TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ats economia

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.388 Palavras (6 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Anhanguera Educacional Pólo Pelotas

 2° Semestre Administração EAD

Economia

Aline Kruger Klug – 4300064858

Anelize Rico Quintilhano – 4311787676

Ana Cristina Pinto da Silva - 4311775008

Jenifer Raquel Muller Hartwig - 4300064870

ATPS DE ECONOMIA

Professor Tutor a Distância: Renata Machado Garcia Dalpiaz

Professor Presencial: Magda

Pelotas/ RS – 14 de Setembro de 2012

INTRODUÇÃO

Nesta ATPS iremos fazer uma análise social e econômica sobre um produto muito conhecido no mercado. O CARRO.

Abordaremos o assunto de uma forma ampla, apresentando a história do produto, sua situação na economia atual e sua necessidade e importância na vida das pessoas, bem como seu crescimento e ascensão no mercado.

DESENVOLVIMENTO

Ao pesquisarmos sobre qual o produto que seria apresentado, várias idéias surgiram ao longo das discussões. Entre elas citamos Relógio, sapatos, esmaltes e cup cake, porém, o produto que mais nos chamou a atenção foi o Carro, por apresentar um material amplo para pesquisa e principalmente, por sua grande repercussão no mercado nos últimos anos.

O mercado brasileiro de automóveis teve uma evolução positiva na economia nacional nos últimos anos. A cada dia que se passa o mercado aumenta.

Isso se deve a entrada de novas marcas e montadoras no mercado desde o inicio da década de 90, além do amadurecimento do consumidor e a melhora do poder aquisitivo da população.

Para os consumidores brasileiros nunca o mercado esteve tão farto de opções e condições para financiamentos e consórcios cada vez mais facilitados, além das taxas de IPI sendo reduzidas ou totalmente anuladas pelo governo para aquecer o mercado automotivo brasileiro.

Podemos notar este aumento nas vendas no seguinte gráfico:

[pic 2]

http://ayrtonfontes.wordpress.com/

Os efetivos compradores são pessoas maiores de 18 anos que buscam treinamento nos CFCs para que possam conscientes, treinados e habilitados e com uma renda garantida efetuar a compra de seu primeiro carro.

Voltando um pouco no tempo, podemos perceber que não houve um exato momento na historia do automóvel que se possa convencionar como o inicio desta grande invenção, os primeiros automóveis que surgiram foram depois de sucessivas aproximações e adaptações tecnológicas em torno de um objetivo comum, viajar rápido com comodidade com Maximo segurança e um mínimo de esforço para os ocupantes.

Até chegar a um modelo mais moderno, muitos outros tipos foram inventados.

Em 1850 o automóvel exigia um novo salto tecnológico com a invenção do motor a explosão e a descoberta de que se podia usar petróleo como combustível.

É bem provável que os primeiros automóveis de combustão interna a gasolina tenham surgido quase simultaneamente através de vários inventores alemães trabalhando independentemente, Karl Benz construiu o seu primeiro automóvel em 1885 em Mannheim conseguindo a patente em 29 de janeiro do ano seguinte e iniciando a primeira produção em massa em 1888.

Se em 1891 existia somente um automóvel no Brasil, em 1904 já eram 84 carros registrados na Inspetoria de Veículos, a empresa Ford em 1919 decide trazer a empresa para o Brasil, Henry Ford sentencia, o automóvel está destinado a fazer do Brasil uma grande nação. A primeira linha de montagem e o escritório da empresa foram montados na Rua Florêncio de Abreu, centro de São Paulo.

Em 1925 foi a vez da General Motors do Brasil abrir sua fábrica no bairro paulistano do Ipiranga, onde meses depois circulava o primeiro Chevrolet, dois anos depois a companhia inicia a construção da fábrica de São Caetano do sul.

E foi no Estado de São Paulo que ficou instalado o maior parque industrial da América Latina, dando um importante impulso para o rápido crescimento econômico paulista. A revolução automotiva da década de 1950 trouxe ao estado paulista tecnologia de ponta, empregos, desenvolvimento industrial e uma nova relação capital trabalho, com o crescimento e fortalecimento dos sindicatos de classes, Hoje, o Estado produz mais de um milhão de veículos por ano.

Analisando tudo isso se percebe que todo o processo não se dá de forma rápida e simples. Até o carro chegar à concessionária para ser vendido, ele passa por várias etapas, gerando assim, altos custos que somam o peso de 30% no processo produtivo total.

Dentre eles podemos citar:

- Mão de Obra

- Material Indireto

- Energia e água,

Enquanto a outra porção de 70% fica para os materiais e componentes do produto.

Só para complementar, esses valores são muito altos, pois os fornecedores do material também enfrentam o efeito em cascata de taxas, mão de obra, alto preço da matéria prima e o tempo gasto na produção.

Segundo dados da Pricewatehousecoopers o custo de manufatura de um modelo compacto no Brasil gira em torno de US$ 1.400, valor equivalente ao dos EUA e Japão.

Para melhor visualizarmos a diferença entre os valores na produção do automóvel dos principais países que se destacam mais na produção, apresentamos a seguinte tabela:

Países

Valor em US$ da produção

Alemanha e Reino Unido

1,8 mil dólares

Brasil, EUA, Japão.

1,4 mil dólares

México

600 mil dólares

Tailândia

500 mil dólares

China

400 mil dólares

De acordo com Ostermann, americanos e chineses (de empresas joint venture internacionais) gastam em média de 15 a 19 horas para produção de um automóvel. Enquanto no Brasil, são necessárias de 26 a 30 horas, levando em conta níveis semelhantes de automação da fábrica e do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (772.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com