TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação da orientação para o mercado segundo Hooley, Saunders e Piercy referente à empresa Cosentino.

Por:   •  11/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.197 Palavras (9 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA DE NEGÓCIOS

BRUNO DA SILVA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

São Paulo

 2017

BRUNO DA SILVA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

   

                                                   

     

      Trabalho de Estratégia Empresarial apresentado como exigência parcial para a formação em pós-graduação, ao curso de Gestão Estratégica de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Avaliação da orientação para o mercado segundo Hooley, Saunders e Piercy referente à empresa Cosentino.

                 

 

Professor:  Cláudio Alberto de Moraes

São Paulo

2017

SUMÁRIO

1. APRESENTAÇÃO        4

2. INTRODUÇÃO        5

2.1 A Empresa Cosentino        5

3. RESULTADO DA PESQUISA        6

3.1 Orientação ao Cliente        6

3.2 Orientação ao Concorrente        7

3.3 Perspectivas no Longo Prazo        7

3.4 Coordenação Multifuncional         8

3.5 Cultura Oranizacional         8

4. PROGRAMA DE AÇÕES        9

4.1 Orientação ao Cliente        9

4.2 Orientação ao Concorrente        10

4.3 Perspectivas no Longo Prazo        10

4.4 Coordenação Multifuncional         11

4.5 Cultura Organizacional         11

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        12

1. APRESENTAÇÃO

  A estratégia de uma empresa é o conjunto de ações que definem os rumos possíveis a se seguir no futuro.

Neste momento, avaliando a orientação para o mercado da empresa Cosentino, segundo Hooley, Saunders e Piercy, com base em uma pesquisa feita com seus gestores, serão apresentadas estratégias para empresa no Brasil.

2. INTRODUÇÃO

  A Cosentino nasceu da pedra, com a exploração do mármore de Macael na década de 1940 em Almería na Espanha. Com a experiência no setor do mármore a segunda geração da família Cosentino, criou em 1979 a Mármores Cosentino S.A. Uma empresa que na época constava com 17 trabalhadores, iniciada por Francisco Martinez Cosentino e seu irmão Eduardo Martinez Cosentino, os quais mais tarde se juntaram ao terceiro irmão José Martinez Cosentino e expandiram os negócios até Barcelona, com um pequeno armazém de mármores.

Durante a década de 80, a Mármores Cosentino S.A estendeu suas atividades comerciais a diferentes pontos da Espanha. Contudo, os irmãos Martinez Cosentino estavam conscientes de que sua atividade não poderia se limitar a extração e transformação do mármore “Blanco Macael”, e decidiram empreender em uma estratégia de diversificação e expansão internacional, através da investigação e inovação.

Seguindo esta linha, a Cosentino deu início a um ambicioso projeto que culminou a construção de uma revolucionária unidade industrial onde em 1990 começou a fabricar sua primeira superfície industrializada, o Silestone. Produto, qual cinco anos depois viria a triunfar no âmbito de bancadas de cozinha por todo mundo.

Graças a continuidade no processo de investigação e desenvolvimento, posteriormente outros materiais foram lançados em seus respectivos setores, e também se tornaram líderes de mercado. Como a linha ECO, superfície reciclada da Cosentino, a linha Sensa, de granitos naturais com proteção contra manchas e a mais recente, a linha Dekton, uma superfície ultra compactada inovadora que está revolucionando mais uma vez o mercado da arquitetura e do design a nível mundial.

Hoje a Cosentino é a maior fabricante de superfícies para o mundo da arquitetura e do design do mundo. A empresa imagina e antecipa aos seus clientes soluções inovadoras e inspiradoras. Sua firme aposta em criar materiais inovadores e soluções de elevado valor, foi sempre acompanhada de uma vontade ímpar de impulsionar internacionalmente a empresa, presente hoje em 95 países.            

3. RESULTADO DA PESQUISA SOBRE O GRAU DE ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO – GOM

Esta fase dá início ao projeto, um conjunto de percepções, vontades e interesses, em geral estimulado por uma demanda, necessidade da empresa, interna ou externa, ou por uma oferta e oportunidade. Tudo começa com a identificação de um problema ou oportunidade e termina com a elaboração de estratégias para a empresa Cosentino.  

A análise acontece sobre o grau de orientação para o mercado com três áreas distintas, tendo como objetivo identificar os pontos que devem ser melhorados na empresa, segundo seus gestores. E então criar estratégias que contribuam para melhora destes pontos identificados por eles.

3.1 Orientação ao Cliente

Esta fase análise mostra como a Cosentino é abrangente em relação a orientação cliente segundo seus gestores. A média de todos eles são muito parecidas. E segundo a pesquisa o reconhecimento de grupos distintos no mercado e a adaptação de preços no mercado é onde necessita maiores estratégias.

SEQUÊNCIA

DIREÇÃO BR

COMERCIAL SP

MARKETING

MÉDIA

I

5

4

4

4

II

4

3

4

4

III

4

4

4

4

IV

5

5

5

5

V

5

3

3

4

TOTAL

23

19

20

21

3.2 Orientação ao Concorrente

Passo a passo do escopo

No escopo do projeto buscamos informações cruciais para o inicio do projeto, para que comece e forma organizada e numerada passo a passo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (207.8 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com