TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BASE NA ADMINISTRAÇÃO I DISCUSSÃO SOBRE A PERSPECTIVA DO DÉCIMO TRABALHO

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.016 Palavras (9 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

RENATA SOARES GOMES

        

        

 

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I

DISCUSSÃO SOBRE A PERSPECTIVA DO TRABALHO DECENTE

Montes Claros

2011

RENATA SOARES GOMES

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

FUNDAMENTOS EM ADMINISTRAÇÃO I

DISCUSSÃO SOBRE A PERSPECTIVA DO TRABALHO DECENTE

Trabalho apresentado como avaliação parcial ao Curso Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Teoria da Administração-Comunicação e Linguagem-Sociologia-Filosofia / Periodo I

Orientador: Profº: Adriana Rampazzo – Marcelo Silveira – Wilson Sanches – Márcia Bastos

        

Montes Claros

2011

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO..........................................................................................................04

DESENVOLVIMENTO – ..........................................................................................05

CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................08

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..........................................................................09

       

                                                                                                                                           4

INTRODUÇÃO

                         

O principal norte deste trabalho é discorrer sobre a incidência do trabalho decente dentro das empresas no contexto da economia moderna onde as transformações em relação às questões que envolvem o empregador e o empregado são ressaltadas a partir da valorização do capital humano nas organizações.

O trabalho decente indicado pela Organização Internacional do Trabalho procura abranger diversos aspectos que enfoca as questões relacionadas às atividades trabalhistas como a informalidade, a equidade de direitos entre a empregabilidade dos homens e das mulheres, o trabalho forçado, cargas horárias extenuantes entre outros. É este contexto que vai ser alvo de discussão desta atividade interdisciplinar.

                                                                                                                                           5

DESENVOLVIMENTO

Falar da introdução do trabalho decente deve se primeiro colocar em ênfase a conduta da Organização Internacional do Trabalho que lançou, podemos dizer a pedra angular para que este processo fosse desenvolvido em todos os países, independente da forma social, política e econômica que a nação estivesse submetida.

A partir deste contexto surgiu através da OIT a conceituação do que seria o trabalho decente. Para esta organização internacional o trabalho decente se referia à proposta de promover o acesso do trabalhador às atividades produtivas associada a um sistema de igualdade em relação às oportunidades, aqui se refere aos gêneros, cor e etnia e principalmente nas relações que envolvem o empregador e o empregado na questão do respeito aos direitos do trabalho na amplitude da proteção social e desenvolver um processo que busque constantemente o diálogo no campo da socialização.

Na verdade o que a Organização Internacional do Trabalho estava buscando era impor uma metodologia ou comportamento por parte do capital empregador para a erradicação de situação como o trabalho escravo e também combater de forma sistemática o trabalho infantil e as jornadas de trabalho extenuante a que são submetidas os trabalhadores.

Lançado este processo do trabalho decente a Organização Internacional sugeriu que através dos países membros fosse desencadeado um plano de monitoramento das condições de trabalho dentro destas nações.

Para que o país mostre a organização a sua evolução dentro das perspectivas de estar ou não praticando o trabalho decente foi lançado pela própria organização internacional um conjunto de indicadores que passaria a ser o norte a ser

                                                                                                                 6

perseguido em relação à prática do trabalho decente.

Aqui cabe um comentário sobre a perspectiva do trabalho decente em países que tem em seu histórico trabalhista muitas deficiências que são contraditórias com a proposta da Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Brasil. Os desafios se mostram de forma grandiosa, esta constatação está nos índices ainda altos de trabalho infantil no país, a nação ainda convive com a situação da informalidade considerando que grande parte da população não encontra oportunidade no mercado de trabalho formal.

Ainda existe no país uma grande discrepância salarial entre as mulheres e os homens e também em relação à população branca e negra, quando  vemos que o  principal objetivo deste trabalho decente é promover a igualdade sob todos os aspectos. E para engrossar as fileiras correntes contra os princípios do trabalho decente no país ainda vemos uma grande população de adolescentes e jovens que estão numa situação de desemprego involuntário e ainda podemos afirmar que são grandes os indicadores no país do trabalho forçado.

Mas com todos estes desafios o país tem avançado em sua proposta de impor uma política de trabalho decente e estes avanços podem ser mensurados a partir do ano de 2003 quando vários destes indicadores que foram colocados acima tiveram uma queda relativamente significativa mais nada que pudesse imaginar uma situação plena do trabalho decente proposto pela organização internacional do trabalho.

Dentre os avanços considerando o ano de 2003 como parâmetro podemos citar uma maior elasticidade entre o crescimento do Produto Interno Bruto e o emprego. Este fato se deve estritamente ao crescimento da economia brasileira para o período. Com o controle inflacionário houve um ganho real do salário proporcionando aos trabalhadores um poder maior de consumo. E para finalizar estes avanços houve também uma maior equiparação entre as oportunidades de trabalho em relação ao sexo feminino, a participação das mulheres no mercado formal de trabalho registrou um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (105.4 Kb)   docx (65.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com