupavam com a qualidade do produto que utilizavam, agregando a eles graus diferentes de valores.

A preocupação com a qualidade de produtos e serviços não vem de agora, os consumidores sempre tiveram o cuidado de analisar os produtos que recebiam em uma relação de venda ou troca. Essa preocupação que se voltava para o produto acabado, não produzia qualidade, apenas encontrava produtos defeituosos, pelo fato de serem avaliados diretamente pelos clientes. O que não solucionava o problema, pelo contrario só causava mais transtornos e custos.

Na tabela abaixo podemos ilustrar a evolução da historia da qualidade:

AUTOR

CONCEITO

CARACTERISTICAS DO CONCEITO

ERA

Ford

Técnicas de verificação

Inspetores de qualidade para garantir a qualidade dos produtos.

1920

Shewart / Deming

Técnica de amostragem

Avalição da qualidade dos produtos por lote (CEP).

1940

Deming / Ishikawa

Excelência na qualidade

Preços menores para os produtos de mesma qualidade ou até superiores.

1950

Philip B. Crosby

Qualidade total

Conceito e conhecimento amplo em qualidade.

1960

Normas ISO

Sistema de garantia da qualidade, por padrões internacionais.

1980


ERA DA INSPEÇÃO

Em 1920, deu inicio a primeira era da gestão de qualidade. Era essa denominada “Era da Inspeção”, pois os produtos eram verificados por inspetores para que fossem diagnosticados possíveis problemas com os produtos.

ERA DA AMOSTRAGEM

Logo após em 1940, esse sistema de inspeção deu lugar a uma nova era chamada de “era da amostragem” ou lote, onde a avaliação do produto era feita por amostragem, por exemplo: formava-se um conjunto de produtos com uma quantidade X e se retirava um ou mais produtos para analise da qualidade, se esse produto passasse nos testes, entendia-se que todos os produtos do lote estariam nas mesmas condições dos que foram avaliados.    

Ainda nessa era, se desenvolve o (CEP) controle estatístico do processo, onde se começa a usar ferramentas estatísticas para medir os resultados e desempenhos de produtos e processos dentro das organizações.

ERA DA EXELÊNCIA NA QUALIDADE

Já em 1950, iniciou-se a “Era da Excelência na Qualidade”, ou também conhecida como garantia da qualidade, onde visavam oferecer um determinado produto com os mesmos padrões de um produto de alta qualidade mais com um custo mais baixo, podendo assim oferecer um produto mais barato para os consumidores e com o mesmo nível de qualidade de um de alto custo.

ERA DA QUALIDADE TOTAL

Em 1960 começa a chamada “Era da Qualidade Total”, onde começa a se introduzir também o conhecimento e começa a ser levado em consideração elementos como a missão, a visão e os valores das organizações.  Criando assim um conceito de associação da qualidade dos produtos e serviços, aos objetivos da empresa, trazendo credibilidade para a organização.

ERA DAS NORMAS ISSO

Nas décadas seguintes, mais precisamente em 1980, da inicio a uma nova era, a das normas ISSO, que significa um sistema de classificação da qualidade por métodos e padrões internacionais, o que garante para a empresa o selo de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (598.8 Kb)   docx (162.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com