TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Das Cavernas a Era Digital: Um breve relato da evolução da escrita.

Por:   •  5/10/2015  •  Artigo  •  3.001 Palavras (13 Páginas)  •  824 Visualizações

Página 1 de 13

Das Cavernas a Era Digital: Um breve relato da evolução da escrita.

Pablo Lucas Batista Santos. Dezembro/2014.

RESUMO

Este artigo tem por objetivo apresentar em um breve relato, como se deu o processo de evolução da escrita desde a era das cavernas até os dias de hoje. Também faz uma relação entre o desenvolvimento do homem e a escrita. Em paralelo, relata o que o desenvolvimento da escrita teve de contribuição para evolução do homem.

É possível ressaltar a partir da pesquisa deste artigo, que a cada grande evolução cultural da sociedade, foi observada e relatada em mudanças que ocorreram com a escrita. Este artigo permite a compreensão de que a possibilidade de registrar pensamentos, descobertas e ideias proporcionaram ao homem primitivo registrar suas vivencias para seus descendentes. Isso possibilitou que o processo de evolução se tornasse cada vez mais rápido, uma vez que, as experiências e ciências da época passaram a serem registradas, dando suporte às futuras gerações em um ciclo repetitivo que nos serve até os dias de hoje.

Palavras chave: Evolução da escrita, Desenvolvimento da escrita, Evolução do homem, Mudanças na sociedade, Tecnologia e a escrita.

ABSTRACT

This article aims to present in a brief report, how was the writing process of evolution since the era of the caves until today. It also makes a link between the development of man and writing. In parallel, reports that the development of writing had to contribute to the evolution of man.

You can highlight from the research of this article, that every great cultural changes in society, was observed and reported on changes that have occurred with writing. This article gives an understanding that the ability to record thoughts, discoveries and ideas provided the primitive man record their livings for their descendants. This enabled the process of evolution became faster and faster, since the experiences and science of the time began to be recorded, providing support to future generations in a repetitive cycle that serves us to this day.

Key words: Writing evolution, Development of writing, Evolution of man, Changes in Society, Technology and writing.

1 INTRODUÇÃO

O desenvolvimento deste artigo relata a importância do desenvolvimento da escrita para evolução do ser humano, elaborando a trajetória da evolução da escrita desde os tempos primórdios dos homens das cavernas, até a sociedade da era digital vivenciada nos dias de hoje.

Foi identificado na elaboração deste artigo, que a evolução da escrita acompanhou a evolução do desenvolvimento humano, e talvez só tenha se desenvolvido tanto, porque o homem evoluía ao mesmo tempo.

Ao analisar o homem das cavernas, onde essa espécie mais primitiva tinha como característica, não se estabelecer em uma região por muito tempo, foi analisado que a partir deste princípio, esses primitivos identificaram a necessidade de registrar suas vivências nas cavernas em que povoavam, iniciando os primeiros registros feitos pelo homem que mais tarde foi  caracterizado como um tipo de escrita primitivo ao adquirir uma sequencia padrão.

Ao passar dos tempos foi visto que a partir do estabelecimento do homem em regiões fixas e sua vivência estando em sociedade, outras necessidades do uso da escrita foram surgindo para que pudessem se organizar e gerir a sociedade. A importância da escrita só foi aumentando e com o surgimento dos estados, houve o desenvolvimento de novas tecnologias e varias outras mudanças sociais, que caracterizaram a vida em sociedade e permitiram a evolução da escrita.

2 DESENVOLVIMENTO

Em definição ao processo de evolução da escrita HIGOUNET cita que:

A escrita faz de tal modo parte da nossa civilização que poderia servir de definição dela própria. A história da humanidade se divide em duas imensas eras: antes e a partir da escrita. (...) Vivemos os séculos da civilização da escrita. Todas as nossas sociedades baseiam-se sobre o escrito. A lei escrita substitui a lei oral, o contrato escrito substituiu a convenção verbal, a religião escrita se seguiu à tradição lendária. E, sobretudo não existe história que não se funde sobre textos.

(HIGOUNET, 2003, p. 22).

Já Lévy (1998, p. 17) define que: “Graças à escrita, vencemos uma nova etapa (...). Essa técnica possibilitou um acréscimo de eficácia da comunicação e da organização dos grupos humanos bem mais importante que o permitido pela fala”. (Lévy, 1998, p. 17).

Para Cláudia (2011, p. 96) a escrita pode ser definida como uma das maiores realizações do homem e também caracterizada como uma invenção importante para a sua historia. A autora ainda ressalta que através da escrita o homem conseguiu acumular conhecimentos, sendo antes dessa invenção o mesmo era perdido. Através disso, ela ressalta por exemplo, que é possível nossa sociedade entender as experiências dos nossos antepassados, uma vez que a escrita permite identificarmos suas experiências e descobertas.

A autora enfatiza que a escrita não foi uma descoberta acidental como o fogo, por exemplo, para ela a escrita surgiu a partir de uma necessidade do homem de comunicação e expressão, vindo como resultado de mudanças a partir da constituição das primeiras civilizações.

A partir do surgimento das civilizações o homem passou a se organizar e precisava de métodos que o ajudassem a administrar seus pertences, assim ele começou a contar de grãos, animais e outros. Com essa necessidade, Cláudia (2011, p. 96) relata que: “pelo menos quatro sistemas de escrita foram inventados em épocas distintas por quatro povos diferentes que viviam na Mesopotâmia, Egito, China e América Central”.

Migliari (2011, p. 06) menciona a obra de Luiz Carlos Cagliari, em seu livro “Alfabetização e linguística”, onde ele elabora uma tabela evolutiva sobre a evolução dos caracteres do alfabeto latino, nos permitindo a analisar e ver a relação e diferenças entre os alfabetos dos povos egípcios, fenícios, gregos e latinos.

[pic 1]

Tabela 1: Evolução dos caracteres - Parte 1. Migliari (2011, p. 06).

[pic 2]

Tabela 1: Evolução dos caracteres - Parte 2. Migliari (2011, p. 06).

[pic 3]

Tabela 1: Evolução dos caracteres - Parte 3. Migliari (2011, p. 06).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (477.6 Kb)   docx (397.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com