TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BPMS É UMA EVOLUÇÃO DO ERP?

Por:   •  1/4/2016  •  Artigo  •  3.445 Palavras (14 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 14

O BPMS É UMA EVOLUÇÃO DO ERP?

LOPES, Andresa Almeida1 / MATOS, Lina Mara Costa de 2 / ALMEIDA, Manuela Gomes3 / GOMES, Niziani de Souza4

Resumo

Este estudo pretende investigar se os sistemas BPMS (Business Process Management System) é uma evolução do ERP (Enterprise Resource Planning), bem como explanar o que eles têm em comum e suas diferenças, suas funções e análise de integração de ambos. Primeiramente abordam-se explicações de BPM (Gestão de Processo de Negócios), BMPS (Sistema de Gestão de Processos de Negócios) e ERP (Planejamento de Recursos Empresariais). Em seguida, faz-se conclusões que o estudo em questão além de ser uma forma de conhecer e compreender esses softwares, constatou-se que em alguns aspectos o BPMS é uma evolução do ERP e notou-se que há integração entre eles, levando-se em consideração fatores de modificação, sem deixar de enfatizar a importância de ambos os processos dentro da empresa.

Palavras-chaves: Processos, Informação, Integração, Decisão.

Abstract

This study aims to investigate whether the systems BPMS (Business Process Management System) is an evolution of ERP (Enterprise Resource Planning) and explain what they have in common and their differences, their roles and both integration analysis. Firstit explainsBPM (Business Process Management), BMPS System (Business Process Management) and ERP (Enterprise Resource Planning). Then, it makes conclusions that the study in question as well as being a way to know and understand these softwares, it was found that in some respects the BPMS is an evolution of ERP and it was noted that there is integration between them, taking into consideration factors change, while emphasizing the importance of both processes within the company.

Keywords: Process, Information, Integration, Decision.

1. INTRODUÇÃO

Atualmente um novo patamar da gestão por processos foi estabelecido através da automação dos processos, o que se tornou possível graças aos avanços realizados na área de tecnologia da informação. A implantação de soluções e ferramentas de workflow foram as primeiras a serem desenvolvidas para este fim e, posteriormente, ferramentas chamadas BPMS (Business Process Management System) surgiram com novas funcionalidades como simulação e monitoramento do processo gerenciado, além do simples acompanhamento da trajetória de um processo.

O objeto de estudo desta pesquisa trata-se de uma análise sobre a evolução do BPMS, mostrando em que aspectos este é uma evolução do ERP. Além disso, será analisado a integração de ambos, para que trabalhando juntos possam trazer resultados mais eficazes para a organização.

A importância dessa pesquisa se dá pelo fato da necessidade em ter um conhecimento maior sobre o assunto, esclarecendo algumas dúvidas com relação à ERP (Enterprise Resource Planning) e BPMS (Business Process Management Suite), bem como, mostrar a diferença entre ambos ecomo os sistemas BPMS e o ERP se integram para proporcionar o alcance de um negócio definitivamente dirigido por processos interfuncionais e interligado.

Explica como o BPMS pode estruturar, automatizar e otimizar processos integrando pessoas, funções e sistemas, de maneira a proporcionar uma visão mais correta do negócio e concedendo uma real redução nos custos, aumento da eficiência e agilidade necessária no cenárioatual.

Aperspectiva do ERP como tecnologia chave que se encarrega de todas as transações de negócio e da visão única dos dados estratégicos da empresa é também questionado.

Após uma análise dos benefícios, das funções de cada sistema, dos aspectos que eles têm em comum e diferentes, poderemos inferir em que aspectos o BPMS é uma evolução do ERP, bem como mostraremos quais suas vantagens e desvantagens, seus conceitos e evolução.

2. Metodologia

Segundo Cervo, Bervian e da Silva (2007, p.61), a pesquisa bibliográfica “constitui o procedimento básico para os estudos monográficos, pelos quais se busca o domínio do estado da arte sobre determinado tema. ” Com isso, essa pesquisa será bibliográfica, onde a busca é feita por livros, revistas e outros meios que possuam material sobre esse conteúdo.

A pesquisa bibliográfica possibilita ao pesquisador saber o que é BMP, BPMS e ERP, incluindo suas importâncias, além de outros fenômenos e vantagens e desvantagens, possibilitando a descoberta se um é a evolução do outro. A principal vantagem de a pesquisa ser bibliográfica, é que o pesquisador poderá apontar sua tese a partir de fontes secundárias abrangendo inúmeros conhecimentos e se certificar corretamente acerca da pergunta.

A metodologia utilizada para esta pesquisa se caracteriza por ser do tipo exploratória, de natureza qualitativa. Para Mattar (2005), a pesquisa exploratória visa prover o pesquisador de um maior conhecimento sobre o tema ou problema de pesquisa. Esta pesquisa é de caráter exploratório, de forma pouco estruturada visando apenas familiarizar o assunto na mente do pesquisador através da utilização de dados secundários.

A partir de referências como CBOK, guia de gerenciamento de processos de negócios- Corpo comum de conhecimento ABPM CBOK VOL-3.0 1ºEDIÇÃO (2013) disponibilizado no Unifor Online, Vídeos no You Tube atualizados regularmente do canal Cryo Technologies, Portal ERP, tudo sobre sistema de gestão e BPM soluções que aborda BPM, dentre outros portais como ABPMMP Brasil (Ou seja, referências teóricas), são extraídos dados para chegar à conclusão se o BPMS é a evolução de ERP. 

         A pesquisa será pura, devido aumentar os conhecimentos. Para Minayo (2002, p. 52) esta forma de investigar “permite articular conceitos e sistematizar a produção de uma determinada área de conhecimento” visando, portanto, “criar novas questões num processo de incorporação e superação daquilo que já se encontra produzido”.

3.Referencial Teórico

Nessa seção será apresentado os conceitos de BPM, ERP e BPMS.

3.1 BPM

BPM, ou Gestão de Processos de Negócio, é uma disciplina gerencial que presume que os objetivos organizacionais podem ser alcançados com mais êxito por meio de processos. Ele possibilita padronizar os processos de uma organização, trazendo maior produtividade e eficiência ao negócio. As soluções de BPM servem ainda para medir, analisar e aperfeiçoar a gestão do negócio e dos processos de uma empresa. Uma organização que gerencia seus processos, apresenta uma grande vantagem competitiva em relação as demais organizações, pois com essa forma de gerenciamento, ela modela seus processos, possibilitando um melhor controle de suas atividades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (153.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com