TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Benefícios do Sistema ERP a microempresa Macmbira

Por:   •  24/11/2015  •  Artigo  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

Benefícios do sistema ERP a microempresa Macambira Cuscuzeria e Tapiocaria

Andson da Silva Rodrigues1

1Faculdade de Ciências Aplicadas de Petrolina (FACAPE)  – 

Campus Universitário, s/n –Vila Eduardo Petrolina – PE

andson_rodrigues@hotmail.com

Resumo. Os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP) proporcionam a interconexão entre os processos de negócio, tanto operacionais quanto estratégicos de qualquer organização. Atualmente, existem Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP) especialmente desenvolvidos para os pequenos negócios nos quais atendem simultaneamente as necessidades de cada segmento. A Macambira Cuscuzeria e Tapiocaria é uma microempresa, aberta em 2015, do segmento alimentício administrada por dois sócios - Luiz Henrique Costa Lopes e Ithiara Soares Lopes. O artigo descreve detalhadamente três benefícios nos quais um Sistema Integrado de Gestão Empresarial proporcionaria a microempresa Macambira após a sua implantação. Os benefícios gerados pelo Sistema Integrado de Gestão Empresarial para a microempresa Macambira são: uma gestão eficiente dos clientes cadastrados estabelecendo uma relação com cada cliente, gerenciamento de mesas e comandas de forma eficaz alinhando a frente de caixa (PDV) e controle dos suprimentos.

1. Introdução              

A utilização da tecnologia da informação nas organizações aumentou substancialmente e por consequência o uso dos sistemas de informação tornou-se um elemento de sobrevivência.

As micro, pequenas e médias empresas para se consolidarem no mercado precisam de informação, a base do cotidiano da administração da organização. Porem para a informação ser vital ao gestor é necessário um conjunto de características que satisfaçam as necessidades dos usuários, tais como confiabilidade e rapidez [Cruz, 2011].

Por conta desta necessidade de informações decorrente de um mercado competitivo, os gestores entendem que a organização precisa se utilizar de Sistemas de Informação eficazes para organizar e filtrar dados e transformá-los em informações úteis para o negócio [Cruz, 2011].

No contexto, os Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP) proporcionam a relação entre os processos de negócio, tanto operacionais quanto estratégicos, de qualquer organização.

Atualmente, existem Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP) especialmente desenvolvidos para os pequenos negócios nos quais atendem simultaneamente as necessidades de cada segmento.

A Macambira Cuscuzeria e Tapiocaria é uma microempresa, aberta em 2015, do segmento alimentício, administrada por dois sócios - Luiz Henrique Costa Lopes e Ithiara Soares Lopes, localizada na Avenida da Integração, 51, Bairro Gercino Coelho, Petrolina, Pernambuco.

Portanto, o artigo descreve detalhadamente três benefícios nos quais um Sistema Integrado de Gestão Empresarial proporcionaria a microempresa Macambira.

2. Benefícios que o sistema ERP proporcionaria a microempresa Macambira

A utilização de um sistema ERP implicará nos seguintes benefícios descritos:

  • Gestão de Clientes – O administrador através das informações sobre os clientes cadastrados estabelece um relacionamento com cada cliente. Isto é possível, pois com as dados fornecidos pelo ERP o administrador consegue definir quem são os clientes que mais consomem, quais produtos eles mais compram, quais são os clientes que estão diminuindo a frequência de compra, entre diversas outras informações gerenciais.  Através desse conjunto de informações há a possiblidade de realizar ofertas direcionadas e melhorar o relacionamento tanto com os clientes em mais consomem quanto com a clientela que está diminuindo a frequência de compra e assim poderá reverter esse cenário.
  • Gerenciamento de mesas e comandas – Integrado ao módulo de frente de caixa (PDV) o gerenciador de mesas e comandas torna possível ao empreendedor abrir novas comandas, incluir quantidades de pessoas por mesa, enviar pedidos para cozinha, gerar códigos para seus garçons com o intuito de facilitar o atendimento e anotar observações dos pedidos dos clientes. Dessa forma o atendimento será ágil havendo assim uma redução significativa de falha nos pedidos e facilitando a consulta dos valores e pagamentos no PDV.
  • Controle de suprimentos – Pelo ERP o administrador realiza o controle do estoque de seus produtos, informa as notas fiscais de compra e o modulo de estoque é alimentado. Por estas informações são gerados uma série de relatórios dos seus suprimentos e é realizado um balanço do estoque a qualquer momento. Logo o administrador, por exemplo, saberá o saldo de produtos e suprimentos contidos no seu estoque, os produtos que tiveram maior circulação, uma visão financeira do estoque e que foi comprado de cada fornecedor.  

3. Conclusões

Os benefícios proporcionados pelo Sistema Integrado de Gestão Empresarial para a microempresa Macambira são: uma gestão eficiente dos clientes cadastrados estabelecendo uma relação com cada cliente, gerenciamento de mesas e comandas eficaz alinhado ao frente de caixa (PDV) e controle dos suprimentos.

 Referências

Cruz, V. L. (2011). Avaliação de Benefícios de pós-implantação de sistemas ERP no fornecimento de informação contábil, financeira e operacional em empresas de pequeno e médio porte da Região Metropolitana de Recife. In  XVI Reunión de la Red PYMES, Entre Ríos. XVI Reunión de la Red PYMES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (176.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com