TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BREVES RELATOS-ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIADE

Projeto de pesquisa: BREVES RELATOS-ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.924 Palavras (8 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A atividade proposta neste trabalho visa interligar as disciplinas apresentadas nesse semestre, para melhor identifica-las e relaciona-las com a Administração.

Em busca de um bom desenvolvimento da atividade proposta foram feitas breves pesquisas em torno de Contabilidade, Custos e Matemática Comercial e Financeira demonstrando seus conceitos, objetivos e importância na Administração de uma organização, que servirão para melhor entendimento das disciplinas e reforço do aprendizado no decorrer do período.

DESENVOLVIMENTO

1)

A contabilidade tem por objetivo apresentar informações úteis e tempestivas, para todos seus usuários, visando controlar o desempenho das operações da empresa e consequentemente apresentar resultados e informações precisas aos usuários para subsidiar o processo de tomada de decisão (PADOVEZE, et al. 2004, p. 8).

A contabilidade de custos é fonte de informação para os administradores internos, para que estes possam planejar, controlar e tomar decisões sobre a organização, e tem como objetivo apresentar informações para as organizações, nos aspectos gerenciais e financeiros, para auxílio nos desempenhos das funções, de planejamento e controle e, principalmente, para subsidiar as tomadas de decisões.

Após essa breve pesquisa conclui-se que o conhecimento dos custosa de uma empresa pode contribuir, e muito, para sua melhor gestão, portanto é preciso ter consciência e disciplina para obter os dados sobre o total gasto e em que está gastando, de maneira detalhada, para assim obter melhores resultados.

2)

GECON

O GECON é um modelo de atuação, que compreende um sistema de informação baseado em gestão por resultados econômicos, que visa mensurar o VEE (Valor Econômico da Empresa) a qualquer momento. Este modelo de gestão permite a simulação, o planejamento e o controle da atuação da entidade com base na evolução do valor adicionado.

O modelo de Gestão Econômica no final dos anos setenta foi iniciado a partir do professor Armando Catelli, que notou a necessidade de adequação dos modelos da administração das organizações à realidade empresarial, além da falha dos sistemas de contabilidade e de custos para o apoio ao processo decisório.

Utiliza fundamentalmente conceitos e critérios que atendam às necessidades informativas dos diversos gestores da empresa para o seu processo de tomada de decisão específico e que impulsionam as diversas áreas a implementar ações que otimizam o resultado global da companhia. Uma preocupação básica do sistema é espelhar em termos econômicos-financeiros o que ocorre dentro das atividades operacionais da empresa.

O sistema está voltado não só para a eficiência, mas sobre tudo para a eficácia empresarial. Dessa forma os eventos das atividades relevantes da empresa são mensurados por receitas e custos e geram, resultados econômicos (os resultados podem ser: simulados, planejados ou realizados pelo gestor), descaracterizando assim a figura tradicional do centro de custo que será substituída pelo centro de resultado, centro de investimento e área de responsabilidade.

ABC- Associação brasileira de Custos

Criada ao término do I Congresso Brasileiro de Gestão Estratégica de Custos ocorrida na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, no dia 23 de novembro de 1994, a Associação Brasileira de Custos, entidade de caráter científico que agrupa docentes universitários e profissionais de diversas áreas do conhecimento (contabilidade, administração, economia, engenharia e qualidade) que estudam a gestão de custos sob ótica interdisciplinar. A espiral que faz parte do símbolo da ABC representa o esforço pela melhoria contínua.

A Associação Brasileira de Custos é filiada ao Instituto Internacional de Custos, da mesma forma que as associações de caráter semelhante de outros países (por exemplo IAPUCO da Argentina e ACODI da Espanha).

RKW - Reichskuratorium für Wirtschaftlichtkeit

Surgido na Alemanha no começo do século XX é uma variação do sistema de custeio por absorção integral. Essa diferenciação por absorção integral se dá pelo fato de que o RKW apropria também as despesas financeiras. O RKW é apresentado através da criação de centros de custos, determinados de acordo com o organograma. Nesses centros ou seções homogêneas, os produtos fabricados utilizam máquinas e equipamentos de forma equivalente.

O fator homogeneidade é determinante para que se possam apropriar os custos ocorridos aos produtos, por isso, quanto menor for a homogeneidade do centro, pior fica a possibilidade de distribuição dos custos. Com esse rateio, chega-se ao custo de produzir e vender, incluindo administrar e financiar, que fossem os rateios perfeitos, nos daria o gasto completo de todo o processo empresarial e obtenção de receita. Fica claro que todos os custos estariam alocados no preço do produto, a empresa só necessitaria aplicar o lucro desejado e estabelecer o preço final. O problema é que no caso do RKW, o que define o preço do produto são os gastos de fabricação e essa característica vai de encontro com a forma atual de precificação que é imposta pela economia de mercado. O método RKW foi criado em uma época e local onde a determinação do lucro era feita pelo governo.

O método ficou caracterizado por sua aplicação ser possível somente em economias centralizadas ou com produtos absolutamente onopolísticos. Atualmente o método legalmente aceito para ratear os custos é o Método de Custeio por Absorção, mas isso não impede que o RKW tenha influencia em formas diferenciadas de custeio.

3)

Sabe se que manter a competitividade de uma empresa sempre em alta é um dos grandes desafios enfrentado por elas. Nesse sentido, a gestão de custos apresenta-se como uma importante ferramenta neste contexto.

Com a evolução tecnológica e a busca por adquirir produtos de melhores qualidades pelo menor preço, os empresários necessitam adaptar-se às exigências para que possam permanecer nos mercados atuais e ate mesmo para a conquista de novos mercados. E a contabilidade, como ciência gestora do patrimônio, torna-se uma ferramenta no processo de gerenciamento e determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com