TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento da eficiência organizacional devido à estrutura organizacional correspondente

Artigo: Aumento da eficiência organizacional devido à estrutura organizacional correspondente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Artigo  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

2. INTRODUÇÃO

As empresas que sobrevivem são aquelas capazes de responder aos desafios do contexto atual de mudanças constantes e aceleradas. As empresas que têm êxito são as que prevêem a mudança e desenvolvem antecipadamente as suas estratégias (Nadler, 1994). A diferença está na natureza proativa das ações empresariais, determinando o nível de sucesso alcançado.

Fatores como as inovações tecnológicas, maior competição, globalização, aumento nas expectativas e exigências dos consumidores, o contexto sócio-econômico instável, impelem as organizações para a mudança, para o desenvolvimento de novas competências que permitam maior adaptabilidade, flexibilidade e rapidez de decisão.

Segundo Nadler (1994) "a maneira pela qual a empresa organiza seus esforços pode ser uma fonte de grande vantagem competitiva, particularmente nas épocas em que aumenta o valor da flexibilidade, da adaptação e da administração da mudança".

Procura-se embasar teoricamente esta dissertação em Robbins (1990) que defende a melhoria da eficiência organizacional através de uma adequada estrutura organizacional, alinhada às variáveis contingenciais que a condicionam. Dentre essas são estudadas, neste trabalho: a estratégia e o ambiente organizacional.

Esta pesquisa apoia-se, também, na Teoria dos Sistemas Abertos e no conceito de Congruência Organizacional proposto por Nadler e Tushman (1994), propiciando um entendimento do funcionamento das organizações e dos componentes que devem estar em congruência entre si, para maior eficiência organizacional.

A unidade de análise é o que pode ser chamado de subsistema projeto de edificações. Os conceitos da Teoria Organizacional abordados são particularizados para esta unidade de análise. Ao que dispõe Robbins (1990): "os conceitos da Teoria Organizacional aplicam-se as subunidades da organização assim como para toda a organização. De fato, pode-se encontrar diferentes estruturas dentro de uma mesma organização".

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com