TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aumento de Produtividade

Por:   •  24/5/2015  •  Artigo  •  1.528 Palavras (7 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 7

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

CRICIÚMA - 2014

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

PULTRUSAO DO BRASIL

Artigo apresentado ao Prof. ........... da disciplina de Organização, Sistemas e métodos do curso de Administração/Comércio Exterior.

Faculdades ESUCRI

Criciúma – 10/2014

AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

PULTRUSÃO DO BRASIL

Acadêmicos

SINOPSE: O texto tenta mostra melhorias feitas na empresa citada para aumentar sua produtividade sem deixar de oferecer um produto com qualidade e provocar problemas em relação aos métodos usados na produção e montagem de seus produtos, aproveitando melhor o tempo e a matéria prima, baixando assim o custo de produção.

1. INTRODUÇÃO

Pode-se observar, décadas atrás, uma grande evolução no que se diz respeito aos métodos usados em produção, hoje visualizamos um mundo todo informatizado, fábricas são construídas para trabalharem com o máximo de produtividade usando mão-de-obra o mínimo possível. Mas para muitas empresas a mão-de-obra é quase que totalmente usada e processos são feitos que totalmente artesanais.

2. AUMENTO DE PRODUTIVIDADE

Segundo MARTINS, P.G. e LAUGENI, F. P. conceituação de produtividade tem abrangência bem ampla e consideram a produtividade como a relação entre o valor do produto e/ou serviço produzido e os custos dos insumos para produzi-los. Hoje o mercado traz inúmeros conceitos de diferenciação de preço e qualidade do produto que irá para a venda, e saber trabalhar com o mercado nesta flexibilidade é uma dificuldade que os empresários enfrentam.

Muitos são os fatores que determinam a produtividade de uma empresa como:

- Relação capital-trabalho: indica o investimento em máquina e equipamentos em relação à mão de obra empregada.

- Escassez de alguns recursos: como energia elétrica ou a gás.

- Mudanças de mão-de-obra: trabalhadores com grau de conhecimentos e instrução maior.

- Inovação e tecnologia: são grandes responsáveis pelo aumento da produtividade nas últimas décadas.

- Restrições legais: limitações impostas pelo governo quanto à implantação de ferramentas para diminuir impacto ambiental.

- Qualidade de vida: melhoria na qualidade de vida dos colaboradores.

Pode-se dizer que realmente que o objetivo principal de qualquer gerente é aumentar a produtividade em seu departamento sem descuidar da qualidade, aumentando a satisfação do cliente, reduzindo os desperdícios, reduzindo os estoques de matéria prima, melhor utilização dos recursos humanos e assim aumentando a lucratividade.

As quatro fases que formam o ciclo da produtividade são: medida, avaliação, planejamento e melhoria. Pode usar dados já coletados ou coletar novos dados e fazer uma nova análise de como usá-los para criar um processo de melhoria. Pois não importa se a empresa já tem um resultado de produtividade satisfatório, os processos de produção podem sempre ser melhorados.

Para a medição do desempenho precisa-se analisar se os níveis estão bons, ruins ou diferentes, para poder partir de um ponto de busca pela melhoria, criando assim um sistema de desempenho, observando que esses níveis podem mudar de acordo com as mudanças do mercado ao longo do tempo. Assim para gerar algumas medidas, tem que se partir de cinco objetivos de desempenho: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e custo. Dentro desses objetivos de desempenho podem existir medidas compostas para atingir objetivos financeiros, de mercado ou operacionais.

Para Slack, Chambers e Johnston estas medidas compostas são menores, como por analisadas todas as informações e montar o planejamento, o próximo passo é estabelecer as metas para o aumento da produtividade e fazer o acompanhamento com os dados colhidos em todas as áreas envolvidas.

3. MELHORIA NA PRODUTIVIDADE DA EMPRESA PULTRUSÃO DO BRASIL

A empresa Pultrusão do Brasil atua no setor de plásticos reforçados de alto desempenho, investindo continuamente em Tecnologia do Processo de Pultrusão, Engenharia de Aplicações dos perfis pultrudados, Sua planta industrial está

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (52.8 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com