TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O AMANHECER DO 3º MILÊNIO – PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO E TEMPO LIVRE

Por:   •  28/11/2017  •  Resenha  •  1.103 Palavras (5 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 5

“O AMANHECER DO 3º MILÊNIO – PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO E TEMPO LIVRE” Domenico De Masi

O autor relata, primeiramente, o seu conceito de sociedade pós-industrial, identificando-a como a produção de bens imateriais em grande escala. Após essa análise é dito como está se transformando o trabalho na sociedade pós-industrial, e como este está transformando o ócio.

De Masi enfatiza que essa transformação na sociedade se deve a alguns fatores como: desenvolvimento tecnológico, progresso organizacional e globalização. Logo é afirmado pelo autor que é necessário que se busque um terceiro modelo de regime político, que não se baseie no trabalho e sim no tempo livre.

Em seguida é descrito por De Masi quais foram as principais consequências da industrialização que nos levaram ao mundo pós-industrial, destacando-se os elementos aumento de longevidade, aumento exponencial da população, e desenvolvimento sem trabalho.

Fala-se também da mudança de valores da sociedade industrial, que apreciava a executividade, a obediência e a conformidade, frente à sociedade pós-industrial que aprecia a flexibilidade e a criatividade. Outro valor igualmente destacado pelo autor na sociedade pós-industrial é a constituição da desestruturação do tempo e do espaço.

Destacando-se, finalmente, a percepção que se tem de que trabalho esta relacionado a um dever, enquanto o ócio a um pecado.

Para a compreensão do texto é importante saber as fases do sistema social que passou da produção rural, onde o poder estava nos proprietários de terra, para a sociedade industrial, que possui a produção de bens industriais em grande escala, e em seguida passou para o sistema pós-industrial, que consiste na produção de bens imateriais, como serviços, em grande escala. Toda a transformação que temos nos dias de hoje foi determinada por alguns fatores, como o desenvolvimento tecnológico e científico, proporcionando a possibilidade de termos muita facilidades nos dias de hoje. Outro fator foi o progresso organizacional e principalmente a globalização. Contudo, estas transformações geraram as divisões que temos hoje, como o capitalismo e o comunismo, onde o capitalismo se preocupa apenas em produzir e o comunismo apenas em distribuir.

Diante da explanação histórica do autor que na passagem da sociedade rural para industrial as potencias que investiram em desenvolvimento tecnológico e cientifico saíram na frente dos gregos que incentivavam os estudos da filosofia, política e literatura (ócio produtivo). Diante de percepção de atraso da Grécia com essa estratégia o ócio produtivo tornou-se uma não opção de desenvolvimento. Para o grupo essa foi a grade idéia que De Mais quis passar como texto que para alavancar uma sociedade é preciso primeiramente investimento em estudos tecnológicos e científicos.

Para De Masi, existem alguns fatores que levaram a sociedade da industrialização a era pós-industrial, caracterizada ainda por ele como a época em que não se produzem bens materiais em larga escala, mas sim bens imateriais, como serviços, informação, valores, entre outros; Entre os fatores estão o desenvolvimento tecnológico – científico –, o progresso organizacional e a globalização.

          Levando em consideração o desenvolvimento científico – tecnológico  – o autor chama a atenção para o fato de esse avanço não se reter a informática, mas também abrangem a medicina, a farmacologia, o desenvolvimento de novos materiais e várias outras áreas de estudo que se desenvolveram em ritmo extremamente acelerado se comparado a outras épocas.

          Tomando como inicio Taylor, sendo seguido por Ford e outros, o progresso organizacional deu um grande salto a partir do século XIX. Assim escola, trabalho e a sociedade foram organizados sistematicamente, até o tempo livre virou alvo da organização cientifica. O autor ressalta este último fato como monstruoso e a transformação da sociedade industrial em sociedade pós-industial passou em grande parte pelo processo de transformação das ciências organizacionais.

           A globalização também toma parcela dessa transformação, o acesso das massas a informação e comunicação modificaram a sociedade como um todo. Para De Masi, é cada vez mais difícil irmos a lugares diferentes dos quais vivemos. Se levarmos em consideração a cultura de massa, observaremos uma grande quantidade de pessoas consumindo exatamente o mesmo produto em uma área extensa do globo, transformando a vida de pessoas, e uma grande parcela desse produto sendo produzida por um país – ou um restrito conjunto de países. Nações que vendem seu estilo de vida aos quatro cantos do globo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (76.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com