TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação à Distância – AD1 (PROVA) Período - 2022/1º Disciplina: FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA

Por:   •  18/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  499 Palavras (2 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 2

Pesquise no material didático recomendado para o curso e discuta as seguintes questões:

1. Associe: imigração – colonato – mercado interno – industrialização. (3,0 pontos)

A utilização da mão de obra imigrante foi a solução adotada por alguns fazendeiros do oeste paulista como forma alternativa de superar o problema da mão de obra, depois que tiveram dificuldades para organizar a transferência interna de escravos.

Esse uso de mão de obra imigrante contribuiu para o crescimento da cafeicultura no Brasil.

A produção do café no oeste paulista teve duas formas bem marcadas de utilização da mão de obra imigrante.

Primeiro aconteceu o sistema de parceria, marcando o chamado oeste velho paulista, momento inicial de inserção dos imigrantes.

Onde as péssimas condições de transporte, falta de cumprimento de promessas sobre terras, cobranças de dinheiro irregulares feitas pelos fazendeiros (que cobravam valores altos por sua viajem e outros), a obrigação de trabalhar e um regime de semiescravidão eram os problemas principais para os imigrantes e causaram descontentamento.

A segunda forma, o sistema de colonato, aparecia como o novo formato encontrado para garantir o fluxo de imigração para a cafeicultura e trouxe mudanças significativas em relação ao sistema de parceria.

O colonato não impunha condições de vida tão degradantes aos imigrantes para a atividade produtiva. O financiamento de sua vinda pelo Estado favoreceu o aumento de imigrantes para o país.

O sucesso na aplicação do colonato afetou diretamente ao aumento da produção do café e a procura pelo produto não aumentou afetando diretamente a economia nacional na época.

Essa crise só foi superada pela transferência de recursos para a atividade industrial.

2. Analise os principais determinantes da recorrente desvalorização cambial do final do século XIX no Brasil. (3,0 pontos)

O país produzia mais café e não tinha um aumento no consumo internacional, consequentemente houve uma queda no preço internacional do café, baixando o lucro e valor da exportação. E o café era nosso principal produto de exportação desde a metade do século XIX. A queda de preço do café afetou diretamente os pagamentos e causou mudanças da política econômica nacional.

3. O Convênio de Taubaté de 1906 tinha como principal objetivo estabilizar o preço internacional do café e, assim, garantir a renda dos cafeicultores mesmo diante de variações importantes da produção. Explique essa afirmativa e descreva as principais medidas adotadas. (4,0 pontos)

O Convênio de Taubaté, firmado em 1906, formalizou uma nova prática de proteção da renda da cafeicultura e suas principais medidas adotadas foram: A obrigação a compra de excedentes de produção pelos governos estaduais envolvidos, a compra seria viabilizada por meio de um financiamento de 15 milhões de libras esterlinas, o gasto com a compra do excedente de café seria coberto pela criação de um imposto em ouro aplicado a cada saca exportada de café, um fundo seria criado para estabilizar a taxa de câmbio, impedindo sua constante valorização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com