TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: Organização da Educação Brasileira e Política Pública

Por:   •  1/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

DISCIPLINA: Organização da Educação Brasileira e Política Pública

ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)

1. Faça um relato sobre a História da Educação no Brasil, desde a chegada dos Jesuítas até os dias de hoje. (mínimo uma página)

R= No Brasil, segundo Bello (2001), os jesuítas se empenharam na realização de atividades educacionais e na pregação da fé católica, tão logo entenderam que seria impossível realizar a conversão dos índios se eles não aprendessem a ler e escrever. Os jesuítas no ano de 1570, já haviam construídos três colégios (Rio de Janeiro, Pernambuco e Bahia) e mais cinco escolas de instrução elementar (Porto Seguro, Ilhéus, São Vicente, Espirito Santo e São Paulo de Piratininga).

Colégio e templos nas mais distintas localidades regionais da colônia, utilizando recursos como a dança, a música e o teatro para consolidar um sistema de educação e expandir sua pedagogia, assim ”multiplicando seus recursos para atingir inteligência das crianças e encontrar-lhes o caminho do coração”.

Na região dos Sete Povos das Missões, havia as atividades de agricultura e pecuária, com produção de sobra, com isso construíram oficinas para criação de instrumentos musicais, bem como para imaginária e adornos usados nos templos. Com orientação de mestres jesuítas, os indígenas realizavam a talha e a escultura em madeira e pedra, utilizando elementos da flora e fauna que estavam ao redor dos aldeamentos (FONSECA,2012).

Os jesuítas foram os principais educadores no período colonial, aqui no Brasil, em meados de março de (1549 a 1759), tiveram uma participação importante na educação deste país. Até chegar o plano Ratio Studiorum publicado em 1599 e dominou a educação no Brasil até expulsam dos jesuítas pelo primeiro ministro de Portugal Sebastião José de Carvalho (Marques de Pombal).

A educação no Brasil, passou por várias mudanças que são seguidas até os dias de hoje, foram implantadas novas leis na educação, mas a educação continua com a mesma característica realizada em todo os países do mundo.

O que podemos observar é que são oferecidos dados pelo Ministério da Educação, e que os estudantes não aprendem o que as escolas orientam a ensinar. Mesmo sendo usados os Parâmetros Curriculares Nacionais como norma de ação, sabemos que a Educação jesuítica teve caráter nacional na educação, após isso houve muita desordem e poucos ajudaram para o desenvolvimento da qualidade da educação oferecida.

A educação Brasileira precisa implantar um modelo único para poder atender as

necessidades das escolas.

2. Quem é responsável pela Educação Infantil e Ensino Fundamental? E pelo Ensino Médio?

R= O ensino fundamental e a educação infantil, em colaboração com o Estado é de responsabilidade prioritária do poder público municipal, e o Estado por sua vez dirige prioritariamente para o ensino médio. Tendo como função avaliar os resultados do desempenho das escolas e exercer a função de redutor das disparidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com