TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DO COMPLEXO LABORATORIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS - CEULP/ULBRA

Por:   •  14/8/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.150 Palavras (13 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 13

AMANDA KELLY MARINHO SILVA

GEOVANA CUNHA SANTOS

HELENN PATRICIA MOURA DA CRUZ

HUGO CARNEIRO REZENDE

KELEN VIEIRA DE MIRANDA

BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DO COMPLEXO LABORATORIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS - CEULP/ULBRA.

PALMAS – TO

2016


AMANDA KELLY MARINHO SILVA

GEOVANA CUNHA SANTOS

HELENN PATRICIA MOURA DA CRUZ

HUGO CARNEIRO REZENDE

KELEN VIEIRA DE MIRANDA

BIOSSEGURANÇA NOS LABORATÓRIOS DE QUÍMICA DO COMPLEXO LABORATORIAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS - CEULP/ULBRA.

[pic 2]

PALMAS – TO

2016


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 Justificativa        3

1.2 Problemática        3

1.3 Hipótese        4

2 OBJETIVOS        4

2.1 Objetivo geral        4

2.2 Objetivos específicos        4

2     METODOLOGIA        4

4 REFERENCIAL TEÓRICO        5

4.1 Riscos Biológicos e químicos        6

4.2 Resíduos químicos e o meio ambiente        6

4.3 Equipamentos de Proteção individual e coletiva        7

4.4 Boas práticas laboratoriais e gerenciamento dos resíduos        7

4.5 Armazenamento e transporte interno e externo        9

4.7 Descarte dos resíduos        9

5 REFERÊNCIAS        10


1 INTRODUÇÃO

Em vista do avanço tecnológico e novas descobertas científicas, aumentou-se a preocupação com riscos dos quais as pessoas que trabalham em áreas laboratoriais estão expostas. Resíduos com alto teor de periculosidade estão sendo cada vez mais usados pelas sociedades científicas. A pesquisa feita mostra o avanço histórico da biossegurança, métodos para minimizar os acidentes laboratoriais e diminuir os impactos causados ao meio ambiente, alertando sobre as consequências que um manejo e descarte indevido acompanhada de a negligência e falta de conhecimento dos profissionais e estudantes sobre o assunto, podem causar danos ao ser humano e meio ambiente.

A biossegurança foi escolhida como tema delimitado deste trabalho pelo fato de que apesar de haver equipamentos de proteção individual e coletivo, inúmeros profissionais e estudantes atuantes da área sequer tem conhecimento dos riscos expostos, não respeitando as normas impostas, e quando há acidentes não sabem o procedimento adequado a ser feito.

A proposta é apresentar um trabalho coerente e conciso em que todos os leitores possam adquirir conhecimento sobre esse assunto que é de grande relevância a sociedade em geral, que pode ser atingida diretamente ou indiretamente pelas consequências do manejo incorreto de resíduos.

1.1 Justificativa

A biossegurança é de suma importância quando relacionada ao gerenciamento de resíduos químicos. Devido esses materiais serem a causa de muitos acidentes com seres humanos em consequência do manuseio feito de forma errada e ainda apresentarem prejuízo ao meio ambiente se descartado incorretamente, e que foi criado a Lei 8.974, de 4 de Janeiro de 1995, que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização na manipulação, transporte, consumo, liberação e descarte de organismo geneticamente modificado (OGM) (HINRICHEN, 2009).

A proposta do estudo relacionada ao tema Biossegurança no gerenciamento de resíduos químicos dos Laboratórios de Química do complexo laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA está em conscientizar e informar possíveis riscos que podem atribuir malefícios a integridade física e a saúde do ser humano.

1.2 Problemática

A preocupação com biossegurança é algo de extrema importância em diversas áreas, inclusive na área laboratorial. Nos procedimentos de utilização e descarte de resíduos químicos não poderia ser diferente, pois o manejo incorreto pode ocasionar acidentes com pessoas e acidentes ambientais, frente a isso, vêm à pergunta: Qual tem sido o gerenciamento de resíduos químicos produzido nos laboratórios de química no complexo laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA?

1.3 Hipótese

Acredita-se que os laboratórios de química do Complexo laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA assim como outros laboratórios possuem problemas com o manejo e descarte dos materiais utilizados em aulas e por isso, tem a necessidade de buscar formas de prevenção de acidentes para a total segurança de professores e alunos.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo geral

Analisar o gerenciamento dos resíduos químicos produzidos nos laboratórios de química do Complexo laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA.

2.2 Objetivos específicos

  • Descrever como ocorre o gerenciamento (Armazenamento e descarte) dos resíduos químicos dos laboratórios de química no complexo laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA.
  • Relatar os procedimentos de biossegurança aplicados antes, durante e depois do descarte dos resíduos químicos.
  • Retratar os danos causados ao ser humano e ao meio ambiente em casos de mau gerenciamento e descarte inadequado de resíduos químicos. E citar os métodos de proteção utilizados nos laboratórios, no intuito de prevenir, e alertar futuros acidentes.

2     METODOLOGIA

O objetivo deste trabalho é analisar o gerenciamento dos resíduos químicos produzidos nos laboratórios de química do Complexo Laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA. Deste modo, busca-se realizar a análise e registros das visitas feitas, através de observação e elaboração de ficha de inspeção conforme as normas técnicas vigentes.

A problemática de pesquisa se resume na seguinte indagação: Qual tem sido o gerenciamento dos resíduos químicos produzidos nos laboratórios de química do Complexo Laboratorial do Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA? A decorrente desta questão é se esse procedimento é empregado de maneira correta obedecendo aos princípios legais que regem essa instituição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (257.4 Kb)   docx (95.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com