TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVE APONTAMENTO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO NO BRASIL

Por:   •  14/8/2020  •  Dissertação  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 5

A administração é uma parte fundamental da empresa, ou seja, as tomadas de decisão mais importantes de uma organização passam pelo administrador. Segundo Maximiano (2012) a “Administração é o processo de tomar decisões sobre objetivos e utilização de recursos”. E ainda “O processo administrativo abrange cinco tipos principais de decisões, também chamadas processos ou funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle” (p. 6). Mas, qual a origem dessa profissão? Quando surgiu a necessidade da figura de um administrador nas organizações? Como a Administração se desenvolveu no Brasil?

Podemos começar dizendo que vários autores sustentam a ideia de que a Administração surgiu no bojo da Revolução Industrial, ou seja, o aparecimento de industrias mais desenvolvidas, que descartavam a manufatura e trazia a novidade das máquinas, com o tempo tornou-se um organismo que exigia uma administração individual e voltada apenas para esse trabalho de gestão.

No entanto, se levarmos em consideração as explanações de Maximiano (2012) sobre o tema o mesmo nos leva a refletir sobre a presença de administrar desde as primeiras formações humanas. Ao apontar que “[...] Sendo inerente a condição humana, em qualquer nível e em qualquer estágio de desenvolvimento, a resolução de problemas impõe a necessidade de tomar decisões de natureza administrativa [...]” (p. 4), o autor nos esclarece:

Os antigos grupos de caçadores e coletores transformaram-se em aldeias, cidades e reinos, que precisaram de monarcas, administradores regionais, sistemas de irrigação e produção, armazenamento e distribuição de alimentos, exércitos e generais... Milhares de anos depois, são os mesmos problemas que resolvemos, usando recursos e técnicas diferentes. A origem da administração é esse processo de tomar decisões para resolver problemas, do presente e do futuro, especialmente quando há organizações envolvidas (MAXIMIANO, 2012, p. 4).

Ora, ainda que atentemos para a afirmação acima, a qual nos diz que a Administração surgiu junto com o homem, podemos destacar que foi esmo na Revolução Industrial que se começou a perceber o fazer administrativo, ou seja, nos primórdios do ato de administrar não se tinha clareza do que se estava fazendo, visto que era uma necessidade da natureza humana, a grande diferença com relação ao período industrial é exatamente perceber que havia a percepção da necessidade de uma forma administrativa específica nas empresas e não mais uma tomada de decisão aleatória por parte do proprietário, que geralmente se encarregava de todas as funções.

Dadas essas considerações, podemos nos voltar a uma das perguntas iniciais: Como a Administração se desenvolveu no Brasil? Primeiro, é preciso destacar que, assim como nos outros países, a Administração no Brasil se desenvolveu juntamente como o desenvolvimento industrial, ainda que apresente particularidades e questões que são comuns a cada nação ou sociedade, e que os processos não tenham ocorrido em períodos equivalentes. Como afirma Maximiano (2012), [...] a partir do século XVIII, o desenvolvimento da administração foi influenciado pelo surgimento de uma nova personagem social: a empresa industrial” (p. 44).

Storck (1983) aponta para a inexistência de uma história da administração brasileira no entanto ressalta que essa história deve fluir das pré-condições necessárias ao seu surgimento: “as condições que fizeram dela uma disciplina autônoma no contexto social, conjugada com a emergência de um tipo de economia que julgasse indeclinável, no seu processo, a presença de administradores "formados" (p. 1). A autora salienta ainda que o processo de desenvolvimento administrativo no Brasil pode ser compreendido a partir do desenvolvimento do mesmo nos EUA, verificando que os primeiros administradores, cursos de pós-graduação, etc. brasileiros eram formados em solo estadunidense.

O processo de industrialização no Brasil se deu ao longo dos períodos e dos diferentes governos ao qual o país foi submetido. Os processos de colonização portuguesa, a escravidão, a economia cafeeira, os governos Vargas e JK e os investimentos de capital externo no processo industrial são fundamentais para traçar uma cronologia e entender tal desenvolvimento.

Nos períodos destacados acima observa-se uma clara diferenciação entre as intenções de cada governo que assumiu a direção do país. Podemos destacar, nesse sentido, a proibição a qual Portugal submeteu o Brasil durante quase todo o período de colonização. Só tornando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com