TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação 2 de Estatística UVA

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

ATIVIDADE UNIDADES 3 E 4

Atualmente, diz-se que as empresas vivem em um ambiente complexo e com muitos desafios a enfrentar diante da globalização e da diversidade. 

Por que esse ambiente é complexo e como se pode vencer seus desafios?

O ambiente é complexo porque as organizações estão marcadas pelos avanços tecnológicos e científicos, mudanças de conceito, de valores e quebra de paradigmas que norteiam todos os seguimentos da sociedade.

Nesse ambiente globalizado, os gestores são cada vez mais desafiados a atuar de forma reflexiva, sensível e consciente para lidarem com pessoas de diferentes formações e valores e com as sutilezas de suas relações num ambiente socioeconômico permeado pela complexidade, fragilidade, enfermidade e contradições, fazendo emergir discussões sobre a cultura como uma das variáveis fundamentais para a compreensão do fenômeno organizacional.

Os desafios podem ser vencidos criando uma estrutura com Cultura Organizacional. A cultura é um fenômeno social e depende das pessoas que compõem a organização. Dependerá do que estas pessoas, como indivíduos ou como grupos, trazem de bagagem intelectual, de ideias, técnicas, comportamentos e atitudes. Ou seja, uma cultura que diferenciará de todas as outras como se fosse um DNA, que é definido pela missão institucional, visão de futuro e valores sociais da organização.

Por que esse ambiente é complexo e como é possível vencer seus desafios?

Os gestores e lideres tem de agir de forma ética, sendo transparente nas relações humanas, usando lições do passado analisadas e criticadas e a experiência individual. Utilizando-se de:

LIBERDADE: poder de fazer ou não coisas, escolhas, usando da criatividade e sentimentos, conhecimentos e/ou culturas.

AUTONOMIA: condição própria do ser humano que é livre. A ética existe onde o ser humano é livre e autônomo para fazer as suas escolhas de ação.

CONSCIÊNCIA: percepção do que está acontecendo, a partir de um juízo de valor. É preciso consciência do que se está fazendo para se analisar a ética que o acompanha.

O comportamento ético na organização deve refletir o comportamento ético da sociedade e cumprir o código de ética da própria instituição que é um instrumento que traduz para seus funcionários, clientes e sociedade, os princípios, a visão e a missão da empresa, e orienta atitudes e comportamentos a partir de políticas e práticas específicas.

O conteúdo do código de ética deve ser escrito de modo claro e objetivo, de fácil entendimento e acessível a todos da organização. A organização deve adotar políticas para debater o seu código de ética ou revê-lo quando necessário, torná-lo conhecido e aceito pelas pessoas do seu contexto e sua prática deve ser seguida por todos, desde os líderes ao colaborador que acaba de se integrar na organização. O papel da liderança se torna fundamental no cumprimento das suas diretrizes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com